Buscar

NúbiaPT individual

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A política de Assistência Social foi reconhecida com direito social e dever do estado na constituição de 1988 esta sendo regulamentado pelo governo federal, juntamente com o Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) por meio da Política Nacional de Assistência Social e do Sistema Único de Assistência Social com isso estabelecer uma relação sistemática e interdependente dos programas, projetos, serviços e benefícios tornando estável a assistência social com política do estado
A assistência social no Brasil só teve início após a constituição federal de 1988 com a intensão de “concepção” a assistência e um padrão de proteção social de práticas laicas juntamente a saúde e previdência social, a legitima carta magna deixa bem claro que Assistência Social a universalização ao acesso e da responsabilidade estatal.
A CFB foi considerada a constituição cidadã, pois garantia os direitos a população brasileira, essa redemocratização iniciou após 20 anos de ditadura militar, todo esse momento foi conturbado, pois o país passava grandes dificuldades como: a alta inflação, o desemprego, instabilidade econômica, violência... o povo suplicava justiça social , os enfretamentos das questões sociais, principalmente as condições de vida e a saúde da população brasileira.
Com o novo status da política pública conforme a Assistência Social e indispensável à aprovação do documento que garante efeito em todo o país e para aprimorar o Poder Executivo define uma rede de proteção e promoção sociais garantidas pela constituição federal e determinações legais.
A constituição federal de 1988, a LOAS denominada lei orgânica da Assistência Social passou a vigorar no Brasil para atender as necessidades básicas dos cidadãos (da população) que visa garantir o atendimento da população que vivem na pobreza com a intitulada lei benefícios, serviços projetos e programas são oferecidos às famílias que estão vulneradas na pobreza e exclusão social.
O artigo 1º da LOAS ______________determina que as provisões relacionadas á Assistência Social garantidas pelo estado reforçando a promoção e articulação dos meios necessários de assegurar os direitos de acesso aos programas, benefícios e ser viços previsto na lei, visam a melhoria e qualidade de vida diante das necessidades básicas da população. Após a sua instituição organiza e promove através da Política Nacional de Assistência Social níveis de proteção: proteção social básica e proteção social especial sendo proteção social especial classificada em média e alta complexidade.
A proteção social especial proporciona aos indivíduos a restauração e a cidadania. Onde cujos os direitos foram violados e ameaçados. Esse tipo de proteção estão associados como poder judiciário, Ministério Público, Departamento de Polícia e órgãos do Poder Executivo.
A Proteção Social Especial de Média complexidade atende famílias e indivíduos que tiveram os seus direitos violados ou ameaçados, porém sem romper os vínculos familiares e comunitários que não foram rompidos. Esse tipo de serviço é feito no CREAS, já o serviço de Proteção Especial de Alta complexidade oferece serviços de atendimento, acolhimento em unidades especializadas em situações de avaliações dos direitos e rompimento dos vínculos familiares e comunitários.
(NOB/SUAS) norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social aprovada pela resolução nº130, de 15/07/2005 em que visa implementar e consolidar no SUAS que procura regular e organizar projetos, programas e benefícios em todo o país. É imprescindível a execução desta política pois trata-se de sistema público não contributivo, descentralizado que age no campo da assistência social de proteção social brasileira.
Para executar a politica de Assistência Social é de responsabilidade do gestor municipal. Entre outras como a formulação da política municipal de Assistência Social, o cofinanciamento da política, elaborar plano municipal de Assistência Social, organização e gestão da rede municipal de inclusão e de proteção social, suspensão, monitoramento e avaliação das ações em âmbito local.
A proteção social de Assistência Social baseia em diversas ações, cuidados, atenção, benefícios e auxílios concedido pelo SUAS para reduzir e prevenir frequentes mudanças sociais e naturais do decorre da vida, a honestidade humana e a família como centro básico de sustentação afetiva, biológica e relacional.
A área do SUAS a proteção social rege-se nos princípios:
Matricialidade sócio familiar;
Terretorização;
A proteção pró-ativa;
Integração a seguridade social;
Integração as políticas sociais e econômicas;
E tem por garantias;
A segurança de acolhida;
A segurança social de renda;
A segurança do ambiente familiar, comunitária e social;
A segurança do desenvolvimento da autonomia individual;
A segurança familiar e social;
A segurança de sobrevivência a riscos circunstanciais.
 
A Assistência Social é política púbica de proteção social através de um sistema que reorganiza as ações e objetivos a universalização e a equidade aos necessitados.

Outros materiais