Buscar

Avaliação Parcial 2

Prévia do material em texto

Avaliação Parcial: CCT0745_SM_201802393668 V.1 
	Aluno(a): JOÃO PAULO GOMES DO NASCIMENTO
	Matrícula: 201802393668
	Acertos: 6,0 de 10,0
	Data: 22/05/2018 22:47:40 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201802498925)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Analise as sentenças abaixo e classifique-as como Verdadieras (V) ou Falsas (F). Em seguida, assinale a alternativa que traz a sequência correta de preenchimento dos parênteses. 
(  ) Há conceitos diferenciados sobre sociedade, ciência e tecnologia, variando de acordo com o período histórico, a cultura, o contexto e a abordagem que lhe são atribuídos. 
(  ) Sociedade, ciência e tecnologia mantêm uma relação contínua entre si, em constante interação, entretanto não determinam impactos mútuos em sua evolução. 
(  ) A ciência e a tecnologia, bem como seus fatos e artefatos, são neutros e universais, não cabendo, portanto, ao profissional de TIC avaliar antecipadamente os impactos de sua ação no contexto regional e organizacional de sua atuação. 
(  ) A abordagem da associação em rede nos traz uma visão mais ampla das relações entre sociedade, ciência e tecnologia, com atores protagonistas, que em sua atuação em rede, geram fatos e artefatos tecnológicos, de acordo com interesses específicos, direcionando a evolução científica e tecnológica num determinado momento.
		
	 
	V, F, F, V.
	
	F, F, F, V.
	
	V, V, V, F.
	
	V, F, V, V.
	
	F, V, F, V.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201803000070)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Antes da utilização da rede internet, existia em algumas universidades a Rede acadêmica Bitnet, (Because Its Time Network), muito utilizado para troca de e. mails principalmente, com a criação e a popularização da Internet tivemos diversos benefícios como :
		
	
	novas formas de entretenimento e relacionamento parcial com a sociedade
	 
	possibilitar uma revolução na disponibilização e no acesso à informação
	
	utilização da internet apenas em ambiente acadêmico
	
	velocidade nos canais de comunicação de dados sem a exclusão digital
	
	acesso geral a todos os usuários da grande rede sem restrições
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201802499082)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Leia o caso abaixo e relacione corretamente a uma das abordagens: 
André está atuando como gerente em um projeto para desenvolvimento de aplicativos para aparelhos móveis e analisa cuidadosamente o papel e a atuação de cada ator na cadeia de desenvolvimento e também de utilização desses aparelhos. Está muito empolgado com a fase de testes, na qual poderá avaliar o impacto de cada ator na utilização desses aparelhos e identificar outros atores e artefatos também relacionados e não previstos nas fases de projeto e desenvolvimento.
		
	 
	da associação em rede
	
	do determinismo tecnológico
	
	da dialética
	
	da sociedade da cibercultura
	
	da neutralidade
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201802498949)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Na análise da evolução social, científica e tecnológica do homem contemporâneo podemos identificar quatro abordagens principais: 
(1) da neutralidade 
(2) do determinismo tecnológico 
(3) da dialética 
(4) da associação em rede 
Correlacione cada abordagem à sua definição e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência de preenchimento correta:
(  ) As tecnologias são apresentadas como autônomas, como algo fora da sociedade e são consideradas forças independentes, autocontroláveis, auto-determináveis e auto-expandíveis, vistas como algo fora do controle humano, mudando de acordo com seu próprio momento e moldando inconscientemente a sociedade. 
(  ) A ciência e a tecnologia não são boas ou más, são neutras, e sua evolução seria o resultado do seu progressivo desvelamento e da contínua descoberta da verdade, e por isso, único, universal e coerente com o progresso. 
(  ) A tecnologia é vista como inserida numa rede de relações, para a qual concorrem os diferentes aspectos da vida em sociedade tendo como protagonistas diferentes atores, que se movimentam em redes, movidos por interesses específicos. 
(  ) Baseia-se numa contínua relação recíproca, na qual nada pode ser entendido isoladamente, fora da realidade a sua volta e sem relações constantes de determinação mútua.
		
	 
	2, 4, 1, 3
	
	4, 3, 2, 1
	
	3, 1, 2, 4
	
	2, 1, 3, 4
	 
	2, 1, 4, 3
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201802499344)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Um dos pontos do documento brasileiro sobre projetos da Sociedade da Informação (Livro Verde) é:
		
	
	quadro regulatório para diminuir lucros dos empresários.
	 
	falta de necessidade de fluência tecnológica por parte das pessoas.
	
	isolamento do Brasil para preponderância entre os países latino-americanos.
	 
	pesquisa e desenvolvimento para gerar conhecimento e riquezas para a nação.
	
	administração centrada unicamente nos interesses do governo.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201802497487)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Assinale a alternativa abaixo que reúne somente características da Sociedade do Conhecimento:
		
	
	Noção de espaço virtual; Imprensa e livros; Informação e tecnologia como fonte de riqueza; Produção em série
	
	Internet e realidade virtual; Redes de relacionamento; Produção em série; Valorização do capital; Noção de mercado
	
	Redes de relacionamento; Valorização do capital; Noção de mercado; Desenvolvimento intensivo de hardware e software
	
	Economia mercantilista; Mercado de trabalho retraído; Fortes questões religiosas; Informação como forma de empobrecimento
	 
	Noção de espaço virtual; Geração do conhecimento como atividade principal; Informação e tecnologia como fonte de riqueza; Mercado globalizado
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201803065986)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Conhecimento é o ato ou efeito de conhecer algo. É construído através de informações que você adquire e associa, de forma que você passa a (re)conhecer, discernir e associar (novas) informações sobre o assunto. Por exemplo, um cozinheiro acumula ao longo do tempo (experiência) conhecimento sobre o funcionamento de uma cozinha e as receitas que faz. Fica claro que o conhecimento está relacionado à mente das pessoas e como elas processam as informações. O homem quer programar o computador de forma a transferir o conhecimento de alguém para outro.
Sobre digitalizar o conhecimento podemos afirmar que:
		
	
	Apesar de simples, é impossível de ser feito, pois não existem ferramentas adequadas em nosso contexto tecnológico atual.
	
	É possível, barato e fácil de ser feito, não dependendo de nenhum sistema especializado.
	 
	É um processo complexo e que exige ferramentas tecnológicas apropriadas, de forma que o conhecimento possa ser explicitado, armazenado, indexado, recuperado, compartilhado e difundido.
	
	É um processo simples e que não exige nenhum sistema especializado, podendo ser feito, por exemplo, com um editor de textos.
	
	É impossível de ser feito, pois não existem recursos tecnológicos adequados.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201803061832)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Analise as três sentenças abaixo sobre a revolução digital e, em seguida, assinale a única alternativa correta:
I. A revolução digital teve seu início marcado pelo surgimento da Internet e uso das novas tecnologias da informação e comunicação.
II. As novas tecnologias da informação e comunicação servem para apoiar somente as atividades econômicas e financeiras, mas não as governamentais, o comércio e a comunicação entre as pessoas.
III. Com as tecnologias da informação e comunicação o acesso, o armazenamento, a recuperação, o tratamento, a manipulação, a localização, o compartilhamentoe a difusão da informação e do conhecimento ficaram bastante facilitados.
		
	
	Todas as sentenças estão corretas.
	
	Somente as sentenças I e II estão corretas.
	 
	Somente as sentenças I e III estão corretas.
	 
	Somente a sentença III está correta.
	
	Somente a sentença I está correta.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201803007202)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O trabalho cooperativo baseado nas TIC possibilitou que profissionais geograficamente distribuídos pudessem se comunicar e desenvolver projetos em equipe, reduzindo custos e tempo de locomoção na geração e compartilhamento de novos conhecimentos, bem como o desenvolvimento de novas competências, valiosas na Sociedade do Conhecimento.
Essa é uma característica muito marcante em nossa Sociedade atual e, nesse contexto, podemos afirmar em relação aos profissionais:
I -   Devem ter facilidade para trabalhar em equipe;
II-   É interessante que tenham uma formação diversificada;
III-  Conhecer e saber utilizar os recursos digitais de forma crítica e responsável.
		
	
	Somente a afirmativa I está correta
	 
	Todas as afirmativas estão corretas
	
	As afirmativas I e II estão corretas
	
	Somente a afirmativa III está correta
	
	Todas as afirmativas estão erradas
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201803061717)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Para compreender a exclusão digital é fundamental situá-la na perspectiva de seu lugar na dinâmica de cada sociedade e do sistema internacional, como um elemento no conjunto de bens e serviços que determinam a qualidade de vida, a desigualdade social e as chances de desenvolvimento econômico. (SORJ, Bernardo. brasil@povo.com - A luta contra a desigualdade na Sociedade da Informação. Disponível em: < http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001346/134613por.pdf >. Acesso em: 20 de mar.2015.)
Marque a opção que não está de acordo com o enunciado da questão.
		
	 
	A exclusão digital não possui forte correlação com as outras formas de desigualdade social.
	
	Não são poucos os que argumentam que o problema da exclusão digital é irrelevante ou secundário, já que as novas tecnologias seriam um luxo de uma sociedade consumista e que a desigualdade deve ser combatida nas carências de alimentação, habitação, saúde e emprego.
	 
	A exclusão digital possui forte correlação com as outras formas de desigualdade social, e em geral, as taxas mais altas de exclusão digital encontram-se nos setores de menor renda.
	
	As novas tecnologias não são uma panacéia para os problemas da desigualdade, elas constituem hoje uma das condições fundamentais da integração na vida social.
	
	O combate à exclusão digital deve ser concomitante e articulado ao conjunto do elenco de políticas sociais de luta contra a desigualdade social.

Continue navegando