Buscar

Prointer TADS n1 - 3 semestre

Prévia do material em texto

Universidade Anhanguera - Uniderp - Unidade Taboão da Serra
Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia III
(PROINTER III)
Edna Bento Medeiros Correia – RA 8798005563
Taboão da Serra - SP
2018
Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia III (PROINTER III)
Relatório do PROINTER apresentado à Faculdade Anhanguera, Campus Taboão da Serra, como parte dos requisitos para conclusão do curso tecnólogo.
Orientador: Tutor Joice Siqueira Lima.
Taboão da Serra - SP
2018
 
 
 
 
 
 
APRESENTAÇÃO
 O então projeto foi executado levando em consideração, a necessidade 
existente atualmente na companhia Tec Corp LTDA, uma empresa que comporta aproximadamente 5.000 funcionários localizada da cidade de Taboão da Serra por volta de 15 anos a empresa atua no ramo de prestação de serviços de atendimento telefônico para agendamento de consultas na área da saúde privada, apresenta um estudo de caso, resultando em uma proposta de melhoria no processo de atendimento em uma das Centrais de Serviços da Empresa Tec Corp LTDA. Também é apresentado durante o estudo de caso os benefícios da utilização do Conhecimento na área. 
O estudo em questão justifica -se em razão de uma série de pontos de melhorias que uma empresa de Serviços pode enfrentar caso não esteja bem estruturada uma metodologia de gestão de tecnologia da informação. Esse projeto foi fundamentado nas técnicas de coleta de dados e análise de requisitos de sistema.
2. ANÁLISE SITUACIONAL
2.1 Situação Atual
 
 A empresa Tec Corp é especializada em marcação de consultas para um determinado convênio médico. O processo atual ocorre da seguinte forma: o beneficiário entra em contato e informa sua carteirinha de identificação do plano e a empresa tem a responsabilidade de encontrar vagas de acordo com o prazo dado pela agência nacional de saúde, propor uma solução e esclarecer quando e onde ficará agendada sua consulta. 
Após a chamada, o atendente registra todas as informações sobre a consulta no sistema, por exemplo: médico de preferência, local onde o beneficiário reside entre outros dados para que possa ser iniciada a coleta de informações sobre o agendamento.
A consulta é agendada mediante a confirmação do beneficiário e será armazenada no sistema que será transmitida até o centro clinico onde o beneficiário deseja atendimento, sendo apresentados todos os passos necessários que foram realizados para a finalização do processo. 
Internamente os gestores não possuem um método de trabalho eficiente e a administração não dispõe de recursos para levantamento de informações importantes para o desenvolvimento e a qualidade dos serviços prestados. 
O beneficiário não acompanha o que está sendo realizado com os seus dados, se estão sendo atualizados de forma correta pelos atendentes, causando desconforto nas próximas ligações onde o beneficiário precisa repetir os dados incessantemente, impossibilitando assim um crescimento ordenado e estruturado da própria empresa, referente à os serviços prestados e maior satisfação dos clientes, acaba-se gastando muito tempo para descobrir se seu cadastro está correto para que não haja desconforto no seu atendimento presencial, conseguindo apenas adquirir informações que estão disponíveis superficialmente, o que também causa impacto direto para a empresa pois o tempo médio de cada ligação se estende, o que significa que nesse espaço de tempo outras pessoas poderiam ter sido atendidas gerando assim um número maior de agendamentos e faturamento maior para a empresa de plano de saúde.
2.2 Mapeamento dos Sistemas de Informação
 
 A empresa Tec Corp LTDA utiliza um sistema desenvolvido em linguagem C com base de dados Oracle, porém o sistema atual é incompleto e não possui uma base de conhecimento suficiente.
O controle das Ligações bem como mapeamento estatístico do atendimento, é realizado através de planilhas, a equipe ainda não tem muita familiaridade na geração de relatórios estatísticos de produtividade, reincidências, tempo médio gasto nas ligações, pois precisam localizar os dados individualmente de acordo com a data e horário das ligações, a fim de obter uma informação correta. 
2.3 Problemas e Oportunidades
 O beneficiário do plano precisa ligar várias vezes para agendar consultas, caso esqueça de algo precisa retornar com outro atendente em uma nova ligação , além de precisar informar novamente seus dados para então conseguir o agendamento da especialidade que faltou, e para ter mais detalhes sobre o que já está agendado o beneficiário também precisa entrar em contato com a central de marcação para tirar suas dúvidas. 
Caso o beneficiário queira agendar uma primeira consulta em uma determinada especialidade o sistema não permite que o mesmo agende outra por exemplo para um retorno, isso também dificulta a disponibilização de vagas nas agendas médicas. 
Será desenvolvido um sistema para gerenciamento das consultas onde será permitido o agendamento das consultas e também o retorno após a data solicitada facilitando assim um retrabalho para os atendentes na central, também será implantado no sistema uma espécie de aviso via e-mail ao beneficiário onde irá conter os dados de agendamento e possibilidade de cancelamento online.
2.4 Proposta
 Será aplicado o processo de gerenciamento, que terá o objetivo de aperfeiçoar os processos dentro do sistema já existente na empresa, e também a possibilidade de acompanhamento do agendamento pelo beneficiário. De acordo com cada fase desde a disponibilidade da agenda, especialidade desejada e será armazenada no sistema, explicando tudo o que está sendo feito. Essa documentação será armazenada no sistema interno e do centro clinico onde haverá uma cópia e disponibilizada para o cliente via web no site da Tec Corp.
Com o sistema descrito acima a empresa poderá oferecer um serviço mais transparente e eficaz para seus clientes, pois o sistema armazena todos os dados do contratante e os disponibilizam para consultas, estes dados são manipulados pelo sistema e transformados em informações gerenciais que serão utilizadas para medir produtividade dos atendentes e qualidade do serviço realizado (métricas). O sistema possui uma base de conhecimento que será utilizada para consultas, que é alimentada com informações que auxiliamos os atendentes onde cada um terá um material de apoio (manual) e que possa oferecer soluções mais eficazes.
3. PROJETO LÓGICO
3.1 Visão de Projeto
 
 Esse projeto visa prover a evolução de um sistema de informação existente 
atualmente na empresa que tem como foco a marcação de consultas para um plano médico específico, empresa denominada Tec Corp.
Será desenvolvido um sistema para gerenciamento dos agendamentos realizados na central, esse sistema fornecerá transparência e comodidade para o cliente do plano de saúde, pois através da web será possível verificar o status da marcação e aprovar ou não as informações contidas no prontuário de cada beneficiário. Além disso, após a finalização da marcação será enviado um e - mail e um SMS para alertar ao cliente referente a data, horário e local da sua consulta. 
3.2 Modelagem de Negócio
Principais processos de negócio:
	RF 01 - Verificar disponibilidade de vagas: 
	Ator: Atendente. 
	Descrição: Após a inserção da numeração da carteirinha de identificação, o sistema automaticamente verifica se as informações de cadastro estão corretas.
	RF 02 - Consultar Agenda: 
	Ator: Atendente - Beneficiário 
	Descrição: O atendente, beneficiário poderão consultar a agenda disponível de acordo com o local de preferência e verificar a compatibilidade de acordo com sua preferência. 
	RF 03 -Aprova marcação: 
	Ator: Beneficiário 
	Descrição: Após o beneficiário escolher a data, local e horário do seu agendamento será informado pelo atendente sobre as confirmações e irá receber um e -mail juntamente com um S MS do sistema confirmando sua solicitação, caso haja falta do médico que irá atender na consulta o sistema também enviará uma notificação alertando o remanejamento da consulta para outra data para que o beneficiário fique ciente.
	RF 04 - Atualizar informações cadastrais: 
	Ator: Atendente - Beneficiário 
	Descrição: O atendente e o beneficiário serão responsáveis pela atualização constante das informações contidas em sistema, pois é de suma importância dados recentes para melhor contato com o beneficiário em casos onde haja necessidade, após cada alteração o sistema atualizará os dados de acordo com as informações inseridas.
	RF 05 - Consultar histórico de agendamentos:
	Ator: Atendente
	Descrição: A consulta de históricos anteriores, para verificar no sistema consultas em que o beneficiário já compareceu.
	RF 06 - Supervisão
	Ator: Supervisor 
	Descrição: O supervisor do setor tem pleno acesso ao sistema, incluindo áreas restritas em que o atendente não consegue acessar. Sendo assim ele consegue saber se o seu funcionário prestou atendimento da forma correta, quanto tempo gastou no agendamento e também se atualizou os dados do cliente da forma como deveria ser feita.
Levantamento dos requisitos funcionais e organização dos requisitos funcionais em casos de uso:
	Requisitos Funcionais
	Descrição
	Atores Envolvidos
	RF01
	VERIFICAR DISPONIBILIDADE DE VAGAS
	
ATENDENTE
	RF02
	CONSULTAR AGENDA
	ATENDENTE / BENEFICIÁRIO
	RF03
	APROVAR MARCAÇÃO
	BENEFICIÁRIO
	RF04
	ATUALIZAR INFORMAÇÕES CADASTRAIS
	ATENDENTE / BENEFICIÁRIO
	RF05
	CONSULTAR HISTORICO DE AGENDAMENTOS
	ATENDENTE
	RF06
	SUPERVISÃO
	SUPERVISOR
Mapeamento dos sistemas de informação
	Nome do Sistema
	MDC
	Ambiente operacional
	Padrões de desenvolvimento
	Sistema operacional
	Banco de dados
	Servidor de aplicação
	Modelagem utilizada
	Linguagem de programação
	Windows
	Oracle
	web
	
	C
3.3 Representação de casos de uso
 P
ÁGINAS
 
 
4. CONCLUSÃO
 
 Este trabalho explica de maneira detalhada as dificuldades encontradas na empresa estudada propondo melhorias para o seu sistema em uso, podendo gerenciar a utilização do mesmo, visando atender da melhor forma se preparando para projetos futuros de acordo com o avanço tecnológico.
Em suma, com este modelo de sistemas será possível otimizar os processos de agendamento e também melhor atender, pois suporta a inclusão de um sistema planejado para aquela determinada necessidade para a satisfação e produtividade na empresa.
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
5 bancos de dados mais utilizados do mercado
http://aprendaplsql.com/oracle/os-5-bancos-de-dados-mais-utilizados-do-mercado/ 
Acesso em 07/04/2018
Conceitos fundamentais de banco de dados
https://www.devmedia.com.br/conceitos-fundamentais-de-banco-de-dados/1649 
 Acesso em 07/04/2018
UML - linguagem de modelagem unificada
http://www.inf.ufpr.br/silvia/ES/UML/pdf/IntroduzUMLAl.pdf
Acesso em 20/04/2018
o que é UML 
https://www.portalgsti.com.br/uml/sobre/
Acesso em 22/04/2018
Material de apoio ao universitário
https://www.passeidireto.com/arquivo/34927286/prointer-tads-3-sem-vparcial
Acesso dia 28/04/2018
LARMAN, Craig. Utilizando UML E Padrões. São Paulo: ed.1 Bookman 
Companhia ed .3, 2 007.

Continue navegando