Buscar

modelo de relatorio estagio em gestao escolar

Prévia do material em texto

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO.
Antes da escrita do Relatório de Estágio, o aluno deve proceder à revisão do caderno de campo ou/e material reunido durante o estágio (anotações ,rascunhos, entrevistas, fotos. e outros.), fazer uma seleção e ordená-los. 
Há várias maneiras de se pensar um Relatório, no entanto, é necessário cuidar de que ele atenda à estrutura apresentada pela disciplina. INTRODUÇÃO / DESENVOLVIMENTOS - CAPÍTULOS / CONSIDERAÇÕES FINAIS 
A linguagem deve ser impessoal, clara, precisa, desde a introdução até o final do relatório. Deve-se fazer uma revisão constante, para verificar se não houve repetição ou omissão de alguma informação importante.
A estética de um relatório obedece a certos padrões, relativos à sua apresentação gráfica. Assim, determinadas normas referentes à numeração progressiva, formato, espaçamento, margens e paginação devem ser observadas pelos estudantes de Pedagogia, conforme as orientações que seguem. 
O relatório do Estágio Supervisionado deverá obedecer a seguinte padronização:
Numeração de páginas: canto direito; no alto da pagina.
Distribuir o texto, evitando que o título das seções seja digitado em final de página e os textos respectivos na página seguinte;
Margem superior, a 3 cm;
Margem inferior , a 2 cm;
Margem direita, a 2 cm;
Margem esquerda, a 3 cm;
Parágrafos: formatar a primeira linha por 1,25 cm; (padrão Word) primeira letra em maiúsculo e as outras em minúsculo;
Espaçamento entre linhas: 1,5;
Tipo de letra: Arial ou Times New Roman;
Tamanho de letra: 12 para o texto e 16 para a capa, conforme modelo.
MODELO DE RELATÓRIO DE ESTÁGIO
UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em 
Gestão dos Processos Educacionais
 NOME DO ALUNO 
(o nome do aluno deve ser escrito em caixa alta)
(e coloque a fonte na cor preta, retire do vermelho)
NOME DA CIDADE
ANO
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em 
Gestão dos Processos Educacionais
Relatório exigido como parte dos requisitos para conclusão
da disciplina de Prática de Estágio Supervisionado em
 Gestão dos Processos Educacionais, sob a orientação do 
Professor(a)NOME DO PROFESSOR QUE ACOMPANHA O ALUNO/TURMA 
 Curso: Pedagogia
CIDADE
ANO
AGRADECIMENTOS
(Opcional)
EPÍGRAFE
(Opcional)
SUMÁRIO
IDENTIFIQUE O NÚMERO DAS PÁGINAS CORRETAMENTE
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO I - IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA E APRESENTAÇÃO DA GESTÃO DOS PROCESSOS EDUCACIONAIS .
– IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ...........................................................................................pg...
 1.2- APRESENTAÇÃO DA EQUIPE GESTORA..........................................................................pg...
CAPITULO II – APRESENTAÇÃO DAS CARACTERISTÍCAS DA GESTÃO DOS PROCESSOS EDUCACIONAIS
2.1- CARACTERIZAÇÃO DO TRABALHO DA EQUIPE GESTORA .........................................pg..
2.2- CARACTERIZAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA ..........................................................pg...
2.3-CARACTERIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA........................pg..
CAPITULO III - DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES OBSERVADAS
 E REALIZADAS ............................................................................................................................... pg.....
CONSIDERAÇÃOES FINAIS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ANEXOS
INTRODUÇÃO
Tem como objetivo introduzir o leitor ao relatório, identificando com, clareza, os objetivos do estágio e os eixos do trabalho de campo (sem citações). Irá iniciar escrevendo as seguintes informações:
Objetivo principal do seu estágio, com seus atores e eixos de analise;
O que contém no Relatório – fazer um parágrafo para cada capítulo descrevendo os títulos do que irá comentar no relatório 
E por último finalize falando sobre as suas expectativas ao iniciar o estágio.
Ex. de início de Texto : Este relatório irá descrever uma experiência de estágio em Gestão dos Processos Educacionais , realizado..............no período.......No primeiro capítulo serão descritos.............. .
Importante! Comece cada capítulo sempre no início de outra página.
CAPÍTULO I - IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA E APRESENTAÇÃO DA EQUIPE GESTORA
A identificação visa apresentar o contexto onde foi desenvolvido o estágio, ou seja, o cenário e seus personagens. Nessa parte o aluno deve descrever de forma objetiva os itens apresentados, tendo o cuidado de não apresentar opiniões negativas ou positivas sobre o trabalho da instituição, uma vez que isso será feito na parte referente ao desenvolvimento e análise do estágio.
1.1 – IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA
Nesse item deve apresentar as informações sobre a Escola, com base nos seguintes itens:
- Breve histórico da organização: fundação , tempo de funcionamento.
- Identificação e Localização da Escola: Tipo de Escola, Endereço, localização geográfica, principais comércios do entorno, outros.
- Contexto sócio-econômico : Caracterização da comunidade, infraestrutura existente (água, luz, esgoto, coleta de lixo...) , serviços oferecidos à comunidade, outros contextos que caracterizem a comunidade .
- Estrutura Física e Qualidade das Instalações e Mobiliário adequado: Aspectos Físicos do prédio onde funciona a Escola, andares, nº de salas de aulas, salas ambientes; espaços educativos ( como Biblioteca , Auditório) , e espaços complementares ( Lactário , Refeitório Pátios, Parquinhos , Quadras, Piscina , e outros) ; Espaços adequados para os Professores e/ou Funcionários , sala de estudo, sala de repouso, almoxarifado,acervo se materiais , ou outros.
- Estrutura e Funcionamento: Aspectos organizacionais e pedagógicos da Escola , turnos de funcionamento , nº de Alunos , nº de turmas , critérios adotados para a organização das turmas, atividades complementares oferecidas ,cursos da comunidade , e outros.
1.2- APRESENTAÇÃO DA EQUIPE GESTORA
Nesse item deve apresentar as informações sobre a Escola, com base nos seguintes itens:
- Aspectos Humanos : Equipe administrativa e Equipe técnico-pedagógica , tempo de formação, experiências e cursos realizados na área de gestão e/ou formação; Equipe Docente (professores regentes , auxiliares , estagiários) , Funcionários e Apoio.Setores e serviços oferecidos Pessoal disponível.
II- CARACTERISTÍCAS DA GESTÃO DOS PROCESSOS EDUCACIONAIS
Nesse item deve apresentar as informações sobre a Escola, com base nas caracterização das funções desenvolvidas :
2.1- CARACTERIZAÇÃO DO TRABALHO DA EQUIPE GESTORA 
-Atribuições da Equipe Gestora: profissionais existentes e divisão de tarefas. 
-Planejamento Geral da Escola : Verificar a existência do Planejamento Geral ou Plano de Ação Gestora que o substitua : quem planeja, quando planeja, como planejar, Objetivos e Missão e Valores da Instituição de Ensino;
-Tomada de Decisão : Identificar o processo de tomada de decisão, quem decide, como decide, como são comunicadas as decisões tomadas, forma de comunicação para a comunidade escolar ( professores, funcionários , alunos , responsáveis e comunidade ).
- Gestão Administrativa e Avaliação dos processos de Gestão : Como estimula e trabalha a participação das equipes , dos alunos, dos pais e da comunidade em geral;quais estratégias de gestão, quanto a diversidade dos setores. Práticas gestoras quanto à avaliação do corpo docente e da equipe técnica-administrativa: o que é avaliado, quem avalia, como avalia (instrumentos), finalidades dosprocessos de avaliação, como são tratados os dados das avaliações e como são divulgados.
- Cultura Institucional: Identificar e destacar os principais aspectos ,crenças, valores e normas , na construção do pensar coletivo.Identificar os principais aspectos do clima organizacional e dos resultados avaliativos dos envolvidos.
2.2- CARACTERIZAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA 
-Atribuições da Equipe Gestora: profissionais existentes e divisão de tarefas.
- Planejamento Pedagógico da Escola : Verificar a existência do PPP ou outros modelos pedagógicos e/ou projetos pedagógicos que o substitua : quem planeja, quando planeja, como planejar, objetivos e características filosóficas e pedagógicas da Escola ;
- A Proposta Pedagógica da Escola e sua relação com as Diretrizes Curriculares , Base Nacional Comum Curricular e outros documentos da SME ou SEE: Verificar se os professores têm conhecimento da Proposta Pedagógica , se professores trabalharam na construção desta proposta, se existe coerência entre a proposta pedagógica e a prática , compatível com o que é descrito nos documentos norteadores .
 - Gestão da proposta pedagógica ,estratégias e os instrumentos utilizados: Verificar o comprometimento das praticas nas questões socioambientais, éticas, estéticas e relativas à diversidade Étnico racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional e sociocultural como princípios de equidade.
- Sistemas de Avaliação:Identificar os mecanismos de controle e avaliação adotados pela escola quanto à verificação do alcance dos objetivos dos diversos planos escolares, práticas avaliativas e ações de melhoria.Sistema de aprovação dos alunos e critérios avaliativos adotados para a promoção dos discentes.
2.3-CARACTERIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA
- Ação do Coordenador Pedagógico na Formação Continuada do seu grupo de profissionais: como se desenvolve e quais as estratégias utilizadas a formação dos professores na instituição, são cursos oferecidos, , ocorre na própria escola, a Escola investe nos programas de formação continuada dos professores e equipe técnico-pedagógica, há processos e incentivos de formação, qualificação, requalificação e capacitação, 
- Caracterização da Formação em serviço : o oferecimento são momentos de encontros determinados ou esporádicos ; são grupos de estudos , reunião de planejamento , são oferecidos em conselhos de classe , estudo de casos, atendimento de pequenos grupos , ou outras espaços de repensar , e aprofundar estudos para a qualidade das propostas pedagógicas . 
NO CASO DA ESCOLHA PELA OBSERVAÇÃO NA ESCOLA NORMAL A NIVEL MÉDIO, ACRESCENTAR. ( estes itens observados não excluem os anteriores)
-Apresentação do Docente do Curso de Formação de Professores : A docência do professor das disciplinas pedagógicas (didática, filosofia da educação, história da educação, e outras disciplinas pedagógicas) deverá ser observada no cumprimento deste Estágio, se o estagiário optar por realizar o estágio na Escola de Formação de Professores , a nível Médio: Apresentar o professor, tempo de formação, experiências e sua complementação em cursos de formação continuada; 
- Apresentação da Turma do Curso de Formação de Professores: Caracterizar a turma acompanhada na realização deste Estágio, numero de alunos e breve perfil do grupo turma e dos alunos , individual, se necessário.
- O planejamento do Professor: Metodologia utilizada – como trabalha a interação entre os conhecimentos do aluno e os conhecimentos da disciplina pedagógica em questão, como estimula a participação dos alunos, a interação aluno e turma e aluno e aluno. Metodologia utilizada e sua coerência com a formação do futuro professor, adequação, estratégias, plano de aula, objetivos propostos, conteúdos programáticos (adequação aos objetivos) e estratégias didáticas.
- Articulação entre as disciplinas e a Avaliação dos discentes : Como trabalha a articulação da sua disciplina pedagógica com as diversas disciplinas oferecidas no curso e como a formação dos professores como um todo.Quais as estratégias utilizadas para avaliação dos alunos na sua disciplina e sua coerência com os objetivos. 
CAPITULO II - DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES OBSERVADAS E REALIZADAS
É a parte mais importante do relatório! Deve conter a DESCRIÇÃO, ANÁLISE/CRITICA E FUNDAMENTAÇÃO DO TRABALHO REALIZADO pelo estagiário e pelo professor observado.
NÃO SE ESQUEÇA que o seu FOCO NESTE ESTÁGIO é identificar/analisar A GESTÃO DOS PROCESSOS EDUCACIONAIS, incluindo a atuação da equipe gestora e da equipe pedagógica e seu comprometimento com a formação continuada dos professores.
Neste item, apresente , pelo menos três situações observadas ou vivenciadas:
 1-Descreva as práticas pedagógicas a partir do que você observou e/ou vivenciou. 2- Faça uma Analise da situação apresentada justificando a relevância para a escolha desta observação ou vivência , na elaboração do seu Relatório.
 3-Fundamente a sua análise apresentando uma citação sobre o assunto. Lembre que a fundamentação teórica pode ser em citação direta ou citação indireta , contribuindo para a valorização do seu relatório como trabalho acadêmico.
 Após a fundamentação escreva pelo menos um parágrafo correlacionando a situação descrita e analisada com a fundamentação teórica usada.
Alguns Exemplos de Observações :
Características da equipe gestora, apresenta ambiente de cultura escolar aberta à participação e prática da autonomia ?
Gestão participativa: como se dá essa Gestão? Existe coerência a pratica e o Plano de ação?
Acompanhamento das rotinas organizacionais e pedagógicas vivenciou atividades de planejamento, reunião de pais, conselhos de classe, conselho escolar, estudos , cu outros encontros com diferentes setores ? 
Acompanhamento de oportunidades de assistência administrativa à coordenação pedagógica e professores ? Acompanhamento das comunicações e informações a alunos e responsáveis? 
Atendimento de rotinas administrativas (cadastro de aluno, listas de alunos; controle de frequência, expedição de documentos), registro de guarda de documentos escolar dos alunos; controle funcionais do pessoal docente e dos funcionários, controle de correspondência e comunicações por telefone e internet;
Análise da aplicabilidade da Proposta Pedagógica e Regimento Escolar?Observações de situações que evidenciem a articulação entre a organização curricular adotada e a metodologia do professor, com as Legislações Educacionais e Diretrizes Curriculares ?
 
Analise de situações e estratégias utilizadas na formação continuada, visando articular o conteúdo em questão com os saberes necessários ao fazer docente? De que maneira os professores foram estimulados a participar e a refletir sobre a sua atuação docente?
.
Acompanhe a aproximação escola família como processo de mobilização e organização, de forma responsável e consciente identificando quais as possibilidades de canais de participação com representações de organizações de pais, alunos e professoras que contribuam para o aperfeiçoamento do trabalho educativo e o relacionamento da escola com a comunidade.
CASO DA ESCOLHA PELA OBSERVAÇÃO NA ESCOLA NORMAL A NIVEL MÉDIO , PODE ANALISAR TAMBÉM :
Situações de apresentação de um novo conceito ou tema da disciplina. Qual a estratégia utilizada pelo professor? Como foi articulado o conteúdo em questão com os saberes necessários ao fazer docente? De que maneira os alunos foram estimulados a participar e a refletir sobre a sua futura profissão?
Situações que evidenciem a articulação entre a organização curricular adotada e a metodologia do professor, com as Legislações Educacionais e Diretrizes Curriculares para a Formação de Professores.
IMPORTANTE: Após cada relato, apresentar sua opinião sobre a situação e fazer uma análise pedagógica da situação observada a partir das referências teóricas apresentadas nas disciplinas do Curso, e os autoresde referência nas diversas áreas. Você DEVE apresentar esse diálogo a partir de uma citação ou um resumo do conceito do autor que baliza a sua análise crítica, sempre lembrando de colocar a referência completa de acordo com as normas da ABNT, no final do trabalho.
É OBRIGATÓRIO FAZER A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA SUA ANÁLISE!
CONSIDERAÇÕES FINAIS
É a parte em que se reafirma as aprendizagens e as experiências mais significativas que o estágio possibilitou. Importante: Sem citações
Texto descritivo que CONCLUI o trabalho: 
As atividades propostas foram realizadas;
O objetivo foi CUMPRIDO;
Como contribuiu para a sua formação profissional;
SE ALCANÇOU, NÃO ALCANÇOU OU SUPEROU as expectativas iniciais;
Aprendizagem para a vida pessoal;
Sugestões e/ou recomendações.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Apresentação , Autor e Obra do material utilizado para a fundamentação teórica das Analises feitas por você .Esta apresentação deverá estar de acordo com as normas da ABNT .
ANEXOS
Opcional. Apresentação de material recebido no Estágio que tenha sido comentado nos capítulos do Relatório

Outros materiais