Buscar

Conceitos Básicos de Epidemiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1ª)Questão
As doenças humanas não devem ser encaradas como eventos que ocorrem ao acaso, mas que estão relacionadas a uma rede de outros eventos que devem ser identificados e estudados. Nesse contexto, sobre o raciocínio epidemiológico NÃO podemos afirmar que:
		
	
	A epidemiologia estuda os Determinantes Sociais da Saúde (DSS) e as condições de ocorrência, bem como as possíveis formas de intervenção e controle das doenças e agravos à saúde em populações humanas.
	
	Os questionamentos epidemiológicos "como", "por que", "quando" e "em quem" são fundamentais para entender melhor os problemas de saúde.
	 
	Para o epidemiologista o que mais interessa é o diagnóstico de uma determinada doença em um determinado indivíduo.
	
	A Epidemiologia transcende a ¿biologização¿, visto que investiga problemas de cunho social
	
	Para o epidemiologista o que interessa realmente é como se dá a ocorrência de uma determinada doença inserida em uma estrutura social.
	
	
	
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:200602566453)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Hipócrates (a.C. 460 a 377 a.C.), o pai da Medicina, é considerado o precursor da Epidemiologia, devido aos seus relatos sobre as epidemias. Hipócrates não se limitava a analisar o paciente em si, mas possuía uma visão holística demonstrando antecipadamente um raciocínio epidemiológico. Qual a resposta correta sobre a epidemiologia?
		
	 
	Etimologicamente, a palavra Epidemiologia significa ¿ciência do que ocorre sobre o povo¿.
	
	Etimologicamente, a palavra Epidemiologia significa ¿ciência o povo faz¿.
	
	A epidemiologia não analisa as questões sociais.
	
	A epidemiologia analisa somente o processo de doença.
	
	A epidemiologia trabalha somente com o conceito de risco.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:200603392290)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A expressão história natural da doença, refere-se a um conjunto de relações específicas existentes entre três elementos, que são
		
	
	agente, vetor e hospedeiro.
	
	hospedeiro, agente e a patologia.
	
	ambiente causador, o suscetível, e o meio ambiente.
	
	o trabalho, o hospedeiro e a patologia.
	 
	agente, hospedeiro e ambiente.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:200603360721)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	O conceito de História Natural das Doenças que se propunha a introduzir a noção de multicausalidade, encontra-se melhor descrito em qual das alternativas?
		
	
	conjunto de práticas teóricas e de intervenções concretas na realidade que tem como objeto o processo saúde-doença nas coletividades.
	 
	conjunto de processos interativos que cria o estímulo patológico do meio biológico para o meio externo, ou outro meio, passando pela resposta do homem ao estímulo, até às alterações que levam a um defeito, invalidez, recuperação ou morte.
	 
	conjunto de ações que proporcionam o conhecimento e a detecção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle dos fatores de riscos e das doenças ou agravos relacionados à variável ambiental.
	
	conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.
	
	ações referentes aos dados coletados (coleta, análise e interpretação) se articulam à informação periódica como instrumento da prevenção, o que implica uma ação de controle sobre os riscos ambientais para a saúde.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:200602435345)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Ressaltar a atuação sobre os determinantes socioambientais da saúde e políticas públicas intersetoriais, voltadas à melhoria da qualidade de vida das populações e reforçar a tendência de diminuição das responsabilidades do Estado, delegando aos indivíduos, progressivamente, o autocuidado são os objetivos das ações de:
		
	
	Problematização.
	 
	Promoção da saúde.
	
	Formulação de hipóteses.
	
	Investigação do processo saúde/doença.
	
	Prevenção de doenças.
	
	
	
	
	
	
	
	6a Questão (Ref.:200602435346)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A saúde é um direito e um bem social. Dentro desse contexto, o estudo sobre os Determinantes Sociais da Saúde (DSS) é imprescindível para o desenvolvimento de ações que reduzam as iniquidades sociais. Sobre o enfrentamento dos Determinantes Sociais da Saúde (DSS) na perspectiva da integralidade dos direitos humanos são feitas as seguintes afirmações: I Os princípios de justiça social, equidade em saúde e direitos humanos e suas relações são valores fundamentais para a ação sobre os DSS. II A necessidade de um enfoque integral, intersetorial e participativo para a compreensão e ação sobre DSS é extremamente relevante. III A reflexão sobre os DSS, possibilita a elaboração de estratégias visando à diminuição das iniquidades em saúde e contribuíndo para o melhor exercício da justiça social e dos direitos humanos. IV Os DSS não exercem impacto no estado nutricional dos indivíduos. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	 
	Apenas a afirmação IV é falsa.
	
	As afirmações I e IV são verdadeiras.
	
	Todas as afirmações são falsas.
	
	As afirmações III e IV são verdadeiras.
	
	
	
	
	
	
	
	7a Questão (Ref.:200602569958)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Qual o conceito e aplicação Indicadores básicos para a saúde no Brasil está corretamente definido a seguir?
		
	
	Esperança de vida para uma faixa etária definida é um indicador local das condições de vida e saúde e reflete o padrão de morbidade de uma população
	 
	Indicadores são parâmetros utilizados internacionalmente com o objetivo de avaliar, sob o ponto de vista sanitário, a higidez de agregados humanos, bem como fornecer subsídios aos planejamentos de saúde, permitindo o acompanhamento das flutuações e tendências históricas do padrão sanitário de diferentes coletividades consideradas à mesma época ou da mesma coletividade em diversos períodos de tempo (Rouquayrol, 1999).
	
	Indicadores são marcas numéricas de autorização hospitalar.
	
	Indicadores sevem somente como determinantes de saúde.
	
	São indicadores somente os fatores relacionados ao surgimento de doenças, agravos e óbitos e os que podem ser evitados através de prevenção e assistência adequada.
	
	
	
	
	
	
	
	8a Questão (Ref.:200602435861)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	De acordo com Rouquayrol (1999), indicadores são parâmetros utilizados internacionalmente com o objetivo de avaliar, sob o ponto de vista sanitário, a higidez de agregados humanos, bem como fornecer subsídios aos planejamentos de saúde, permitindo o acompanhamento das flutuações e tendências históricas do padrão sanitário de diferentes coletividades consideradas à mesma época ou da mesma coletividade em diversos períodos de tempo. A qualidade de um indicador depende de vários atributos, como é o caso da mensurabilidade que significa a capacidade de:
		
	
	Responder a prioridades de saúde.
	 
	Basear-se em dados disponíveis ou fáceis de conseguir.
	
	Investir tempo e recursos.
	
	Medir as alterações de vários fenômenos.
	
	Reproduzir os mesmos resultados quando aplicado em condições similares.
	
	
	
	
	
	
	
	9a Questão (Ref.:200602435204)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Método pode ser conceituado como um modelo a partir do qual observamos, medimos e tomamos conhecimento dos fatos e dos acontecimentos da vida. A Epidemiologia, assim como acontece com outras áreas do conhecimento, tem o seu método próprio para reconhecer, medir e avaliar o seu objeto de trabalho. O método epidemiológico foi especialmente desenvolvido para ser aplicado à investigaçãodo processo saúde/doença em populações humanas e compreende várias etapas. Sobre as etapas do método epidemiológico são feitas as seguintes afirmações: I A observação é a caracterização do problema em estudo, por meio de instrumentos de medição. II A formulação de hipóteses é uma tentativa de explicação para um fenômeno observado, uma proposição que necessita ser verificada. III Estratégias de problematização propiciam o crescimento da capacidade humana em conhecer a realidade e transcender o seu universo. IV A conclusão é o momento da interpretação dos resultados. Assinale a alternativa correta:
		
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	Apenas a afirmativa II é verdadeira.
	
	Apenas a afirmativa IV é falsa.
	
	As afirmativas I, II e III são falsas.
	
	
	
	
	
	
	
	10a Questão (Ref.:200603210516)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Medronho (2006), define Pesquisa Epidemiológica como: Estudo da distribuição e dos determinantes dos eventos ou padrões de saúde em populações especificas, e a aplicação deste estudo para controlar/prevenir problemas de saúde. Diante desta definição, pode-se afirmar que são objetivos da Pesquisa Epidemiológica:
		
	
	Garantir a efetividade de programas de Saúde.
	 
	Descrever, Explicar, Predizer e Combater/Controlar situações de Saúde/Doença.
	
	Criar, Implantar e Avaliar Programas de Saúde.
	
	Observar, Financiar e Educar sobre situações de Saúde/Doença.
	
	Promover uma Transição Epidemiológica.

Outros materiais