Buscar

QUESTIONARIO DIREITO INTERNACIONAL UND II

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
A Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável (CMDS), comumente chamada Rio+10, que ocorreu em Johanesburgo, na África do Sul, de 26 de agosto a 4 de setembro de 2002, teve como objetivo principal:
	
	a.
	discutir soluções já propostas na Agenda 21
	
	b.
	discutir as condições climática da Terra
	
	c.
	discutir o conceito de desenvolvimento sustentável
	
	d.
	discutir soluções para a diminuição da emissão de gases poluentes na atmosfera
	
	e.
	Nenhuma das alternativas anteriores.
PERGUNTA 2
Considera-se sustentável uma atividade econômica sustentável que
	
	a.
	interage com o meio ambiente, mas não se utiliza dos bens ambientais
	
	b.
	interage com o meio ambiente, mas protege-o e preserva-o para as presentes e futuras gerações.
	
	c.
	interage com o meio ambiente, esgotando seus recursos
	
	d.
	não interage com o meio ambiente
	
	e.
	Nenhuma das alternativas anteriores.
PERGUNTA 3
Considere o texto a seguir: O conceito de desenvolvimento sustentável tem ocupado uma posição central nas discussões sobre os modelos de desenvolvimento da sociedade mundial contemporânea, particularmente depois da publicação do relatório da Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, "Nosso Futuro Comum", em 1987 (conhecido como Relatório "Brundtland"). As bases consensuais do desenvolvimento sustentável referem-se ao ideal de harmonizar o desenvolvimento econômico com a proteção ambiental e considera que "O desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem as suas próprias necessidades." Assinale a alternativa que representa os princípios do desenvolvimento sustentável apresentados pelo Relatório Brundtland e que podem ser adotados como estratégia pelos países do mundo, inclusive pelo Brasil.
	
	a.
	Adotar tecnologias criadas em países desenvolvidos, onde a preservação ambiental e a distribuição da riqueza estão adequadas aos padrões sustentáveis.
	
	b.
	Investir no modelo de crescimento econômico quantitativo, tendo a renda como condição fundamental de desenvolvimento.
	
	c.
	Dar prioridade às políticas sociais de redução da pobreza, de aumento de oferta de empregos, de conservação da biodiversidade e de geração de novas oportunidades e atitudes.
	
	d.
	Promover maior liberalização da economia, pois o mercado é o melhor mecanismo de otimização do uso dos recursos, particularmente os relacionados com o ambiente.
	
	e.
	Reduzir a emissão de gases de efeito estufa.
PERGUNTA 4
Das assembleias da ONU partem decisões em diferentes níveis e setores. Em uma assembleia realizada em 1972, foi criado o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente). Desde então, foram realizadas várias conferências mundiais para discutir a temática ambiental. Dentre elas, pode-se destacar a realizada na cidade
	
	a.
	do Cairo, em 1980, para discutir as questões ligadas à desertificação e ao desmatamento.
	
	b.
	de Nairóbi, em 1995, para discutir a produção e consumo de produtos transgênicos em países pobres.
	
	c.
	de Quioto, em 1997, onde se discutiram as mudanças climáticas provocadas pelo efeito estufa.
	
	d.
	de Johanesburgo, em 2000, onde se desenvolveu o conceito de desenvolvimento sustentável.
	
	e.
	de Porto Alegre, em 2002, para discutir os problemas sociais provocados pelos desequilíbrios ambientais.
PERGUNTA 5
Entende-se por sustentabilidade social
	
	a.
	um processo de desenvolvimento que leve a um crescimento desordenado com distribuição equitativa de renda, gerando, com isso, a diminuição das atuais diferenças entre os diversos níveis na sociedade e a melhoria das condições de vida das populações.
	
	b.
	um processo de desenvolvimento que leve a um crescimento estável com distribuição desigual de renda, gerando, com isso, a diminuição das atuais diferenças entre os diversos níveis na sociedade e a melhoria das condições de vida das populações.
	
	c.
	um processo de desenvolvimento que leve a um crescimento estável com distribuição equitativa de renda, gerando, com isso, a diminuição das atuais diferenças entre os diversos níveis na sociedade e a melhoria das condições de vida das populações.
	
	d.
	um processo de desenvolvimento que leve a um crescimento estável com distribuição equitativa de renda, gerando, com isso, o aumento das atuais diferenças entre os diversos níveis na sociedade e a melhoria das condições de vida das populações.
	
	e.
	Nenhuma das alternativas anteriores.
PERGUNTA 6
O desenvolvimento econômico só será legítimo quando:
	
	a.
	propiciar lucro para os sócios e acionistas da empresa
	
	b.
	promover a proteção e a preservação dos recursos ambientais para as presentes e futuras gerações
	
	c.
	aumentar a balança comercial do País, tornando-a superavitária
	
	d.
	promover o desgaste dos recursos ambientais
	
	e.
	Nenhuma das alternativas anteriores.
PERGUNTA 7
Organização das Nações Unidas realizou três importantes conferências sobre o meio ambiente: na Suécia, em 1972; no Brasil, em 1992; na África do Sul, em 2002. Fazendo-se uma avaliação desses trinta anos, pode-se afirmar que:
	
	a.
	os problemas ambientais ampliaram-se, apesar dos países industrializados diminuírem muito o consumo de produtos agropecuários.
	
	b.
	os países de agricultura moderna deixaram de utilizar agrotóxicos para evitar problemas vividos pelos países já industrializados.
	
	c.
	aumentou a preocupação com o meio ambiente, mas os países capitalistas não se dispõem a diminuir a produção industrial e a modificar os padrões de consumo.
	
	d.
	os conflitos religiosos entre países ricos e pobres são as causas da não obediência aos acordos assinados nas conferências sobre meio ambiente.
	
	e.
	os países pobres, em função da falta de educação ambiental, são os principais responsáveis pelo aumento dos problemas ambientais.
PERGUNTA 8
Para que se possa falar em desenvolvimento sustentável, é preciso observar quatro condições, que devem ocorrer em conjunto. Não faz partes dessa lista de condições:
	
	a.
	aumento persistente da renda média.
	
	b.
	desconcentração na estrutura de rendas.
	
	c.
	equilíbrio na balança comercial
	
	d.
	conservação das condições ambientais
	
	e.
	Nenhuma das alternativas anteriores.
PERGUNTA 9
Sobre o desenvolvimento sustentável, discutido atualmente em todo o mundo pelos movimentos sociais e movimentos ambientalistas, pode-se afirmar:
I. É fruto da Terceira Revolução Industrial e tem como princípio básico o uso racional dos recursos naturais e das fontes de energias renováveis, na produção de equipamentos resultantes do desenvolvimento tecnológico.
II. Estabeleceu-se a partir da implantação da nova Divisão Internacional do Trabalho (DIT), na qual os países ricos responsabilizam-se por um tipo de pro¬dução industrial, com baixa emissão de gases tóxicos, dando margem aos países pobres a ampliarem a sua produção e consequente emissão de gases.
III. Resulta dos debates acerca dos problemas ambientais e configura-se como uma forma de progresso econômico que compromete o meio ambiente e tem como princípio o uso racional dos recursos naturais disponíveis e indisponíveis. Está(ão) correta(s) apenas:
	
	a.
	I e II
	
	b.
	II
	
	c.
	II e III
	
	d.
	I
	
	e.
	I e III
PERGUNTA 10
“Inspiradas no espírito contestador dos anos 1960, elas surgiram na Europa com a ideia de que as pessoas devem se unir e se organizar de forma independente para realizar ações públicas, defendendo a autogestão, sendo que no Brasil começaram a aparecer na década de 1980, ganhando destaque e se expandindo de forma acelerada na década de 1990”. Tal afirmativa se refere:
	
	a.
	Cruz Vermelha.
	
	b.
	Movimento Sem Terra – MST.
	
	c.
	Organizações Não Governamentais – ONG’s.
	
	d.
	Neoliberalismo.
	
	e.
	Movimento Hippie.

Continue navegando