Buscar

Direito Internacional Avaliando o Aprendizado III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO INTERNACIONAL
	Avaliando Aprend.: CCJ0056_SM_201401032851 V.1 
	Aluno(a): JADERSON MARCOS HIGINO BARBOSA
	Matrícula: 201401032851
	Desemp.: 0,5 de 0,5
	21/05/2018 21:15:47 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201401230862)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(CESPE - 2011 - TRF - 1ª REGIÃO - Juiz )- No que tange ao espaço aéreo internacional, à nacionalidade das aeronaves e ao TPI, assinale a opção correta.
		
	
	C) Segundo as regras internacionais, todo avião utilizado em tráfego internacional deve possuir pelo menos uma nacionalidade, determinada por seu registro ou matrícula. A aeronave poderá ter mais de uma matrícula ¿ as de complacência ¿, mas, no caso de a companhia aérea ser controlada pelo Estado, e não por particulares, cada avião deverá possuir uma nacionalidade singular.
	
	D) O TPI, instituição permanente, com jurisdição sobre as pessoas responsáveis pelos crimes de maior gravidade e funções complementares às jurisdições penais nacionais, constitui corte internacional vinculada à ONU, não dispondo de personalidade jurídica própria.
	
	E) Nos termos do Estatuto de Roma, o TPI só poderá exercer os seus poderes e funções no território de qualquer Estado-parte, sendo-lhe defeso agir em relação a atos praticados no território dos Estados que não tenham subscrito o Estatuto.
	
	B) O Estado exerce, sobre os ares situados acima de seu território e de seu mar territorial, soberania, que só não é absoluta porque sofre restrição ditada por velha norma internacional: o direito, reconhecido em favor dos aviões civis, de passagem inocente, que deve ser contínua e rápida, proibindo-se tudo quanto não seja estritamente relacionado com o ato de passar pelo espaço aéreo.
	 
	A) O TPI poderá impor à pessoa condenada pelos crimes que afetem a humanidade no seu conjunto a pena de prisão perpétua, se o elevado grau de ilicitude e as condições pessoais do condenado o justificarem. Entretanto, esse tribunal poderá reexaminar a pena com vistas à sua redução quando o condenado já tiver cumprido vinte e cinco anos de prisão.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201401228817)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Pablo Asiás, Cubano, casado com Maria, brasileira, é preso em flagrante delito tentando embarcar com destino a Amsterdã (Holanda) no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, com 20 kg de cocaína. Pablo é levado preso em flagrante delito pela polícia Federal e após dois anos é proferida a sentença condenatória de Pablo. Após o trânsito em julgado da sentença, o Ministério Público comunica o fato ao Ministério da Justiça para que seja aberto inquérito para a expulsão de Pablo, prevendo a lei o prazo de 15 dias para sua conclusão. O Ministro da Justiça, mediante Portaria, determina a instauração do inquérito expulsório de Pablo, determinando a notificação para o interrogatório. Acontece que Pablo conseguiu fugir, não sendo localizado pela Polícia Federal e assim a notificação é efetivada por edital com prazo de cinco dias. É nomeado defensor dativo, para representar Pablo, que apresenta a defesa no prazo de seis dias, conforme edital. Depois de encerrada a instrução do inquérito, este é encaminhado ao departamento de Polícia Federal que o recebe, anexando-o aos autos da ação penal e encaminhando-os ao Ministro da Justiça que por delegação e entendendo pela oportunidade e conveniência da medida, determina - por portaria - a expulsão de Pablo. Com relação à concessão da medida de saída compulsória em questão, marque a opção correta:
		
	
	A concessão da medida é ilegal, já que Pablo é casado com brasileira e mesmo não sendo ela dependente dele economicamente, vivem juntos há um ano e este fato impede a expulsão de Pablo.
	 
	A medida, embora de natureza política, não deveria ter sido concedida, já que houve ilegalidade no procedimento previsto na legislação competente, que prevê que no caso de prática do crime de tráfico de entorpecentes que o inquérito será sumário e todos os prazos reduzidos à metade, o que não foi respeitado no caso.
	
	Pablo deveria ser preso e responder pelo crime de tráfico de entorpecentes na justiça brasileira e o Brasil não pode expulsá-lo antes que ele cumpra a pena a ele atribuída.
	
	A concessão da medida é legal, já que não houve comprovação de impedimentos legais à concessão da medida e manifestada pelo Ministro de Justiça, ao fim do inquérito, a oportunidade e conveniência política para sua efetivação.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201401706920)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A CRFB/88 identifica as hipóteses de caracterização da nacionalidade para brasileiros natos e os brasileiros naturalizados. Com base no previsto na Constituição, assinale a alternativa que indica um caso constitucionalmente válido de naturalização requerida para obtenção de nacionalidade brasileira.
		
	 
	Maria, 45 anos, cidadã russa, residente e domiciliada no Brasil desde seus 25 anos de idade, processada criminalmente por injúria, mas absolvida por sentença transitada em julgado.
	
	Louis, cidadão francês, domiciliado em Brasília há 14 anos, que está em liberdade condicional, após condenação pelo crime de exploração sexual de vulnerável.
	
	Anderson, cidadão português, domiciliado no Brasil há 360 dias.
	
	Juan, cidadão espanhol, casado com Beatriz, brasileira,ambos residentes em Barcelona.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201401230662)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(CESPE/ TRF5 / JUIZ/ 2006) Julgue os itens seguintes quanto aos tratados internacionais e ao respectivo processo de elaboração, vigência e efeitos em relação a terceiros.
		
	 
	___ Antes do início da negociação de qualquer tratado bilateral, o ministro das Relações Exteriores do Brasil deve apresentar carta de plenos poderes, perante o governo co-pactuante, para habilitá-lo a participar dessa fase e, posteriormente, a assinar o tratado em caráter definitivo.
	 
	__ Durante uma negociação multilateral, se determinado Estado aceitar, expressamente e por escrito, o encargo de depositário, mas acabar por não ratificar o tratado em questão, mesmo assim, esse Estado permanecerá vinculado à obrigação contraída, na condição de terceiro.
	 
	___ Para que uma convenção sobre direitos humanos seja equivalente às emendas constitucionais, é necessário que seja aprovada, em cada casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros.
	 
	___ Os efeitos do tratado celebrado entre dois Estados fronteiriços, que modifica o curso da linha limítrofe que os separa, não repercutem sobre os demais Estados, por tratar-se de uma nova situação jurídica de interesse apenas desses dois Estados fronteiriços.
	 
	______No Brasil, a vigência interna de um tratado não coincide, necessariamente, com a sua entrada em vigor no plano do direito internacional.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201401815117)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale o item que corresponde ao conceito de assinatura
		
	 
	Ato que põe termo a uma negociação fixando e autenticando o texto do compromisso
	
	Norma indireta que indica o direito aplicável às diversas situações jurídicas, quando ligadas a mais de um sistema legal.
	
	Tratado no qual se detecta duas fases de expressão do consentimento, compostas primeiro pela assinatura e segundo em caráter definitivo pela ratificação
	
	Acordo bilateral sobre matéria de importância limitada que se conclui mediante procedimento breve, geralmente sob a forma de troca de notas, envolvendo apenas o ramo executivo do poder público.
	
	Tratado que estabelece uma relação jurídica obrigacional que vincula as partes por prazo determinado ou por prazo indefinido.

Continue navegando