Buscar

Afetividades

Prévia do material em texto

Afetividade
Definições básicas
A vida afetiva é a dimensão psíquica que da cor, brilho e calor a todas as vivências humanas. Sem a afetividade, a vida mental humana seria vazia, sem sabor.
Diretamente ligada à emoção, a afetividade consegue determinar o modo com que as pessoas visualizam o mundo.
A afetividade compreende várias modalidades de vivências afetivas, como o humor, as emoções e os sentimentos.
Distinguem-se cinco tipos básicos de vivências afetivas:
Humor ou estado de ânimo: Definido como o tônus afetivo do indivíduo, estado basal e difuso em que se encontra a pessoa em determinado momento.
Emoções: As emoções podem ser definidas como reações afetivas agudas, desencadeadas por estímulos significativos.
Sentimentos: Os sentimentos são estados e configuração afetivas estáveis. Estão associados a conteúdos intelectuais, valores, representações e não implicam concomitantes somáticos.
Afetos: Define-se afeto como a qualidade e o tônus emocional que acompanha uma ideia ou representação mental.
Paixões: Um estado afetivo extremamente intenso, que domina a atividade psíquica como um todo.
Reação Afetiva
A vida afetiva acontece sempre quando há relações do Eu com o mundo e as pessoas ao redor, modificando de acordo com as mudanças circunstanciais.
Existem dois tipos de dimensões de respostas e reação afetiva, sendo a sintonização afetiva e a irradiação afetiva.
Sintonização afetiva
É a capacidade de o indivíduo ser influenciado afetivamente por estímulos externos, ou seja, o indivíduo ser capaz de se sentir triste em momentos dolorosos e complicados e se alegrar em momentos positivos, estando em sintonia com o ambiente.
Irradiação afetiva
É em relação a capacidade do indivíduo tem de transmitir, irradiar ou contaminar os outros com o estado afetivo momentâneo, ou seja, ser capaz de que outros entrem em sintonia com ele.
Rigidez afetiva 
O indivíduo não deseja, tem dificuldades ou impossibilidade em sintonização e irradiação afetiva, ou seja, ele não reage a situações momentâneas e não é capaz de produzir reações afetivas nos outros.
ALTERAÇÕES PATOLÓGICAS DA AFETIVIDADE
Alterações de humor
Distimia é o termo designado para alteração básica do humor, sendo a inibição e a exaltação. Não se deve confundir o sintoma distimia com o transtorno distimia (transtorno depressivo leve e crônico). O termo tristeza patológica vem substituindo a distimia hipotimica ou melancólica.
Distimia Hipertímica, expansiva ou eufórica, é utilizada para nomear a exaltação patológica do humor, sendo as bases afetivas dos quadros maníacos.
Disforia é a respeito da distimia acompanhada de uma tonalidade afetiva desagradável, mal-humorada. Quando se fala em depressão disfórica é em relação a depressão ou a mania vem acompanhado com sintomas de irritação, amargura ou agressividade.
Dentro a hipertimia existe a Elação que é uma alegria patológica e ocorre a expansão do Eu, uma sensação de grandeza e poder, indo além dos limites, ganhando o mundo.
Puerilidade é caracterizado pelo aspecto infantil, simplório ou regredido, o indivíduo ri ou chora por motivos banais e sua vida afetiva é superficial, sem afetos duradouros, consistentes e duradouros. É encontrado na esquizofrenia hebefrênica, déficit intelectual, alguns quadros histéricos e em personalidades imaturas.
Moria é uma forma de alegria muito ingênua, boba e ocorre principalmente em pacientes com alguma lesão extensa nos lobos frontais e em indivíduos com quadro de demência acentuada.
Ansiedade, Angustia e Medo.
 Ansiedade
 X
 Angústia
Ansiedade
Sintomas mentais: inquietação interna, insônia, irritabilidade, insegurança, dificuldade de se concentrar
Sintomas somáticos: taquicardia, palpitações, dificuldade respiratória, sudorese, parestesias.
Angustia:
Sensação de aperto no peito e na garganta, de compressão, sufocamento.
Está vinculada ao passado;
Define a condição humana.
Na teoria psicopatologia existem oito tipos de angustia e ansiedade.
Angústia de castração: caracterizado pelo medo de perder ou machucar os genitais.
Angústia de morte ou de aniquilamento: classificado como o medo muito grande de se aproximar de algo que possa leva-lo a morte, tanto do corpo como do ego.
Ansiedade depressiva: esse tipo de ansiedade a onde a pessoa teme perder ou destruir objetos importantes;
Ansiedade persecutória ou paranoide: medo de ser destruído pelo objeto vivido como perseguidor;
Angústia de separação: acontece com crianças, são reações emocionas, e ocorre quando a criança é separada de sua mãe. 
Angústia existencial: O indivíduo se angustia perante determinadas situações existenciais que não impossíveis de evitar
 situação de estar-no-mundo
estar-com-o-outro
ser-para-a-morta
Existencial está relacionada também de homem ser condenado a liberdade, e se privar dessa condenação, o sujeito pode entrar no má-fé e de alienação existencial.
Ansiedade de desempenho: ansiedade em fazer alguma aviação e ser avaliado
Ansiedade antecipado. A pessoa fica ansiosa antes mesma dos eventos ocorrerem.
Êxtase é um estado onde ocorre a sensação de dissolução do Eu no todo, sendo frequentemente relacionado com experiências circunstancias em experiências religiosas, místicas e culturais. Mas também ocorre em condições patológicas, como no transe histérico, na esquizofrenia e na mania.
Irritabilidade patológica é uma hiper-reatividade desagradável, hostil e até mesmo agressiva a estímulos do meio exterior. Como por exemplo reações irritadiças de forma disfórica a sons e ruídos do ambiente ou lugares muito cheios, críticas a pessoa que possui a patologia. Ocorre em quadros de síndromes depressivas, maníacos, transtornos ansiosos e na esquizofrenia.
ALTERAÇÕES DAS EMOÇÕES E DOS SENTIMENTOS
APATIA: É a diminuição da excitabilidade emotiva e afetiva. Na apatia o indivíduo, apesar de saber da importância afetiva que determinada experiência deveria ter para ele, não consegue sentir nada.
MEDO: O medo não é uma emoção patológica, mas uma característica universal dos animais e dos homens. Trata-se do estado de progressiva insegurança e angustia, de impotência e invalidez crescentes, ante a impressão iminente de que sucedera algo que o indivíduo quer evitar, o que o progressivamente se considera menos capaz de fazer. 
FOBIAS: São medos determinados psicopatologicamente, desproporcionais e incompatíveis com as possibilidades de perigo real oferecidas pelos desencadeadores, chamados de objetos ou situações fobígenas. 
PÂNICO: É uma reação de medo intenso, de pavor, relacionada geralmente ao perigo imaginário de morte iminente, descontrole ou desintegração. O pânico se manifesta quase sempre como crises de pânico. As crises caracterizam-se pelo inicio abrupto de uma sensação de perigo e desejo de fugir ou escapar da situação.
O ciúmes é um fenômeno emocional complexo no qual o individuo sente receio, medo, tristeza ou raiva diante da ideia, sensação ou certeza de que a pessoa amada gosta mais de outra pessoa e pode abandoná-lo.
ALTERAÇÕES NA INTENSIDADE AFETIVA
PSICO-ORGÂNICOS
- Pobreza de Sentimentos e distanciamento afetivo.
- Labilidade e incontinência Afetiva.
ESQUIZOFRENIA
- Embotamento afetivo/devastação afetiva.
- Ambivalência afetiva.
- Neotimia.
ALTERAÇÕES NA INTENSIDADE AFETIVA
DEPRESSÃO
- Sentimento de falta de sentimento.
OUTROS
- Hipomodulação do afeto.
- Inadequação do afeto (paratimia).
- Anedonia.
- Indiferença afetiva

Continue navegando