Buscar

Etapa 3 Passo 1 Elementos de Máquinas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Etapa 3 Passo 1 – Elementos de Máquinas
ETAPA 3
Passo 1
1 – Quais as principais características de cada mancal?
Mancais de deslizamento: Os mancais de deslizamento geralmente são constituídos de uma bucha fixada num suporte. Estes mancais são usados em máquinas pesadas ou em equipamentos de baixa rotação, porque a baixa velocidade evita superaquecimento dos componentes expostos ao atrito.
Mancais de rolamento: Quando necessitar demancal com maior velocidade e menos atrito, o mancal de rolamento é o mais adequado.
Os rolamentos são classificados em função dos seus elementos rolantes. São eles, o rolamento de esfera, rolamento de rolo e rolamento de agulha. Geralmente são constituídos de dois anéis concêntricos, entre os quais são colocados elementos rolantes como esfera, roletes e agulhas.
2 – Qual a características quantoà vida útil de cada mancal?
Mancais de deslizamento: A vida útil dos mancais de deslizamento poderá ser prolongada se alguns parâmetros de construção forem observados:
Os materiais de construção dos mancais de deslizamento deverão ser bem selecionados e apropriados a partir da concepção do projeto de fabricação.
O projeto de fabricação deverá prever as facilidades para os trabalhos de manutençãoe reposição, considerando as principais funções dos mancais de deslizamento que são apoiar e guiar os eixos.
O projeto também deverá conter um sistema de lubrificação eficiente, devido as forças de atrito que gera desgastes e calor.
Mancais de rolamento: O rolamento possui uma vida útil, pois a sua utilização acarretará na fadiga do material que o compõe. Segundo SANTOS, o tempo após o qualsurgirá o primeiro sinal de fadiga depende da quantidade de ciclos de trabalho e da intensidade de carga aplicada no rolamento. A fadiga ocorre em função de tensões internas cíclicas cujo aparecimento ocorre imediatamente abaixo da superfície na zona de carga. Com o tempo, essas chegam à superfície na zona de carga. Com o tempo, essas chegam à superfície e fragmentos de material são destacados,fenômeno conhecido como descascamento. Esse fenômeno não indica que o rolamento deixou de ser propício à utilização, mas sim que a vida útil do rolamento está chegando perto do seu fim.
3 – Quais os principais modos de falha de cada mancal?
Mancais de deslizamento: Produzem altas temperaturas de serviço, provocam desgaste em buchas e eixos devido a deficiente lubrificação, provocam perdas de rendimentodevido ao atrito, não permitem desalinhamento e exigem constantes lubrificações.
Mancais de rolamento: Carregamento mais pesado do que o previsto, lubrificação inadequada ou imprópria, manuseio sem cuidados, vedação ineficaz, ou ajustes apertados demais, resultante em folga interna insuficiente no rolamento. Cada um desses fatores resulta em um tipo de dano e deixa uma impressão específica norolamento. Por consequência, a análise de um rolamento danificado possibilita, na maioria das vezes, chegar a uma conclusão sobre a causa do dano e adotar as ações necessárias para evitar recorrência.
4 – Fazer uma tabela com as vantagens e desvantagens de cada mancal.
Mancais de deslizamento
Quadro 3: Vantagens e desvantagens dos mancais de deslizamento.
Vantagens
Desvantagens
Simples montagem edesmontagem
Produzem altas temperaturas de serviço
Adaptam-se facilmente as circunstâncias
Provocam desgates em buchas e eixos devido a deficiente lubrificação
Formatos de construção variados
Provocam perdas de rendimento devido ao atrito
Não permitem desalinhamento
Exigem constante lubrificação
Mancais de Rolamento 
Vantagens
Desvantagens
Menor atrito e aquecimento
Maior sensibilidade aoschoques
Baixa exigência de lubrificação
Maiores custos de fabricação
Intercambialidade internacional
Tolerância pequena para carcaça e e alojamento do eixo
Não há desgate do eixo
Não suporta cargas tão elevadas como os mancais de deslizamento
Pequeno aumento da folga durante a vida útil.
Ocupa maior espaço radial
LER DOCUMENTO COMPLETO

Outros materiais