Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

ATIVIDADE COMPLEMENTAR
Curso: 
Disciplina: Fisiologia Humana
Docente: 
Aluno(s): 
São Carlos
2018
1-As células corporais, quando em repouso, apresentam a face interna da membrana carregada negativamente em relação à face extracelular (carregada positivamente),e, portanto, a membrana de uma célula em repouso está polarizada. As células nervosas e musculares utilizam alterações dessa polarização para transmitir informações (impulsos elétricos) ao longo de suas membranas. Descreva os eventos que ocorrem do momento em que um estímulo atinge a membrana de um neurônio com intensidade suficiente (limiar) para desencadear um potencial de ação (fases) até seu retorno ao repouso. 
OBS. Inclua a descrição dos canais de Na+ e de K+ dependentes de voltagem. 
Ocorrem estímulos na célula que faz com que ocorra a abertura do canal de Na+ na membrana. Com, isso o Na+ entra celular, tornando assim a membrana positiva. Ao alcançar a limiar, provoca o explosivo desenvolvimento do potencial de ação. Quando alcançado um determinado valor, ocorre o fechamento dos canais de Na+ e em seguida o efluxo de K+ para despolarizar a membrana novamente. Quando isso ocorre, a um excesso de saída de K+ - hiperpolarização- e para restabelecer corretamente a estabilidade da célula ocorre entrada de íons até que a membrana atinja seu potencial de repouso. 
 2-Qual a importância dos mecanismos de transporte nas membranas para a homeostase?
A membrana celular mantém a homeostase através dos processos de difusão, osmose e filtração, que são formas passivas de transportes. Essas formas transportam moléculas como água e substratos, através da membrana sem exigir gasto de energia por parte da célula. Quando a muito de uma célula molecular dentro da célula, as células usam difusão para transportar algumas dessas moléculas para o ambiente. Quando não existe o bastante dessa partícula dentro da célula, há uso da difusão para transportar matéria do ambiente para dentro da célula, mas movimenta os solutos, segundo a gradiente de concentração. Ela tira o excesso de moléculas de uma área onde ela tem maior concentração e o distúrbio. Osmose é o processo de permitir que a água permeie a membrana celular. É a difusão das moléculas de água através do processo de difusão e osmose a membrana celular trabalha para manter a homeostase na célula ao transportar moléculas entre dentro e fora da célula.
3-Descreva os mecanismos envolvidos na maquinaria do cálcio para a contração muscular.
Quando muitos sarcômeros se contraem juntos, eles produzem a contração do músculo como um todo. O retículo sarcoplasmático serve como local de reserva de íons de Ca+2, que participa do complexo muscular formado por actina/miosina permitindo que ocorra a contração muscular. A célula muscular quando recolocada tem baixos níveis de cálcio no citoplasma. Quando um impulso nervoso estimula uma célula muscular, ocorrem alterações na permeabilidade da membrana do Retículo Sarcoplasmático e o cálcio forma um complexo para as proteínas contráteis permitindo a contração das miofibrilas uma vez cessado o estímulo, restabelece-se o sistema de transporte ativo do retículo sarcoplasmático e o excesso de Ca2+ é bombeado para o interior do retículo, cessando assim a contração muscular.
4-(PUC- MG) A função do nódulo sinoatrial no coração humano é:
a) regular a circulação coronariana. Não, quem controla a circulação coronariana são as veias cardíacas .
b) controlar a abertura e o fechamento da válvula tricúspide. O que regula a abertura e fechamento da válvula é a pressão dentro das câmaras cardíacas.
 c) funcionar como marca-passo, controlando a ritmicidade cardíaca.
d) controlar a abertura e o fechamento da válvula mitral. O que regula a abertura e fechamento da válvula é a pressão dentro das câmaras cardíacas
e) controlar a pressão diastólica da aorta. Depois que a válvula aórtica se fecha, a pressão na aorta cai lentamente. O sangue no interior das artérias elásticas distendidas flui continuamente através dos vasos mais periféricos, imediatamente antes de se iniciar o novo ciclo cardíaco, a pressão registrada na aorta é a pressão diastólica. 
5-(PUC-MG) As trocas gasosas no pulmão humano, em condições normais, ocorrem:
a) nos alvéolos.
b) nos bronquíolos. gás carbônico presente nos capilares passa para o interior dos alvéolos por difusão. Este gás, por sua vez, será eliminado para o ambiente durante o movimento de expiração, passando por todo o trato respiratório (bronquílos, brônquios, traquéia, laringe, faringe, fossas nasais ou pela cavidade oral).
c) nos brônquios. gás carbônico presente nos capilares passa para o interior dos alvéolos por difusão. Este gás, por sua vez, será eliminado para o ambiente durante o movimento de expiração, passando por todo o trato respiratório (bronquílos, brônquios, traquéia, laringe, faringe, fossas nasais ou pela cavidade oral).
d) na traqueia. gás carbônico presente nos capilares passa para o interior dos alvéolos por difusão. Este gás, por sua vez, será eliminado para o ambiente durante o movimento de expiração, passando por todo o trato respiratório (bronquílos, brônquios, traquéia, laringe, faringe, fossas nasais ou pela cavidade oral).
e) na laringe. gás carbônico presente nos capilares passa para o interior dos alvéolos por difusão. Este gás, por sua vez, será eliminado para o ambiente durante o movimento de expiração, passando por todo o trato respiratório (bronquílos, brônquios, traquéia, laringe, faringe, fossas nasais ou pela cavidade oral).

Mais conteúdos dessa disciplina