Buscar

Psicologia da Percepção

Prévia do material em texto

Psicologia da Percepção
Reconhecimento, localização e processamento descendente.
Professor: Ernani de Barros Gomes Neto Segundo 
Alunas: 
Bruna S. Martins
Izabella de Oliveira
Laura Ribeiro
Marcela de Oliveira
Maria Paula Calian 
Rayssa Queila 
Sarah Ribeiro
Susane Borges
 
Reconhecimento: 
Reconhecimento tem objetivo de classificar um objeto e separar em categorias ou classes. Quais os objetos diferenciam de acordo com cada aplicação, sejam elas por imagens, letras, formas ou na capacidade de detectar pequenas diferenças de posição no espaço de um objeto. Os padrões permitem que o cérebro possa aprender e generalizar. Existem vários tipos de reconhecimento e uma deles é reconhecimento de acuidade visual definida como a habilidade da percepção visual em distinguir detalhes, sinteticamente identificar corretamente letras ou formas. E o reconhecimento de reconhecimento de localização associada com a capacidade de detectar pequenas diferenças de posição no espaço de um objeto.
Localização: 
O estudo do corpo humano possibilita uma compreensão melhor sobre os sentidos, que são eles: olfato, paladar, visão, audição e tato. Esses sentidos estão relacionados com a percepção do meio externo e interno, proporcionando variedades de sensações, a partir disso, podemos assimilar conceitos que empreendem o conhecimento que o indivíduo tem acerca de seu corpo. 
 Diferenciando-se em esquema corporal – processo inconsciente, em que o sujeito organiza seus sentidos sobre o mundo; e imagem corporal – processo consciente, em que há sentimentos do indivíduo em relação a seu corpo e sua personalidade.
Tipos de células sensoriais são especializados em captar estímulos provenientes do meio ambiente. Essas células são chamadas de: 
Exteroceptores: Localizam-se nos órgãos responsáveis pelo paladar, olfato, audição, visão e tato.
Interceptores: estão localizados nas vísceras e respondem a estímulos internos, relacionando-se ao funcionamento dos demais órgãos, em que possibilitam-nos a sentir prazer sexual, fome e sede.
Proprioceptores: localizam-se no esqueleto, na musculatura, tendões, e no aparelho vestibular da orelha interna – labirinto, promovendo processos inconscientes e conscientes, função locomotora e cinestesia.
Com isso: 
→ Paladar: é responsável pela percepção do sabor e textura dos alimentos.
→ Visão: é captada pelos nossos olhos. Identificando cores, imagens (formas, tamanhos, objetos...). 
→ Tato: sentido por meio do qual se conhece ou percebe, de tudo que entra em contato com o nosso tecido tegumentar – pele.
→ Audição: capacidade de perceber sons e distingui-los.
→ Olfato: capacidade de perceber odores. (sentimos os diversos cheiros ou odores a nossa volta).
Teorias ascendentes (BOTTON UP)
As teorias ascendentes são acionadas por dados. Isto é, por estímulos. Um processamento de baixo para cima é um tipo de processamento de informação baseado em dados de entrada vindos do meio ao qual o sistema pertence para formar uma percepção. Exemplo: Processo de leitura, onde o processo ascendente parte do texto para o leitor. É um processo linear.
Teorias descendentes (TOP-DOWN)
Teoria baseado no conhecimento, ou seja, uma grade de padrões de crenças, memórias e experiências armazenadas. Com esses dados recebidos a dois processos que permite o efeito descendente: O efeito prontidão e o feito de contexto. Exemplo: Parte do leitor para o texto. É um processo analítico, onde o leitor fará uso de seus conhecimentos prévios e processos cognitivos para entendimento do texto.
Processamento Paralelo
Um tipo de processamento no quais várias tarefas são concluídas por vez por diferentes processadores. Observe que no processamento paralelo há mais de um processador envolvido. No exemplo em tempo real, há várias filas de pessoas em pé para obterem bilhetes de trem. Nesse caso, cada fila é gerenciada por várias pessoas, de modo que várias pessoas receberão tickets de cada vez
 
Processamento serial 
Um processamento no qual uma tarefa é concluída por vez e todas as tarefas são executadas pelo processador em uma seqüência. Em um exemplo em tempo real, pessoas em fila e esperando por um bilhete de trem. Nesse caso, uma pessoa pode receber um ingresso de cada vez.
Como saber se a busca visual e serial ou paralela?
Suponhamos que há um display com diversas imagens em movimento (estimuladas) e que todos os estímulos sejam alvos.
Ao observamos, se o processamento for serial um primeiro item visto/analisado sempre será um alvo, e assim os tempos de detecção do alvo não devem depender do número de itens no display.
Se o processamento for paralelo, no entanto, nós, observadores, podemos captar informações e todos os estímulos simultaneamente. Quanto mais alvos existirem, mais informações estarão disponíveis. Assim, o tempo para detecção do alvo diminui conforme o número de alvos aumenta.
Que conclusões podemos tirar?
Primeiramente, é que algumas tarefas de busca visual envolvem busca paralela enquanto outras envolvem busca serial.
Segundo, é que processamento paralelo na busca visual é mais comum do que serial.
E, terceiro, é que o processamento serial está limitado a tarefas que são especialmente complexas e tem os tempos de detecção do alvo mais longos.
Bibliografia:
Psicol. Reflex. Crit. Vol. 14 no 1, Porto Algre – 2001
GLEITMAN, Henry; FRIDLUND, Alan J.; REISBERG, Daniel. Psicologia. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2009
MORAES, Paula Louredo. "Sistema Sensorial"; Brasil Escola.
CAGNO, Maurício José de Siqueira. Impacto das transformações somáticas do púbere sobre a percepção corporal, relações com a destreza manual e capacidade de localização proprioceptiva das mãos. Dissertação apresentada à Universidade São Judas Tadeu como requisito parcial para a obtenção do título de doutor em Educação Física. São Paulo, 2014.
Eysenck, W. Michael; Keane, Mark l. – Manual de Psicologia Cognitiva- 7ºed, 2017.
Web grafia:
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/Busca_etds.php?strSecao=resultado&nrSeq=5081@1
https://pt.wikibooks.org/wiki/Algoritmos/Reconhecimento_de_padr%C3%B5es/Introdu%C3%A7%C3%A3o
https://www.cognifit.com/br/habilidade-cognitiva/percepcao-espacial
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722001000100013

Continue navegando