Buscar

Aluno CLEVISON

Prévia do material em texto

Aluno: Clevison Neris Santana 
Bom, meu parecer os projetos principais estabilização e proteção das margens são evitar erosão das mesma com perda material e dados aos terrenos adjacentes; melhorar o alimento dos fluxos manter as formas da seção transversal; contribuir com estabilidade geotécnica; contribuir com a formação, aspecto visuais e paisagístico, limpeza, etc.
Podemos cintar como exemplos para realização de tais objetivos a proteção de portos, ancoradouro e acesso a exclusa; proteção de pista de tráfego junto as margens, pontes, encontro de acesso, proteção de tomadas d águas e estruturas de descarga, entre outros.
A ação hidráulica sobre as margens se dá na forma de correntes, que arrastam ao material constituinte e na forma de ondas, provocadas pelo próprio escoamento, vento, operação de estrutura hidráulicas ou pelo movimentos da embarcação.
Pois para a elaboração do projeto de proteção das margens é fundamental o conhecimentos dos fatores que afetam a estabilidade tais como as causas e tipos de erosões, desbarrancamentos e etc. pois estas causas podem de modo geral pode ser classificadas dois tópicos; ação hidráulica, devido as correntes de ondas; estabilidade geotécnica resultado da saturação e infiltração de água.

Continue navegando