Buscar

Relatório Quimica A. parte 2

Prévia do material em texto

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
MATO GROSSO - CAMPUS CUIABÁ BELA VISTA
TÉCNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL/03
AÉRCIO DANIEL JÚNIOR DE SOUSA
LUIS FELIPHE SEIXAS MAGALHÃES DA SILVA
MAYLON FERNANDO COELHO MOTA
KENNEDY ANDERSON DE OLIVEIRA
PREPARO DE SOLUÇÃO
PROF. OALAS APARECIDO MORAIS DOS SANTOS
Cuiabá - Mato Grosso
2018
INTRODUÇÃO
Glicose:
É um monossacarídeo (açúcar simples) usado pelo organismo como principal fonte de energia para o corpo. A glicose é o açúcar encontrado no sangue e obtido através dos alimentos, onde existe em forma de moléculas mais complexas.
Etanol:
Também chamado de álcool etílico, o etanol (C2H5OH) é uma substância obtida da fermentação de açúcares e é comumente utilizado em perfumaria e em bebidas alcoólicas, como cerveja, vinho e aguardente. 
Sulfato de cobre:
Sulfato de Cobre (II) ou Sulfato Cúprico é um composto químico com fórmula molecular CuSO4. Este sal existe sob algumas formas, que se diferem por seu grau de hidratação. Na sua forma anidra ele se apresenta como um pó de coloração verde opaca ou cinzento, enquanto na sua forma penta-hidratada (CuSO4.5H2O), a forma no qual é mais encontrado, ele é azul brilhante. A forma anidra ocorre sob a forma de um mineral raro chamado de calcocianita. A forma hidratada ocorre na natureza como calcantita (penta-hidratado). Arcaicamente era chamado de vitríolo azul e pedra-azul.
Glicerina: 
A Glicerina é um composto atóxico que pode ser utilizado como matéria prima para a produção de diversos produtos e também no meio da produção como, por exemplo, em cosméticos. Por não ter sabor e nem odor, a glicerina vem sendo usada como emoliente e umectante em diversos produtos, como batom, blush, sombra e afins. Essas mesmas propriedades conferem elasticidade às fibras de tecidos e até evita a quebra das fibras de tabaco na produção de cigarros. É de grande utilidade como lubrificante de equipamentos processadores de alimentos, por não ter problema em entrar em contato com o próprio.
Vidrarias no laboratório de química:
Após cada prática, as vidrarias utilizadas deverão ser lavadas com detergente
e enxaguadas em água corrente várias vezes (garantindo a remoção de todo o
detergente);
As marcações feitas com caneta hidrográfica (ou similar) nas vidrarias devem
ser removidas com álcool etílico, disponível no laboratório
MATERIAL UTILIZADO
Béquer:
É de uso geral em laboratório, servindo para dissolver substâncias, efetuar reações químicas, aquecer líquidos, etc. Também pode ser aquecido utilizando o bico de Bunsen em conjunto com a manta aquecedora.
Balão volumétrico 250ml:
Possui volume definido e é utilizado para o preparo de soluções com precisão em laboratório. É utilizado para preparo de soluções e para medir com precisão um volume único e fixo descrito no balão.
Pipeta Graduada 5ml:
Possui volume definido e é utilizado para o preparo de soluções com precisão em laboratório. É utilizado para preparo de soluções e para medir com precisão um volume único e fixo descrito no balão.
Balança analítica:
É usada para se obter massas com alta exatidão. Balanças semi-analíticas são também usadas para medidas nas quais a necessidade de resultados confiáveis não é crítica.
Conta Gotas 
Utilizado quando se deseja adicionar a uma reação/solução apenas algumas gotas de um determinado líquido, que pode ser um indicador, ou solvente, etc.
Bomba de Pipeta:
Uma bomba de pipeta é usada para enchê-las. Uma pipeta se ajusta a bomba, e esta pode ser controlada para transferir volumes precisos de líquido. O controle da bomba é feito por rotação de uma chave. A sucção criada quando a chave vira suga o líquido para a pipeta. Ele é expelido quando se roda a chave na direção oposta.
Figura 2. Vidrarias utilizadas. 
RESULTADOS E DISCULÇÕES
 
ETAPAS DE PREPARO DAS SOLUÇÕES
No dia 05 de março de 2018, participamos da primeira aula de laboratório da disciplina de química analítica onde realizamos o preparo de soluções, divididas em quatro procedimentos dos quais foram produzidos apenas três devidos o término do tempo disponível. Sabendo que uma solução é a mistura de um soluto em um solvente em determinadas concentrações, em cada procedimento foram direcionados os preparos de soluções especificas discriminada nas próximas linhas.
Procedimento 1: prepara 250 ml de solução de glicose com concentração de 5 g lˉ¹:
O primeiro passo foi descobrir a massa de glicose para ser pesada, onde foi utilizada a formula da concentração comum (C=m1/V) para obtermos m1= 1,25 g. Para pesa-la foi utilizado um béquer, e após pesada a substância foi diluída e transferida para um balão volumétrico de 250 ml onde foi completado com agua destilada, até sua marcação e conferida na altura dos olhos, para chegarmos na medida correta fizemos a lavagem do béquer para aproveitarmos o máximo do soluto utilizado.
Procedimento 2: prepara 250 ml de solução de etanol com concentração de 10 g lˉ¹:
No segundo procedimento foi necessário descobrir a massa do soluto sem o auxilio da balança pois neste caso a substância era líquida. Para isso utilizamos a formula da concentração comum (C=m1/V) para obtermos m1= 2,5 g e em seguida com regra de três baseado na densidade do etanol de 0,8 g mLˉ¹ e teor de pureza de 96% chegamos em m1= 3 ml. Com a auxilio de uma pipeta graduada de 5 ml foi coletada o etanol do béquer para o balão volumétrico de 250 ml.
Procedimento 3: prepara 250 ml de solução de sulfato de cobre a 0,25 mol lˉ¹:
Neste caso para chegarmos na massa desta solução calculamos a massa em mol do soluto CUSO4 de 159,6 g e em seguida aplicamos a formula da concentração em mol (M=m1/M.V) onde obtemos m1= 10 g. Posteriormente fizemos a pesagem na balança analítica com o soluto destro do béquer, para podermos colocar a água destilada e dissolvermos o sulfato de cobre. Depois de dissolvido transferimos a solução para o balão volumétrico e fizemos a lavagem do recipiente até atingirmos a medida de 250 ml da solução.
 
COMENTÁRIO
As atividades experimentais realizadas no laboratório de química possui o fundamento na analise das soluções feitas, destacando o aprendizado do estudo da química analítica e dos instrumentos utilizados. 
Focalizando nos princípios da analise química dentro dos paramentos da importância da química no curso de tecnologia em gestão ambiental, aprimorando o conhecimento dos cálculos e formulas que utilizaremos ao decorrer do curso e os fundamentos dos procedimentos laboratoriais. 
BIBLIOGRAFIA
Fundamentos de química analítica / Skoog... [et al.] ; [tradução Marco Grassi; revisão técnica Celio Pasquini]. - São Paulo: Cangage Learning, 2010.
Manual de soluções, reagentes e solventes: padronização, preparação, purificação com indicadores de segurança e de descarte de produtos químicos/ Tokio Morita, Rosely Maria Viegas Assumpção - São Paulo: Blucher, 2007.
QUIMICA ORGANICS EXPERIMENTAL: TECNICAS DE ESCALAS PEQUENAS/ Donald L. Pavia... [ET AL]; tradução de Ricardo Bicca de Alencastro. -Porto Alegre: Bookman, 2009. 880p. ; il. 28 cm
Vidrarias de Laboratório Disponível em: http://www.vidrariadelaboratorio.com.br/vidrarias-de-laboratorio-2/ Acesso em: 12 mar 2018.

Continue navegando