Buscar

UDF Trabalho de filosofia geral e juridíca

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UDF – Centro Universitário
Nome: Andressa Layze S. Valadares
RGM 15609707	
Turma: D1 Noturno 
Disciplina:  Filosofia Geral e Jurídica
Professor: João Batista
Questões sobre o texto a Apologia de Sócrates: 
01 - Segundo Sócrates, qual é o papel do filósofo?
Para Sócrates o papel do filósofo é sempre questionar sobre tudo que acontece em sua volta e nunca pensar que já sabe de tudo, Sócrates sempre procura a clareza e a verdade diante das coisas.
02 - Como podemos entender a afirmação de Sócrates de que "a vida sem reflexão não vale a pena ser vivida"? 
Pelo entendimento de Sócrates todos nós deveríamos ser responsáveis pelos nossos atos e com isso, assumir a responsabilidade de viver a vida de forma coerente e correta. E que também devemos sempre refletir sobre nossos atos e atitudes, também refletindo sobre os acontecimentos em sociedade, e se a pessoa não fizer isso durante a sua vida não vale a pena ela continuar a viver.
03 -  Como Sócrates responde às acusações que lhe são feitas?
Sócrates dirige aos homens palavras que contestam o enriquecimento sem virtude, afirmando que a riqueza deve vir através da virtude. “Digo – lhes homens que me executam, que o castigo recairá sobre vocês logo após minha morte, muito mais atroz que o castigo que me impõem. E que o resultado será bem diferente do que imaginam.”
Questões sobre o texto de Críton:
01 - Por que, segundo Sócrates, é importante ouvir as leis de Atenas?
Sócrates acredita que deve honrar o seu acordo com a cidade, pois ele gostava de todos os seus benefícios. Foi Atenas que o criou, educou e lhe deu cultura. Ele mostra a sua satisfação não só por viver ali sua vida toda, mas por seus filhos também viveram lá. Durante seu julgamento ele declarou que preferia a morte e o exílio e assim Atenas novamente agiu com justiça para com ele a esse respeito, Sócrates prefere não colocar sua existência acima da existência da justiça. 
02 - Quais são os argumentos que as leis de Atenas contrapõem à proposta de Críton para que Sócrates fuja para o exílio?
As perguntas de Sócrates se referiam a ideias, valores, práticas e comportamentos. Coisas que pareciam evidentes acabava se tornando incertos e duvidosos. Para os poderosos de Atenas, Sócrates se tornou um perigo para a sociedade, pois fazia a juventude pensar. Por isso, eles o acusaram de desrespeitar os deuses, corromper os jovens e violar as leis. 
03 - A condenação de Sócrates, tendo sido injusta, permite que ele escape da sentença de morte e fuja para o exílio, como quer Críton, ou significaria responder a uma injustiça com outra? Qual é o argumento de Sócrates a esse respeito?
Se Sócrates fugisse estaria pagando o mal com o mal e depois de ter revidado a injustiça com a injustiça estaria rompendo seus pactos e acordos com seus amigos, e depois de ter lutado seria tudo em vão do que ele pregaste, estaria ele indo contra tudo que havia dito e se tornaria culpado diante das pessoas, todos deveriam saber que ele tentou o quanto pode para não deixar que tirasse o direito da liberdade do seu pensamento.

Outros materiais