Buscar

resumo de ditadura

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Resumo do trabalho de Sociologia – Da ditadura militar ao Brasil de hoje
Integrantes: Ariele Pedral, Bruna Silveira, Carolina Costa, Cindie Hellen, Gabrieli Carreiro, Pietra Rodrigues, Rafaela de Melo, Ricardo Lima, Thatiana Lima, Tainá Souza
Em primeiro lugar, é de suma importância destacar que o Brasil já obteve diversos modelos de governo. Ao passo em que as condições políticas, sociais e até mesmo econômicas do país são analisadas, o compreendimento da história é mais bem utilizado. Sendo assim, esse trabalho traz como conteúdo essas questões.
A ditadura militar no Brasil teve seu início com o golpe militar de 31 de março de 1964. Os militares na época justificaram o golpe, sob a alegação de que havia uma ameaça comunista no país. Nesse período, a liberdade de expressão e de organização era quase inexistente. Partidos políticos, sindicatos, agremiações estudantis e outras organizações representativas da sociedade foram suprimidas ou sofreram interferência do governo. Os meios de comunicação e as manifestações artísticas foram reprimidos pela censura.
No apogeu militar, a União Nacional dos Estudantes, caracterizada como Movimento Estudantil desempenhou o papel de oposição ao autoritarismo e luta pela liberdade democrática. Além disso, as "Diretas Já”, ocorridas em 1983, foram uma das que tiveram a maior participação popular no Brasil. Ele era favorável à aprovação da Emenda Dante de Oliveira, que garantia eleições diretas para o cargo de Presidente da República. Para a decepção do povo, a emenda não foi aprovada pela Câmara dos Deputados. Depois de tantas reviravoltas, no dia 15 de janeiro de 1985, o Colégio Eleitoral escolheria o deputado Tancredo Neves, que concorreu com Paulo Maluf, como novo presidente da República. Ele fazia parte da Aliança Democrática – o grupo de oposição formado pelo PMDB e pela Frente Liberal. Era o fim do regime militar. Porém Tancredo Neves ficou doente antes de assumir e faleceu.
Após esses eventos, tem-se, então, a instauração de uma democracia que existe até os dias atuais. Nela, depois da ditadura, já houve seis respresentantes (José Sarney, Fernando Collor, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio, Dilma Rousseff) que governaram. Cada um deles precisou adotar uma medida que se encaixasse com as necessidades da época. Isso porque os mesmos precisam representar a maior parte da população e, assim, ajudá-la. Por isso, pode-se afirmar os políticos estão simbolizando os ideais da maior parte dos cidadãos. 
Além disso, vale ressaltar a importância das manifestações no âmbito democrático. Elas são fundamentais, pois é através das mesmas que os indivíduos podem expressar suas ideologias, indignações. Outro ponto que as tornam ainda mais relevantes é o fato de se divergirem da ditaduta. Afinal, no período em que o país era administrado pelo regime militar, a censura era um método muito utilizado e, por isso, os cidadãos não tinham a liberdade de se opor ao sistema. Seguindo essa linha de raciocínio, destacam-se algumas formas de manifestações existentes e suas variedades de elementos:
	Marchas- manifestação em forma de marcha em direção a determinado local associado às reivindicações ou ao protesto dos manifestantes.
	Piquete- manifestantes bloqueiam o acesso a um local específico ou a uma via pública.
	Protesto sentado- pessoas sentam-se no chão, ocupando determinada área.
Protesto nu- manifestantes marcham sem roupas
Portanto, constata-se que viver em uma democracia é muito importante para o desenvolvimento intelectual do indivíduo. Em um regime militar, o ser humano não pode se opor e, por isso, não consegue modificar as situações nas quais está. Ainda que ele pense e se indigne, nada pode fazer, pois todas as suas ações são reprimidas. Nesse sentido, a democracia, apesar de nem sempre agradar a todos, consegue satisfazer uma maioria e, por isso, é a melhor opção para os indivíduos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais