Buscar

JURISDIÇÃO CASOS 1 A 6

Prévia do material em texto

JURIDIÇÃO CONSTITUCIONAL
CASOS CONCRETOS – 1 A 6
ALUNA: MONIQUE ANNE MENDONÇA RAQUEL
MAT: 201301511943
CASO SEMANA 01 
 
01) D) A vinculação sumular indice sobre a Administração publica direta e indireta e os demais orgãos do poder judiciário, não podendo, porém, incidir sobre o Poder Legislativo, pois o mesmo pode criar uma Lei ou PEC'S que contrarie sumula vinculante, porem estas terão o efeito de presunção de inconstitucionalidade. Chama-se de Reversão Legislativa. 
 
02) a) O processo e julgamento compete ao Tribunal do Juri do Distrito Federal e seus territorios, pois João é um cidadão comum e não possui Foro Privilegiado. 
 
b) Recorre para o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e seus territorios. 
 
CASO SEMANA 02 
 
01) D) Aos TRFs compete processar e julgar, originariamente, os mandados de segurança impetrados contra ato de juiz federal ou contra ato do próprio tribunal 
 
 
CASO SEMANA 03 
 
01) C) Quando o conteúdo da norma infraconstitucional conflita com o texto da Constituição da República e também contém vício com relação a sua formação. 
 
02) A) Norma materialmente constitucionais são aquelas que se limitam ao chamado "conteúdo ideal de uma constituição", qual seja: Direitos e garantias fundamentais, Separação dos poderes e Estrutura e organização do Estado. O que passar disso não é uma norma materialmente constitucional, esta ideia é aplicada nos Estados Unidos, não no Brasil. Aqui no Brasil a concepção da constituição é formal; ou seja, respeitando os limites do art 60 da CF/88 todo conteúdo positivado terá natureza de norma constitucional. 
 
B) Não esta correto, pois a concepção brasileira é a concepção formal, neste sentido o dispositivo so poderá ser tirado pediante uma PEC. 
 
 
CASO SEMANA 04 
 
01) D) O Presidente da República poderá vetá-lo, por motivo de inconstitucionalidade formal, na parte que majorou a remuneração dos servidores públicos, uma vez que a iniciativa legislativa nessa matéria é privativa do Chefe do Poder Executivo, devendo o veto ser exercido no prazo de quinze dias úteis. 
 
02) Não é possível o controle preventivo de constitucionalidade, pois no caso concreto trata-se de um Projeto de Lei ferindo o art. 60 da CF/88, e a so é vedado pela constituição a tramitação de PEC contra clausulas pétreas, neste caso é um Projeto de Lei, ou seja, não cabe o controle preventivo. 
 
 CASO SEMANA 05 
 
01) D) está incorreto, posto que violou a cláusula de reserva de plenário, ainda que não tenha declarado expressamente a inconstitucionalidade do ato normativo. 
 
02) a Ação Civil Pública é a via adequada para a defesa de um direito individual homogêneo, além de que nas Ações Civis Publicas, o controle de constitucionalidade difuso pode ser exercido incidentalmente, por via concreta. 
 
 CASO SEMANA 06 
 
01) C) qualquer juiz, em primeira instância, acolhe argüição incidental de inconstitucionalidade. 
 
02) Decisões vinculantes são em sumulas vinculantes e em decisões do pleno no controle concentrado de constitucionalidade. No controle difuso não é vinculante, por isso neste caso não há de se falar em vinculação, visto que os efeitos são Inter Partis, Ex Tunc.

Continue navegando