Buscar

relatorio durabilidade da agua

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Introdução
Dureza é um parâmetro característico da qualidade de águas de abastecimento industrial e doméstico sendo que do ponto de vista da potabilização são admitidos valores máximos relativamente altos, típicos de águas duras ou muito duras. Quase toda a dureza da água é provocada pela presença de sais de cálcio e de magnésio (bicarbonatos, sulfatos, cloretos e nitratos) encontrados em solução. Assim, os principais íons causadores de dureza são cálcio e magnésio.
Normalmente, reconhece-se que uma água é mais dura ou menos dura, pela maior ou menor facilidade que se tem de obter, com ela, espuma de sabão. As águas duras caracterizam-se, pois, por exigirem consideráveis quantidades de sabão para produzir espuma.
O método mais comumente empregado na determinação de dureza é o método titrimétrico do EDTA, sendo baseado na reação do ácido etilenodiaminatetracético (EDTA) ou seus sais de sódio que formam complexos solúveis quelados com certos cátions metálicos.
OBJETIVO
Por meio do processo de titulação por complexação, utilizando uma solução padronizada de EDTA, determinar a dureza da água.
“A precisão d e uma determinação está relacionada com a concordância entre as diversas 4. Parte experimental 
Materiais e Reagentes 
 Água destilada; 
 Pipeta graduada de 10 mL; 
 Pipeta volumétrica de 10 mL; 
 Balança analítica; 
 Pêra; 
 Erlemeyer de 250 mL; 
 Termômetro; 
 Béquer 
Procedimento Experimental 
Primeiramente, enxaguo-se a bureta com pequenas porções de EDTA e carregou a mesma. Preparou se dois erlenmeyer com agua da torneria 10 mL e completou com 10ml de agua destolada. Adicionou 2 ml de solução tampão em cada um erlenmeyer, adicinou-se uma pitada de indicador (30 – 40mg da mistura Negro de Eriocromo T /KNO3) e efetuou o gotejamente da solução de EDTA ate ocorrer a mudança de cor, de vermelho para azul claro. 
O terceiro bequer conteve apenas agua destilada (20mL), e foi feitos os mesmo que nas soluções anteriores, porem foi usado poucas gotas de EdTA
Resultados e discussões:

Continue navegando