Buscar

MORFOLOGIA 4

Prévia do material em texto

Os dois processos de formação de palavras considerados principais pelos quais se formam novas palavras na língua portuguesa acontecem quando a partir de uma palavra básica, acrescentam-se prefixos, ou sufixos, ou ambos. Há ainda o processo que permite mudar uma palavra de sua classe gramatical de origem passando-a para outra, ou se de uma palavra, retirar-se um elemento qualquer. Todo esse processo acontece em torno de uma única palavra, denominada primitiva. Com base nessas informações, assinale a alternativa abaixo que contém somente exemplos de palavras primitivas:
luz / aviador
feudalismo / fogo
pedra / jornal
homem / luminosidade
avião / terreste
PERGUNTA 2
Acerca do processo de formação de palavras conhecido por composição, assinale as proposições e assinale a alternativa correta:
I. Trata-se da junção de dois ou mais radicais que, ao serem combinados, formam um novo vocábulo. Palavras como amor-perfeito, pôr-do-sol, pé-de-meia, vinagre e planalto são alguns exemplos de composição.
II. Há dois meios de formação por composição: por justaposição de radicais e por meio da aglutinação deles.
III. Na composição por justaposição, mantém-se o que os gramáticos apontam como autonomia fonológica dos elementos. Na justaposição, há um vocábulo formal (uma única forma constituída depois da junção dos radicais) e duas formas fonológicas (dois radicais com pronúncias distintas).
IV. No processo de composição por aglutinação, vê-se igualmente a junção de dois radicais (ou mais), formando um novo vocábulo dotado de significação. No entanto, durante o processo de aglutinação há perda mórfica de algum elemento. Isto significa dizer que há a perda de autonomia fonológica de um dos termos, podendo ser observado em perda de morfema, ou de acréscimo de morfema, a título de ajustes fonéticos.
	a. Apenas I e II estão corretas
	b. Apenas III e IV estão corretas
	c. Todas estão corretas
	d. Apenas I e III estão corretas
	e. Apenas II e III estão corretas
PERGUNTA 3
“Existem dois processos básicos pelos quais se formam as palavras: a derivação e a composição. A diferença entre ambos consiste basicamente em que, no processo de derivação, partimos sempre de um único radical, enquanto no processo de composição sempre haverá mais de um radical”.
 Disponível em: <http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf4.php>. Acesso em 28 abr. 2016.
A formação de palavras se constitui em processo dinâmico e ocorre de acordo com a necessidade do uso de novos termos, que se refiram a uma mesma ideia (núcleo), permitindo a transmissão de mensagens completas aos falantes de uma língua. Nesses processos, o da derivação e o da composição, apresentam as palavras como simples e compostas. Entre as palavras simples, é possível dizer que podem ser primitivas e derivadas.
Analise as afirmativas:
I) A forma de constituição de palavras na língua portuguesa acontece quando, a partir de uma palavra básica, acrescentam- se prefixos, ou sufixos, ou ambos.
II) O uso de sufixos e prefixos ou ambos para a criação das palavras é chamado de derivação.
III) As palavras primitivas podem ser modificadas de sua classe gramatical de origem passando-a para outra, ou se de uma palavra, sem a retirada de qualquer elemento.
IV) As palavras primitivas são aquelas que não se formam de nenhuma outra e, pelo contrário, permitem que dela se originem novas palavras do idioma, as quais possuem apenas um radical.
Assinale a alternativa correta:
	a.	Apenas II, III e IV estão corretas.
	b.	I, II, III e IV estão corretas.
	c. Apenas I e II estão corretas.
	d. Apenas I está correta.
e. Apenas IV está correta.
PERGUNTA 4
Acerca do processo de formação de palavras conhecido por derivação, assinale as proposições e assinale a alternativa correta:
I. É um processo de formação de palavras que pode ser definida como a junção de um afixo (prefixo ou sufixo) a um morfema lexical ou radical. São exemplos de palavras derivadas os vocábulos recontar, afônico, surreal, bebedouro, poluição, ansioso.
II. É a palavra primitiva que servirá de base para formar a derivada.
III. Há cinco tipos de derivação considerados no âmbito da gramática tradicional e da linguística: derivação prefixal, derivação sufixal, parassintética, regressiva e derivação imprópria, também conhecida como conversão.
IV. Para alguns linguistas, os processos de derivação regressiva e de derivação imprópria fogem do tradicional modelo de derivação, uma vez que não haverá junção de um afixo ao radical, mas, sim da subtração de um morfema.
	a. Apenas II e III estão corretas
	b. Apenas I e III estão corretas
	c. Apenas I e II estão corretas
	d. Apenas III e IV estão corretas
	e. Todas estão corretas
	
PERGUNTA 5
As histórias em quadrinhos formam um material muito bom para trabalhar os temas que envolvem a morfologia da língua portuguesa. Veja um trecho de uma história de quadrinhos da Turma da Mônica e clique na alternativa correta: 
a. Expressões como “pof” ou “chuac” são abreviações vocabulares de um elemento lexical mais complexo. 
b. As expressões “pof” e “chuac” são consideradas onomatopeias e representam também processos de formação de palavras.
c. A onomatopeia é um recurso do texto escrito para reproduzir sons que não são palavras e não podem ser estudados na morfologia. 
d. As expressões “pof” e “chuac” são consideradas onomatopeia, mas não são exemplos representativos no processo de formação de palavras.
e. As expressões “pof” e “chuac” são consideradas derivações de palavras primitivas e não podem ser consideradas onomatopeias. 
PERGUNTA 6
Leia esse pequeno trecho de um poema de Pablo Neruda:
Escrever, por exemplo: “A noite está estrelada, e tiritam, azuis, os astros, ao longe”.
O vento da noite gira no céu e canta.
Podemos considerar uma análise morfológica correta da frase:
A = artigo 
Noite = substantivo Está = verbo estar Estrelada = adjetivo
A = preposição
Noite = adjetivo Está = verbo estar Estrelada = adjetivo
 c. A = Interjeição
Noite = substantivo Está = verbo estar Estrelada = advérbio
 d. A = artigo
Noite = adjetivo Está = verbo estar Estrelada = substantivo
A = artigo
Noite = substantivo Está = verbo estar Estrelada = adjetivo
PERGUNTA 7
A imagem abaixo mostra uma lousa de sala de aula. Nela, o professor busca mostrar um exemplo de análise de uma frase. Podemos afirmar que:
Na lousa observamos uma análise sintática, pois são identificadas as classes gramaticais dos vocábulos da frase.
	b. Identificamos que o professor teve a intenção de mostrar aos estudantes que a análise morfológica está preocupada somente com as funções dos vocábulos.
Uma análise morfológica somente é completa quando o professor faz também uma análise sintática de uma frase. 
	d. Na lousa observamos uma análise morfológica, pois são identificadas as classes gramaticais dos vocábulos da frase.
	e. Identificamos que o professor teve a intenção de mostrar aos estudantes que a análise morfológica não identifica as classes dos vocábulos na frase.
PERGUNTA 8
O conjunto de palavras abaixo constitui um grupo de vocábulos que podemos considerar como: 
Casa; Flor; Pedra; Grama; leite, Mulher, Terra, Ferro, Luz, Carta; Vidro; Chave, Jogo; Banana; Antena, Cadeira; Relógio. 
	a. Podemos identificar uma sequência de vocábulos compostos, pois trazem a junção de dois vocábulos primitivos e em aglutinação.
	b. Podemos identificar uma sequência de vocábulos compostos, pois trazem a junção de dois vocábulos primitivos e em justaposição.
 c. São vocábulos considerados derivados, pois permitem que se formem outras palavras quando são agregados afixos.
	d. São vocábulos considerados primitivos, pois permitem que se formem outras palavras quando são agregados afixos. 
	e. Excetuando as palavras Leite e Luz, os vocábulos restantes são todos primitivos e não possuem afixos.PERGUNTA 9
Há cinco tipos de derivação considerados no âmbito da gramática tradicional e da linguística: derivação prefixal, derivação sufixal, parassintética, regressiva e derivação imprópria.
Podemos dizer que a única alternativa correta é a seguinte:
	a. Derivação própria: a palavra primitiva não sofre acréscimos ou reduções em sua forma, apenas havendo a troca de função do vocábulo.
	b. Derivação parassintética ou parassíntese: ocorre quando há uma redução na estrutura mórfica da palavra primitiva. 
	c. Derivação sufixal: ocorre quando, posposto ao radical, é acrescido um prefixo, que possui significação. 
	d. Derivação prefixal: processo de formação em que se acrescenta um prefixo à palavra primitiva. 
	e.	Derivação regressiva: é um processo que ocorre ao se acrescentar ao radical, ao mesmo tempo, um prefixo e um sufixo, os quais não podem ser retirados do radical, sem que haja prejuízo da constituição da palavra.
PERGUNTA 10
Leia a música “Leãozinho” de Caetano Veloso: 
Fonte: https://www.letras.mus.br/caetano-veloso/43881/
Considerando a ideia de formação de palavras, podemos afirmar corretamente que:
	a. Na palavra “arrastando” estamos diante de um exemplo típico de derivação parassintética, pois a palavra primitiva é “rastar”, consequentemente, houve o acréscimo de um sufixo e prefixo.
	b. Na palavra “caminhando” estamos diante de um exemplo típico de derivação parassintética, pois a palavra primitiva é “minha”, sendo acrescido um prefixo (-ca) e um sufixo (-ando).
	c. O autor conseguiu desenvolver uma letra de música em que pouco trabalha com palavras primitivas, pois identificamos somente palavras derivadas e compostas.
	d. O autor da música utilizou de diferentes procedimentos relacionados a formação de palavras, como a derivação sufixal no vocábulo “leão” ou a a parassíntese no vocábulo “triste”.
 e. O recurso da derivação prefixal e sufixal em palavras primitivas como “triste” prejudica a música, pois dificulta a leitura e não constitui um verdadeiro exemplo de parassíntese.

Continue navegando