Buscar

RESUMO DE FUNDAMENTOS EPISTÊMICOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FUNDAMENTOS EPISTÊMICOS
RESUMO:
=EPISTEMOLOGIA: é o estudo do conhecimento científico, que trata dos problemas relacionados com a crença e o conhecimento, sua natureza e limitações, estuda a origem, estrutura, os métodos e a validade do conhecimento.
=FUNDAMENTOS EPISTÊMICOS: conhecimentos abstratos e filosóficos.
=EPISTEMOLOGIA GERAL: estudo da forma como todo e qualquer ser humano conhece.
=EPISTEMOLOGIA RESTRITA: estudo como determinada área do conhecimento constrói.
QUAIS SÃO OS TIPOS DE CONHECIMENTOS:
=SENSO COMUM: experiência sensorial, opinião.
=RELIGIOSO: através da revelação, opinião.
=FILOSÓFICO: pensamento, teoria filosófica.
=CIENTÍFICO: demonstração, teoria científica.
§CONHECER: ter domínio conceitual, idéias, memorizar, correlação, aplicação.
§CIÊNCIA: saber
§MITO: falso
§MÍSTICO: religioso
§JUÍZO: qualquer afirmação ou negação sobre algo.
§VERDADEIRO: quando há correspondência entre juízo e o real.
+O QUE É EMPIRISMO: é uma corrente filosófica que defendia o pensamento de que todo e qualquer conhecimento humano sempre principia com as experiências sensoriais, também chamado de ambientalismo, que a origem do conhecimento está nas experiências com os objetos do mundo 
exterior, o condicionamento habitual que fazemos de nossos sentimentos que formam nossos pensamentos, idéias e conhecimentos.
As sensações se reúnem e formam uma percepção, ou seja, percebemos uma coisa ou um único objeto que nos chegou por meio de diferentes sensações.
As percepções se combinam ou se associam por três motivos:
=semelhança
=proximidade
=contiguidade espacial
por sucessão temporal
-REPRESENTANTES: 
= J. Looke: diz que o conhecimento é uma tábua rasa, que não traz nenhuma característica inata, distingue o conhecimento em graus, começando pelas sensações até alcançar o pensamento.
=D. Hume: não acredita que exista o conhecimento inato, afirma que os próprios príncipios da racionalidade humana são derivados da experiência. Assim como Aristóteles, acredita que exista uma escala do conhecimento, em que as percepções dos sentidos são essa base para a construção do conhecimento, que captam do mundo exterior e lançam ao subjetivo, e as repetições dessas sensações dá origem as experiências, que essas repetidas vezes dá origem ao hábito, que leva ao surgimento da crença.
=G. Berkeley defendia o idealismo, a concepção de que a realidade consiste exclusivamente de mentes e suas idéias, visava oferecer uma resposta cabal ao ceticismo.
=F. Bacon: para ele precisamos conhecer o que nos rodeia, a natureza, para a dominar e retirar dela os seus frutos, ele parte do princípio de que o mundo é composto por partículas materiais que variam na posição e no tamanho.
“EXPERIÊNCIAS CONTÍNUAS DO HÁBITO: exemplos;
<SABER: que o sol nasce p/ todos os dias.
<LEVAR: a água ao fogo e ferver.
+O QUE É INATISMO: é uma corrente filosófica que defendia o pensamento de que o ser humano nasce, não apenas com os princípios racionais, mas também com idéias verdadeiras.Sendo as idéias inatas e verdadeiras, são universais e necessárias.
< Universal: idéia de justiça (geográfico, espacial)
< Necessária: temporal
=REPRESENTANTES
- Platão (mundo das idéias)
- René Descartes:(três tipos de idéias):
< Advertências: que nos chegam através dos órgãos do sentido (experiências. Sensoriais)
< Fictícias: nascem de combinações entre idéias adventícias e só existem na imaginação.
< Idéias Inatas: se não há o objeto da experiência, não há combinação, logo só pode ser inata.
Sendo as idéias inatas necessárias, como é possível que sejam diferentes para povos distintos? 
_ ( o princípio da universalidade foi quebrado)
Sendo as idéias inatas necessárias,, como é possível que a própria razão demonstre antes verdadeira,
agora é falsa.
_ (o princípio da necessidade foi quebrado)
=A SOLUÇÃO DE LEIBNIZ:
§ Verdades de razão: são inatas, dizem o que a coisa é, de forma universal e necessária, são inatas e não mudam no tempo e no espaço. Ex.:idéias matemáticas (2+2=4)
§Verdades de fato: são empíricas, dependem das experiências, pois enunciam idéias vindas das sensações, das percepções e da memória. As coisas podem ser diferentes do que são por uma causa. Ex.: a cor de uma flor.
_PRINCÍPIO DA CAUSALIDADE: o que são verdades de fato para a inteligência humana limitada ou finita, são verdades de razão para a inteligência divina infinita.
= A SOLUÇÃO DE KANT:
§coloca no centro a própria razão, em vez de colocar a realidade objetiva ou os objetos do conhecimento, dizendo que são racionais e podem ser conhecidos em si mesmos.
Razão para Kant: é uma estrutura vazia ou uma forma sem conteúdo. A razão é a mesma sempre (e não os conteúdos da razão) ela não pode variar.
+ Engano dos inatistas: supor que as idéias (conhecimentos) são inatas. O conhecimento é empírico.
+ Engano dos empiristas: supor que a razão depende ou é causada pela experiência. A razão é inata.
=ESTRUTURA DA RAZÃO: é a priori (inato e universal)
+Sensibilidade: a estrutura ou a forma da percepção sensível ou sensorial. Noção de tempo, de espaço (inata) Ex.: medida de tempo não é noção de tempo.
+Entendimento: do intelecto ou da inteligência: quantidade, qualidade, verdade, falsidade, causalidade, finalidade.
+Razão propriamente dita: nem se relaciona com a sensibilidade e nem com entendimento, mas apenas consigo mesma, sua função é a de regular a sensibilidade e o entendimento.
' O QUE É O CONHECIMENTO RACIONAL, SEM O QUAL NÃO HÁ FILOSOFIA NEM CIÊNCIA?
- é a síntese que a razão realiza entre uma forma universal inata e um conteúdo particular oferecido pela experiência.
= A RESPOSTA DE HEGEL: a razão é histórica.
+CRÍTICA: a filosofia preocupada em distinguir a verdade da opinião, considerou que as idéias só seriam verdadeiras e racionais, se fossem intemporais, perenes e eternas, as mesmas em todo tempo e em todo lugar. A mudança, a transformação da razão é obra da própria razão. A razão não está na razão, ela é a história. A razão não está no tempo, ela é o tempo. A razão dá sentido ao tempo.
+O QUE É RAZÃO PARA HEGEL: 
1.O conjunto das leis do pensamento, isto é, os princípios, os procedimentos do raciocínio, as formas e as estruturas necessárias para pensar, as categorias, as idéias _ é razão subjetiva.
2.A ordem, a organização, o encadeamento, e as relações das próprias coisas, isto é, a realidade objetiva e racional _ é razão objetiva. 
3.É a relação interna e necessária entre as leis do real. Ela é a unidade da razão objetiva e subjetiva. A essa unidade Hegel dá o nome de espírito absoluto.
Hegel afirma que o real é racional, e que o racional é real.
=A RAZÃO NA FENOMENOLOGIA CONTEMPORÂNEA:
- Husserl diz que a fenomenologia é a descrição das experiências da consciência como atividade de conhecimento. A realidade entanto, os seres humanos são capazes de agir por escolha livre, por determinação racional de sua vontade e são capazes de agir em nome de fins ou finalidades humanas, e não apenas condicionados por causas naturais necessárias.
=A ONTOLOGIA CONTEMPORÂNEA: 
	David Hume demonstrando que o conteúdo da metafísica são apenas nossas idéias e que estas são nomes gerais atribuídos aos hábitos psicológicos de associar os dados da sensação e da percepção. O sentimento subjetivo ou psicológico de regularidade, constância e freqüência de nossas impressões são transformados em entidades metafísicas que, na verdade, não existe.
+O QUE É METAFÍSICA:
- é a investigação filosófica que gira em torno da pergunta “o que é” “É” significa:
1. Existência: usado para afirmar que algo existe. Ex.: Carol é (existe)
2. Predicativo: usado para modificar a condição do ente. Ex.: Pedro é curioso. 
ENTE: tudo que povoa o mundo
SER: o que faz com que o ente seja
3. Natureza própria de alguma coisa (essência): aquilo que constitui o objeto e dele não pode ser retirado sob o prejuízo de que não seja o que.
§ ESSÊNCIA: é a relação originária ( homem-mundo)
“ NO ÂMBITO DA METAFÍSICA E DA FILOSOFIA, A ESSÊNCIA DE
ALGUÉM SÃO OS ELEMENTOS CARACTERÍSTICOS DO SER, COMO A RACIONALIDADE, POR EXEMPLO, QUE FAZ PARTE DA ESSÊNCIA DO SER HUMANO. É A REPRESENTAÇÃO DO QUE É COMUM, UNIVERSAL E QUE ENCONTRA NO ÂMAGO DE ALGUÉM OU DE ALGUMA COISA.”

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando