Buscar

Trabalho pro dia 28.03

Prévia do material em texto

1) Discorra acerca do Princípio da Necessidade do Processo em Relação à Pena, conforme a ótica do autor.
De acordo com a perspectiva do autor, o princípio da necessidade do processo em relação à pena tem o propósito de impor uma pena ao delito praticado, por intermédio do devido processo penal. Esse processo é o único que reconhece a imposição de pena, de natureza legítima, pois este não tem realização concreta fora do processo correspondente, e também quando a substituição da vingança privada. 
Esse princípio, conforme o autor salienta, resulta da prática realista da aplicação no campo penal, expressando o monopólio da jurisdição penal por parte do Estado e também a instrumentalidade do processo penal, o qual são divididos em três âmbitos, que seria a exclusividade do direito penal, a exclusividade pelos Tribunais e por fim a exclusividade processual. Dessa forma, é pertinente ao juiz a aplicação da pena proporcional ao delito praticado, observando fielmente as normas constitucionais. 
2) Ao discorrer sobre o caráter instrumental do processo penal, o autor refere que ele não serve a uma única finalidade, qual seja, a satisfação da pretensão executória. Para o autor, qual a principal finalidade do processo penal?
	
	Em linhas gerais, o autor afirma que não se deve haver descrição quando for afirmar que o processo é um instrumento, e que essa é a razão base de sua existência. A principal finalidade do processo penal é a função política do processo, a qual observa severamente as garantias constitucionais conforme a Constituição Federal. 
	Diante do exposto no texto, como o próprio autor evidencia, os “objetos sociais e políticos, o que conduz a uma relatividade binômio direito-processo”, que seria o que o Direito Penal e Processual tem em comum, os quais têm como mesmo objetivo - respeitando claramente sua separação institucional e a autonomia - a fiel proteção do indivíduo. 
4) Como o autor relaciona a preocupação com o tempo do processo, sua aceleração, e o conjunto de garantias processuais? 
	Como se depreende no texto, o autor ressalta que a velocidade das informações, denominada tempo da sociedade é oposta ao tempo do direito. O Estado de Urgência é a denominação para a aceleração no âmbito legal, resultando em uma margem de hesitações, um derrocado Estado Social, e um progresso em relação a sociedade de risco. 
	O autor afirma que a celeridade do processo deve ocorrer, em outras áreas do direito, como inserir, de certa forma, uma tecnologia de alta qualidade na administração da justiça. Por fim, já no ato de julgar, o juiz deve dispor de um tempo maior para poder refletir, observando sempre as garantias constitucionais. 
5) Qual a relação entre o modo de gestão da prova e o modelo de sistema processual penal adotado?
	
	Em linhas gerais, como estudado em aula, o sistema penal brasileiro é inquisitivo, além de se reconhecer na investigação preliminar esse caráter, como também na execução penal, mascarado pelo modelo acusatório. O cenário atual do brasil no sistema processual se da por meio de um modelo déspota e de efetividade repressiva, caracterizado pelo sistema acusatório. O autor, por fim, faz ressalvas ao Código de Processo Penal, o qual legaliza os poderes de investigação e instrução do juiz, que são considerados inconstitucionais.

Continue navegando