Buscar

ECA estatuto da criança e do adolecente

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Ref.: 201608593320
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Segundo o ECA, ¿A criança e o adolescente têm o direito de ser educados e cuidados sem o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante, como formas de correção, disciplina, educação ou qualquer outro pretexto, pelos pais, pelos integrantes da família ampliada, pelos responsáveis, pelos agentes públicos executores de medidas socioeducativas ou por qualquer pessoa encarregada de cuidar deles, tratá-los, educá-los ou protegê-los.¿ Nesse sentido, entende-se por I castigo físico a ação de natureza disciplinar ou punitiva aplicada com o uso da força física sobre a criança ou o adolescente e que lhes cause sofrimento físico ou lesão. II tratamento cruel ou degradante a conduta ou forma cruel de tratamento em relação à criança ou ao adolescente que lhes humilhe, ameace gravemente ou ridicularize. III tratamento cruel ou degradante a alienação parental praticada por um dos genitores, por ser uma forma de humilhar a criança ou o adolescente. Assinale a opção correta.
		
	
	Apenas o item III está certo.
	
	Nenhum item está certo.
	 
	Apenas os itens II e III estão certos.
	
	Todos os itens estão certos.
	 
	Apenas os itens I e II estão certos.
	
	 
	Ref.: 201607658041
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	V Exame de  Ordem unificado
Fernando e Eulália decidiram adotar uma menina. Iniciaram o processo de adoção em maio de 2010. Com o estágio de convivência em curso, o casal se divorciou. Diante do fim do casamento dos pretendentes à adoção, é correto afirmar que
		
	
	a adoção deverá ser suspensa, e outro casal adotará a menor, segundo o princípio do melhor interesse do menor, pois a adoção é medida geradora do vínculo familiar.
	 
	a adoção será deferida, contanto que o casal acorde sobre a guarda, regime de visitas e desde que o estágio de convivência tenha sido iniciado na constância do período de convivência e que seja comprovada a existência de vínculo de afinidade e afetividade com aquele que não seja o detentor da guarda que justifique a excepcionalidade da concessão.
	
	a lei não prevê tal hipótese, pois está em desacordo com os ditames constitucionais da paternidade responsável.
	 
	a adoção poderá prosseguir, contanto que o casal opte pela guarda compartilhada no acordo de divórcio, mesmo que o estágio de convivência não tenha sido iniciado na constância do período de convivência.
	
	a lei prevê tal hipótese, pois está em desacordo com os ditames constitucionais da paternidade responsável.
	
	 
	Ref.: 201607607397
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	VUNESP - 2010 - MPE-SP - Analista de Promotoria I - Adaptada Com base no conteúdo estudado em aula, marque a alternativa CORRETA. É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Essa afirmativa encontra fundamento nos princípios da:
		
	
	Dignidade da Pessoa Humana e Legalidade.
	
	Participação Popular e Fidelidade.
	
	Condição Peculiar de Pessoa em Desenvolvimento e Eficiência.
	 
	Prioridade Absoluta e Proteção Integral.
	
	Brevidade e Excepcionalidade.
	
	 
	Ref.: 201608093640
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Assinale a alternativa CORRETA: Com a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei no 8.069/90), alterou-se substancialmente a situação da infância e juventude brasileiras, uma vez que esta lei implementou a doutrina:
		
	
	menorista, estabelecendo a proteção do vulnerável que não se ajustava a um padrão estabelecido, justificando assim, a intervenção estatal.
	
	higienista, afastando das ruas as crianças e adolescentes expostos a vulnerabilidades sociais, como medida de saúde pública.
	
	da situação irregular, criando vários institutos de acolhimento para crianças e adolescentes, fossem infratores ou vítimas de abandono por omissão ou maus tratos.
	 
	da proteção integral, envolvendo Estado, família e sociedade na proteção dos direitos de crianças e adolescentes.
	
	repressiva, buscando-se medidas para controle das atitudes infanto-juvenis.
	
Explicação:
O art. 1º da Lei 8069/90 estabelece que a doutrina que vige desdea promulgação e entrada em vigor do Estatuto da Criança e do Adolescente é a Doutrina da Proteção Integral estabelecida na Convenção dos Direito da Criança /ONU a qual foi ratificada integralmente pelo Brasil e que foi aceita como lei interma por intermédio das normas:a) Decreto Legislativio nº 28 e, b) Decreto 99.710/90
	
	 
	Ref.: 201607704815
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O Direito da Criança e do Adolescente baseia-se em fontes mediatas e imediatas, assim, com base no conteúdo estudado na nossa disciplina, indique a natureza jurídica desse direito.
		
	
	Direito Administrativo;
	
	Direito Natural;
	
	Direito Civil;
	
	Direito Internacional;
	 
	Direito Público;
	
	 
	Ref.: 201608593324
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Na parte preliminar da Lei 8.069/90, considera-se dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Sobre o assunto, considere as seguintes garantias: 1. Primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias. 2. Precedência de atendimento nos serviços públicos e privados ou de relevância pública. 3. Preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas. 4. Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude. A garantia de prioridade à Criança e ao Adolescente compreende:
		
	
	1 e 2 apenas.
	 
	todas as assertivas
	
	3 e 4 apenas.
	 
	1, 3 e 4 apenas.
	
	1, 2 e 3 apenas.
	
	 
	Ref.: 201608093603
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Assinale a alternativa CORRETA: De acordo com a parte preliminar do Estatuto da Criança e do Adolescente, o dever de assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, a efetivação dos seus direitos, é de responsabilidade:
		
	
	do próprio adolescente, a partir dos 16 anos de idade completos.
	
	da própria criança ou do adolescente, não importa a idade.
	 
	da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público.
	
	apenas do poder público.
	
	apenas do poder público, em parceria com a família.
	
	 
	Ref.: 201608610450
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	As gestantes ou mães que manifestem interesse de entregar o filho para adoção deverão, obrigatóriamente, sem constrangimento, serem encaminhadas para...........? MARQUE A RESPOSTA CORRETA!
		
	 
	JUÍZO DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE;
	
	CONSELHO DE DIREITOS;
	
	CONSELHO TUTELAR;
	
	MÉDICO QUE FARÁ O PARTO;
	
	MINISTÉRIO PÚBLICO;
	
Explicação: PELO CONTEÚDO DO ART.13,§1º DO ECA A RESPOSTA CORRETA É PARA O JUÍZO DA iNFÂNCIA E DA JUVENTUDE
	
	 
	Ref.: 201608530620
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	O art. 2º e seu parágrafo único da Lei 8069/90(ECA) dispõe: "Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade." "Parágrafo único. Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade." Pergunta-se: Qual a única exceção expressa que subsiste atualmente no texto do ECA, após a edição do Código Civil com as alterações da Lei 12010/2009 e que ainda existe na Lei 8069/90?
		
	 
	A condição de sujeito de direitos, contida no art. 15 do ECA;
	 
	A liberação compulsória da internação se dá aos 21 anos de idade, contida no art.121,§5º do ECA
	
	O acompanhamento ao tratamento psicológico ou psiquiátrico, contido no art.18 B,
item II do ECA;
	
	A tutela deferida nos termos do Código Civil, contida no art. 36 do ECA;
	
	Enquanto ainda estiver recebendo escolarização na Instituição destinada à medida de semiliberdade;
	
Explicação: Gabarito:RESPOSTA CERTA D> Antes da entrada em vigor do Código Civil,Lei 10.406,de 10.01.2002, existiam 3 exceções no Estatuto da Criança e do Adolescente,Lei 8.069/90, quais sejam: as contidas no art.36, no art. 40 e art. 121,§5º todos da Lei 8.069/90. Quanto ao instituto da Tutela contida no Art. 36 do ECA: A lei 12010, de 03.8.2009, adequou o texto da Lei 8.069/90 ao Código Civil, isso em razão da maioridade civil ter deixado de ser aos 21 anos e passado para 18 anos. Assim, não havia como não há tutela a partir dos 18 anos completos, haja vista o art.5ºdo Código Civil que trata da capacidade civil e sua aquisição. Quanto ao art.40 trata da postulação de"/.../ adotando o qual deverá contar com, no máximo,18 anos à data do pedido, salvo se já estiver sob guarda ou tutela dos adotantes." Após a edição do Código Civil,Lei 10.406,de 10.01.2002, com base no art. 5º que trata da capacidade civil já eliminou a possibilidade da existência do texto do art 40 do ECA como exceção para postulação de adoção na Vara da Infância e da Juventude ser competente para as ações de Adoção de Adulto, ou seja maior de 18 anos.Em 2010, com a redação da Lei 12.010 alterou o art. 1619, in verbis : "Art. 1.619. A adoção de maiores de 18 (dezoito) anos dependerá da assistência efetiva do poder público e de sentença constitutiva, aplicando-se, no que couber, as regras gerais da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente. (Redação dada pela Lei nº 12.010, de 2009) L12010" Terminando quaisquer dúvidas sobre a competência do Juízo e estabelecendo as regras a serem seguidas. Diante de todo o exposto existe uma única exceção, qual seja: art. 121, §5º do ECA< pois não é regida pelo princípio da capacidade civil e sim pelo princípio da prevenção ao ato infracional e a reincidência.
	
	 
	Ref.: 201607554677
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Analise a assertiva a seguir e assinale a alternativa CORRETA. Sobre a possibilidade de colocação da criança em família substituta, é possível afirmar que:
		
	 
	dentre os critérios para colocação da criança em família substituta, não deve ser considerada a opinião da criança.
	
	a curatela constitui modalidade de colocação em família substituta trada pelo ECA.
	
	o estado de miserabilidade dos pais é suficiente para destituição do poder familiar.
	 
	é possível a colocação da criança em família substituta através da adoção.
	
	A adoção poderá ser efetivada tendo como adotantes os avós.
	
	 
	Ref.: 201607642135
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Analise as assertivas abaixo no que tange à absoluta prioridade: I - Primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias, além da precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública. II - Preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas. III - Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude. Assinale a assertiva correta:
		
	 
	Todas as assertivas estão incorretas
	
	Estão corretas as assertivas I e II
	
	Estão corretas as assertivas I e III
	
	Estão corretas as assertivas II e III
	 
	Todas as assertivas estão corretas
	
	 
	Ref.: 201607642133
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece os direitos fundamentais para a criança e o adolescente, dentre eles: I. direito à vida e à saúde; II. direito ao ensino, lazer e cultura III. direito à liberdade, ao respeito e à dignidade. Marque abaixo a alternativa CORRETA:
		
	 
	Apenas a alternativa I está correta.
	
	Apenas as alternativas I e II estão corretas.
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Apenas as alternativas II e III estão corretas.
	
	Apenas as alternativas I e III estão corretas.
	
	 
	Ref.: 201607641378
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Em 1959, internacionalmente, aumenta o âmbito de discussão acerca da proteção dos direitos infantis. Após um longo histórico que evolui desde a total ausência de direitos até a doutrina da proteção integral, este diploma serviu como base para um grande avanço internacional. O trecho acima menciona características da:
		
	 
	Declaração universal dos direitos da criança
	
	Constituição Federal
	
	Convenção universal dos direitos da criança
	
	Convenção internacional dos direitos da criança
	
	Convenção de Genebra
	
	 
	Ref.: 201608093612
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Assinale a alternativa CORRETA: De acordo com a parte preliminar do Estatuto da Criança e do Adolescente, o dever de assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, encontra fundamento nos princípios da:
		
	 
	participação popular e fidelidade.
	 
	prioridade absoluta e proteção integral.
	
	condição peculiar de pessoa em desenvolvimento e eficiência.
	
	brevidade e excepcionalidade.
	
	dignidade da pessoa humana e legalidade.
	
	 
	Ref.: 201608593293
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece que pessoas com até doze anos de idade incompletos são consideradas crianças e aquelas entre doze e dezoito anos incompletos, adolescentes. Estabelece, ainda, o Art. 2º, parágrafo único, que ¿Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade¿. Partindo da análise do caráter etário descrito no enunciado, assinale a afirmativa correta.
		
	 
	O texto destacado no parágrafo único até desarmoniza-se da regra do Código Civil de 2002 que estabelece que a maioridade civil dá-se aos dezoito anos; por esse motivo, alguns artigos do ECA acabaram sendo alterados onde citavam 21 anos, mas a possibilidade de aplicação excepcional do ECA entre 18 e 21 permanece em algumas situações.
	
	O texto foi derrogado, não tendo qualquer aplicabilidade no aspecto penal, que considera a maioridade penal aos dezoito anos, não podendo, portanto, ser aplicada qualquer medida socioeducativa a pessoas entre dezoito e vinte e um anos incompletos, pois o critério utilizado para a incidência é a idade na data do julgamento e não a idade na data do fato.
	
	O texto destacado no parágrafo único desarmoniza-se da regra do Código penal que estabelece que a maioridade penal dá-se aos dezoito anos; por esse motivo, a regra indicada no enunciado não tem mais aplicabilidade para permitir internação entre 18 e 21 anos.
	
	A proteção integral às crianças e adolescentes, primado do ECA, estendeu a proteção da norma especial aos que ainda não tenham completado a maioridade civil, nisso havendo a proteção especialmente destinada aos menores de vinte e um anos, nos âmbitos do Direito Civil e do Direito Penal.
	
	Ao menor emancipado não se aplicam os princípios e as normas previstas no ECA; por isso, o estabelecido no texto transcrito, desde a entrada em vigor da norma especial em 1990, não era aplicada aos menores emancipados, exceto para fins de Direito Penal.
	
	 
	Ref.: 201607706991
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Assinale a assertiva que corresponde à doutrina que rege o Estatuto da Criança e do Adolescente:
		
	 
	da situação irregular
	
	do direito penal do menor
	 
	da proteção integral
	
	da proteção
parcial
	
	da situação de risco
	
	Ref.: 201607642114
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Com o objetivo de garantir o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade, o Estado brasileiro tem o dever de garantir as necessidades das crianças e dos adolescentes, velando pelo seu direito à vida, à saúde, à educação, à convivência, ao lazer, à liberdade, à profissionalização, entre outros. Nesse sentido, é correto afirmar que o ECA:
		
	 
	afastou-se da doutrina de situação irregular que caracterizou o antigo Código de Menores, haja vista este ser voltado apenas aos menores em situação irregular, isto é, àqueles que se encontram em conflito com a lei ou que se encontram privados de assistência, por qualquer motivo. O ECA, ao contrário, segue a doutrina da proteção integral, que se baseia no princípio do melhor interesse da criança.
	
	reconhece que as crianças e os adolescentes são sujeitos especiais, titulares de direitos absolutos e merecedores de atenção jurídica preferencial, posto que a CF, ao consagrar o princípio da proteção integral, impõe ao juiz que desconsidere a finalidade social, o bem comum e os direitos individuais e coletivos.
	
	aperfeiçoou a doutrina da situação irregular, esposada pelo Código de Menores.
	
	não reconhece crianças e adolescentes como sujeitos de direitos, embora tenham estes a proteção estatal.
	
	reconhece que as crianças e os adolescentes são sujeitos especiais, titulares de direitos absolutos, porém não são merecedores de atenção jurídica preferencial.
	
	 
	Ref.: 201608530614
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Quais são os critérios de interpretação do ECA(Lei nº 8069/90)?,- Identifique a resposta correta dentre os itens I a VII e, após, marque a opção correta dentre as letras de A até a letra E. I- Fins sociais a que ele se dirige; II- Exigências do bem comum; III- Existência de Conselho Tutelar; IV- Doutrina da Proteção Integral; V - Direitos e deveres individuais e coletivos; VI- Medidas protetivas e socioeducativas; VII- Condição peculiar da criança e do adolescente como pessoas em desenvolvimento;
		
	 
	II,III,IV,V
	 
	I,II,V,VII
	
	II,IV,V,VII
	
	III,IV,V,VI
	
	I,III,IV,VI
	
Explicação: Gabarito: itens I,II,V,VII letra A Art. 6º do ECA, in verbis: "Art. 6º Na interpretação desta Lei levar-se-ão em conta os fins sociais a que ela se dirige, as exigências do bem comum, os direitos e deveres individuais e coletivos, e a condição peculiar da criança e do adolescente como pessoas em desenvolvimento.
	
	 
	Ref.: 201608530618
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A Emenda Constitucional nº 65, de 2010, a qual modificou a lei 8069/90( ECA) para incluir o jovem no art. 227 do CRFB, nos leva a seguinte questão: Qual a idade de Jovem está incluída na proteção integral do ECA, de acordo com caput do art. 2º do ECA? Marque a opção correta dentre as letras de A até a letra E.
		
	
	16 anos a 24 incompletos;
	
	13 anos a 19 completos;
	
	14 anos a 22 completos;
	 
	15 anos a 18 incompletos
	
	12 anos a 20 anos incompletos;
	
Explicação: Gabarito: Resposta correta é de 15 anos a 18 incompletos >letra C A categoria instituída pela E.C. nº 65 foi o Jovem o qual pela lei 12852/13 vai de 15 anos a 29 anos completos, mas com relação a PROTEÇÃO INTEGRAL contida no art. 2ºcaput do ECA, que é uma lei especial, será correto o item que consta de 15 anos a 18 incompletos. OBS: Não será 18 completos, pois não é exceção do § único do art. 2º da lei 8069/90. Vale lembrar que nos casos expressos em lei são do próprio ECA. Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade. Parágrafo único. Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade.
	
	 
	Ref.: 201607704815
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O Direito da Criança e do Adolescente baseia-se em fontes mediatas e imediatas, assim, com base no conteúdo estudado na nossa disciplina, indique a natureza jurídica desse direito.
		
	 
	Direito Administrativo;
	
	Direito Internacional;
	 
	Direito Público;
	
	Direito Civil;
	
	Direito Natural;
	
	 
	Ref.: 201610382919
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	De acordo com as Leis 10.406/2002 Código Civil e 8069/1990 o Estatuto da Criança e do Adolescente, uma pessoa com 14 (quatorze) anos de idade é considerada respectivamente:
 
		
	 
	c) Relativamente capaz e criança;
	
	d) Relativamente capaz e adolescente;
	
	e) absolutamente incapaz e criança.
	
	b) Capaz e adolescente;
	 
	a) absolutamente incapaz e adolescente;
 
	
Explicação:
Criança: Nos termos do art. 2º da Lei 8.069/90 (ECA), considera-se criança a pessoa de até 12 (doze) anos de idade incompletos.
Adolescente: É considerado adolescente, o sujeito de 12 anos completos a 18 anos.
São elencados como absolutamente incapazes pelo artigo 3º do Código vigente: I - os menores de 16 anos;
Diante do exposto a resposta correta é: e) absolutamente incapaz e adolescente.
 
	
	 
	Ref.: 201608093603
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Assinale a alternativa CORRETA: De acordo com a parte preliminar do Estatuto da Criança e do Adolescente, o dever de assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, a efetivação dos seus direitos, é de responsabilidade:
		
	 
	da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público.
	
	do próprio adolescente, a partir dos 16 anos de idade completos.
	
	apenas do poder público.
	
	apenas do poder público, em parceria com a família.
	
	da própria criança ou do adolescente, não importa a idade.
	
	 
	Ref.: 201607607397
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	VUNESP - 2010 - MPE-SP - Analista de Promotoria I - Adaptada Com base no conteúdo estudado em aula, marque a alternativa CORRETA. É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Essa afirmativa encontra fundamento nos princípios da:
		
	 
	Participação Popular e Fidelidade.
	
	Condição Peculiar de Pessoa em Desenvolvimento e Eficiência.
	
	Brevidade e Excepcionalidade.
	 
	Prioridade Absoluta e Proteção Integral.
	
	Dignidade da Pessoa Humana e Legalidade.
	
	 
	Ref.: 201607642141
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Considera-se criança, para os efeitos das normas contidas no Estatuto da Criança e do Adolescente, a pessoa até
		
	 
	doze anos de idade completos.
	
	treze anos de idade incompletos.
	 
	doze anos de idade incompletos.
	
	quatorze anos de idade incompletos.
	
	treze anos de idade completos.
	
	
	Ref.: 201608096267
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	O termo "direito da criança e do adolescente" contempla uma interpretação ampla, sendo assim, é correto afirmar que:
		
	 
	Aplica-se especificamente ao tema contido na Convenção Internacional dos Direitos da Criança.
	
	Aplica-se especificamente ao tema contido na CF.
	 
	Aplica-se a todos os conteúdos que embasaram ou venham a embasar direitos de crianças e adolescentes.
	
	Aplica-se especificamente ao tema contido no Código Penal.
	
	Aplica-se especificamente ao tema contido no ECA.
	
	 
	Ref.: 201607658041
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	V Exame de  Ordem unificado
Fernando e Eulália decidiram adotar uma menina. Iniciaram o processo de adoção em maio de 2010. Com o estágio de convivência em curso, o casal se divorciou. Diante do fim do casamento dos pretendentes à adoção, é correto afirmar que
		
	 
	a lei prevê tal hipótese, pois está em desacordo com os ditames constitucionais da paternidade responsável.
	
	a adoção deverá ser suspensa, e outro casal adotará a menor, segundo o princípio do melhor interesse do menor, pois a adoção
é medida geradora do vínculo familiar.
	 
	a adoção será deferida, contanto que o casal acorde sobre a guarda, regime de visitas e desde que o estágio de convivência tenha sido iniciado na constância do período de convivência e que seja comprovada a existência de vínculo de afinidade e afetividade com aquele que não seja o detentor da guarda que justifique a excepcionalidade da concessão.
	
	a adoção poderá prosseguir, contanto que o casal opte pela guarda compartilhada no acordo de divórcio, mesmo que o estágio de convivência não tenha sido iniciado na constância do período de convivência.
	
	a lei não prevê tal hipótese, pois está em desacordo com os ditames constitucionais da paternidade responsável.
	
	 
	Ref.: 201608610450
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	As gestantes ou mães que manifestem interesse de entregar o filho para adoção deverão, obrigatóriamente, sem constrangimento, serem encaminhadas para...........? MARQUE A RESPOSTA CORRETA!
		
	 
	MÉDICO QUE FARÁ O PARTO;
	
	MINISTÉRIO PÚBLICO;
	
	CONSELHO DE DIREITOS;
	 
	JUÍZO DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE;
	
	CONSELHO TUTELAR;
	
Explicação: PELO CONTEÚDO DO ART.13,§1º DO ECA A RESPOSTA CORRETA É PARA O JUÍZO DA iNFÂNCIA E DA JUVENTUDE
	
	 
	Ref.: 201608093624
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Com base no conhecimento adquirido com o estudo da parte preliminar do Estatuto da Criança e do Adolescente, a fim de garantir o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade, das crianças e adolescentes, o Estado brasileiro tem o dever de garantir as necessidades destes. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que o ECA:
		
	 
	reconhece que as crianças e os adolescentes são sujeitos especiais, titulares de direitos absolutos e merecedores de atenção jurídica preferencial, posto que a CF, ao consagrar o princípio da proteção integral, impõe ao juiz que desconsidere a finalidade social, o bem comum e os direitos individuais e coletivos.
	
	aperfeiçoou a doutrina da situação irregular, adotada pelo Código de Menores, estendendo a aplicação das medidas socioeducativas destinadas à reabilitação física, moral e psíquica de crianças e adolescentes infratores.
	 
	afastou-se da doutrina de situação irregular que caracterizou o antigo Código de Menores, haja vista este ser voltado apenas aos menores em situação irregular, isto é, àqueles que se encontram em conflito com a lei ou que se encontram privados de assistência, por qualquer motivo. O ECA, ao contrário, segue a doutrina da proteção integral, que se baseia no princípio do melhor interesse da criança.
	
	baseou-se no princípio da indisponibilidade dos direitos fundamentais, por meio do qual foi estabelecido o critério cronológico da psicologia para diferenciar crianças e adolescentes. Assim, considera criança a pessoa entre 0 e 12 anos completos, e adolescente aquele entre 12 anos completos e 18 anos incompletos).
	
	baseou-se no princípio da indisponibilidade dos direitos fundamentais, por meio do qual foi estabelecido o critério cronológico da psicologia para diferenciar crianças e adolescentes. Assim, considera criança a pessoa entre 0 e 12 anos incompletos, e adolescente aquele entre 12 anos completos e 18 anos completos).
	
	 
	Ref.: 201608593325
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A garantia de prioridade à efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, constantes no Estatuto da Criança e do Adolescente, compreende:
		
	 
	privilégio de receber proteção e socorro nos casos de urgência comprovada.
	
	primazia na formulação das políticas de saúde privada e pública
	 
	precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública.
	
	destinação diferenciada de recursos públicos nas áreas afetas ao acesso à educação não formal.
	
	preferência na execução das diretrizes previstas na rede de educação básica de ensino.
	
	 
	Ref.: 201608593319
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa CORRETA.
		
	 
	Considera-se adolescente qualquer pessoa que possua até 21 (vinte e um) anos de idade.
	
	Considera-se adolescente qualquer pessoa com no máximo 16 (dezesseis) anos de idade.
	
	Considera-se criança a pessoa com até 14 (quatorze) anos de idade incompletos.
	
	Considera-se criança a pessoa com no máximo 10 (dez) anos de idade completos.
	 
	Considera-se adolescente a pessoa que possui entre 12 (doze) e 18 (dezoito) anos de idade.
	
	 
	Ref.: 201608593292
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Um conselheiro tutelar, ao passar por um parquinho, observa Ana corrigindo o filho, João, por ele não permitir que os amigos brinquem com o seu patinete. Para tanto, a genitora grita, puxa o cabelo e dá beliscões no infante, na presença das outras crianças e mães, que assistem a tudo assustadas. Assinale a opção que indica o procedimento correto do Conselheiro Tutelar.
		
	 
	Não intervir, já que Ana está exercendo o seu poder de correção, decorrência do atributo do poder familiar.
	
	Apenas colher elementos para ingressar em Juízo com uma representação administrativa por descumprimento dos deveres inerentes ao poder familiar.
	 
	Intervir imediatamente, orientando Ana para que não corrija o filho dessa forma, e analisar se não seria recomendável a aplicação de uma das medidas previstas no ECA.
	
	Não intervir, mas tão somente chamar o juiz da Infância e Juventude.
	
	Requisitar a Polícia Militar para conduzir Ana à Delegacia de Polícia e, após a atuação policial, dar o caso por encerrado.
	
	 
	Ref.: 201607641380
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Em 1874, a menina Mary Ellen sofreu inúmeros maus tratos familiares. O caso se tornou um marco na discussão dos direitos da criança. Assinale a assertiva que demonstra a base utilizada para a proteção da vítima à época:
		
	 
	Declaração Universal dos Direitos da criança
	 
	Regras atinentes à prevenção de maus tratos contra animais
	
	Declaração de genebra
	
	Convenção de direitos dos animais
	
	Convenção internacional dos direitos da criança
	
	: 201608096267
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	O termo "direito da criança e do adolescente" contempla uma interpretação ampla, sendo assim, é correto afirmar que:
		
	 
	Aplica-se especificamente ao tema contido na Convenção Internacional dos Direitos da Criança.
	
	Aplica-se especificamente ao tema contido na CF.
	 
	Aplica-se a todos os conteúdos que embasaram ou venham a embasar direitos de crianças e adolescentes.
	
	Aplica-se especificamente ao tema contido no Código Penal.
	
	Aplica-se especificamente ao tema contido no ECA.
	
	 
	Ref.: 201607658041
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	V Exame de  Ordem unificado
Fernando e Eulália decidiram adotar uma menina. Iniciaram o processo de adoção em maio de 2010. Com o estágio de convivência em curso, o casal se divorciou. Diante do fim do casamento dos pretendentes à adoção, é correto afirmar que
		
	 
	a lei prevê tal hipótese, pois está em desacordo com os ditames constitucionais da paternidade responsável.
	
	a adoção deverá ser suspensa, e outro casal adotará a menor, segundo o princípio do melhor interesse do menor, pois a adoção é medida geradora do vínculo familiar.
	 
	a adoção será deferida, contanto que o casal acorde sobre a guarda, regime de visitas e desde que o estágio de convivência tenha sido iniciado na constância do período de convivência e que seja comprovada a existência de vínculo de afinidade e afetividade com aquele que não seja o detentor da guarda que justifique a excepcionalidade da concessão.
	
	a adoção poderá prosseguir, contanto que o casal opte pela guarda compartilhada no acordo de divórcio, mesmo que o estágio de convivência não tenha sido iniciado na constância do período de convivência.
	
	a lei não prevê tal hipótese, pois está em desacordo com os
ditames constitucionais da paternidade responsável.
	
	 
	Ref.: 201608610450
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	As gestantes ou mães que manifestem interesse de entregar o filho para adoção deverão, obrigatóriamente, sem constrangimento, serem encaminhadas para...........? MARQUE A RESPOSTA CORRETA!
		
	 
	MÉDICO QUE FARÁ O PARTO;
	
	MINISTÉRIO PÚBLICO;
	
	CONSELHO DE DIREITOS;
	 
	JUÍZO DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE;
	
	CONSELHO TUTELAR;
	
Explicação: PELO CONTEÚDO DO ART.13,§1º DO ECA A RESPOSTA CORRETA É PARA O JUÍZO DA iNFÂNCIA E DA JUVENTUDE
	
	 
	Ref.: 201608093624
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Com base no conhecimento adquirido com o estudo da parte preliminar do Estatuto da Criança e do Adolescente, a fim de garantir o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade, das crianças e adolescentes, o Estado brasileiro tem o dever de garantir as necessidades destes. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que o ECA:
		
	 
	reconhece que as crianças e os adolescentes são sujeitos especiais, titulares de direitos absolutos e merecedores de atenção jurídica preferencial, posto que a CF, ao consagrar o princípio da proteção integral, impõe ao juiz que desconsidere a finalidade social, o bem comum e os direitos individuais e coletivos.
	
	aperfeiçoou a doutrina da situação irregular, adotada pelo Código de Menores, estendendo a aplicação das medidas socioeducativas destinadas à reabilitação física, moral e psíquica de crianças e adolescentes infratores.
	 
	afastou-se da doutrina de situação irregular que caracterizou o antigo Código de Menores, haja vista este ser voltado apenas aos menores em situação irregular, isto é, àqueles que se encontram em conflito com a lei ou que se encontram privados de assistência, por qualquer motivo. O ECA, ao contrário, segue a doutrina da proteção integral, que se baseia no princípio do melhor interesse da criança.
	
	baseou-se no princípio da indisponibilidade dos direitos fundamentais, por meio do qual foi estabelecido o critério cronológico da psicologia para diferenciar crianças e adolescentes. Assim, considera criança a pessoa entre 0 e 12 anos completos, e adolescente aquele entre 12 anos completos e 18 anos incompletos).
	
	baseou-se no princípio da indisponibilidade dos direitos fundamentais, por meio do qual foi estabelecido o critério cronológico da psicologia para diferenciar crianças e adolescentes. Assim, considera criança a pessoa entre 0 e 12 anos incompletos, e adolescente aquele entre 12 anos completos e 18 anos completos).
	
	 
	Ref.: 201608593325
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A garantia de prioridade à efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, constantes no Estatuto da Criança e do Adolescente, compreende:
		
	 
	privilégio de receber proteção e socorro nos casos de urgência comprovada.
	
	primazia na formulação das políticas de saúde privada e pública
	 
	precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública.
	
	destinação diferenciada de recursos públicos nas áreas afetas ao acesso à educação não formal.
	
	preferência na execução das diretrizes previstas na rede de educação básica de ensino.
	
	 
	Ref.: 201608593319
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa CORRETA.
		
	 
	Considera-se adolescente qualquer pessoa que possua até 21 (vinte e um) anos de idade.
	
	Considera-se adolescente qualquer pessoa com no máximo 16 (dezesseis) anos de idade.
	
	Considera-se criança a pessoa com até 14 (quatorze) anos de idade incompletos.
	
	Considera-se criança a pessoa com no máximo 10 (dez) anos de idade completos.
	 
	Considera-se adolescente a pessoa que possui entre 12 (doze) e 18 (dezoito) anos de idade.
	
	 
	Ref.: 201608593292
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Um conselheiro tutelar, ao passar por um parquinho, observa Ana corrigindo o filho, João, por ele não permitir que os amigos brinquem com o seu patinete. Para tanto, a genitora grita, puxa o cabelo e dá beliscões no infante, na presença das outras crianças e mães, que assistem a tudo assustadas. Assinale a opção que indica o procedimento correto do Conselheiro Tutelar.
		
	 
	Não intervir, já que Ana está exercendo o seu poder de correção, decorrência do atributo do poder familiar.
	
	Apenas colher elementos para ingressar em Juízo com uma representação administrativa por descumprimento dos deveres inerentes ao poder familiar.
	 
	Intervir imediatamente, orientando Ana para que não corrija o filho dessa forma, e analisar se não seria recomendável a aplicação de uma das medidas previstas no ECA.
	
	Não intervir, mas tão somente chamar o juiz da Infância e Juventude.
	
	Requisitar a Polícia Militar para conduzir Ana à Delegacia de Polícia e, após a atuação policial, dar o caso por encerrado.
	
	 
	Ref.: 201607641380
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Em 1874, a menina Mary Ellen sofreu inúmeros maus tratos familiares. O caso se tornou um marco na discussão dos direitos da criança. Assinale a assertiva que demonstra a base utilizada para a proteção da vítima à época:
		
	 
	Declaração Universal dos Direitos da criança
	 
	Regras atinentes à prevenção de maus tratos contra animais
	
	Declaração de genebra
	
	Convenção de direitos dos animais
	
	Convenção internacional dos direitos da criança
	
	01608530624
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Qual o primeiro Documento, da Normativa Internacional, que abordou, em apenas 5 artigos, direito às Crianças, logo após o término da 1ª Guerra Mundial? E, por essa razão, possui grande importância no estudo do Direito da Criança e do Adolescente ?
		
	 
	Declaração dos Direitos da Criança
	
	Declaração Universal dos Direitos Humanos;
	
	Convenção Universal dos Direito da Criança
	 
	Declaração de Genebra;
	
	Regras Mínimas de Beijing
	
Explicação: Gabarito: resposta correta >D 1924>1º TEXTO INTERNACIONAL sobre crianças!!!! Promovido pela Liga das Nações, Declaração de Genebra, de 26 de setembro de 1924. DECLARAÇÃO DE GENEBRA importância: reconheceu a vulnerabilidades, mas eram meras recomendações e não tinha coercibilidade
	
	 
	Ref.: 201608093561
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O Estatuto da Criança e do Adolescente dispõe, em seu art. 4º, que é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Diante disto, podemos afirmar que este comando legal representa o princípio:
		
	 
	da cidadania.
	
	do bem comum.
	 
	da prioridade absoluta.
	
	do peculiar desenvolvimento.
	
	da municipalização.
	
Explicação:
O princípio é o da PRIORIDADE ABSOLUTA, o qual é encontrado tanto no art. 227 caput da Constituição Federal, como no art. 4º e § único que os exemplifica nos ítens a,b,c,d do referido §único da Lei 8069/90. Este princípio estabele a viabilização dos DIREITOS FUNDAMENTAIS estabelecidos para à Criança e ao Adolescente.
	
	 
	Ref.: 201607641377
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Assinale a assertiva que melhor retrata a doutrina da proteção integral:
		
	 
	Crianças e adolescentes passam a ser vistos como sujeitos de direitos, havendo inovação na ordem jurídica, com novas garantias estabelecidas na legislação brasileira
	
	A justiça da infância e juventude passa a ter competência para aplicar as medidas de proteção integral, garantindo os direitos das crianças e adolescentes em situação irregular
	
	Os menores de dezoito anos deixam de ser responsabilizados penalmente, o que caracteriza inovação legislativa decorrente da adoção de tal doutrina
	
	Crianças
e adolescentes passam a ser protegidos por legislação específica, sendo o Estatuto da criança e do adolescente a primeira legislação menorista no Brasil
	
	Apenas de forma excepcional se permite a adoção da doutrina da situação irregular no Brasil, considerando que a adoção da doutrina da proteção integral pelo ECA, fez com que crianças e adolescentes passassem a ser vistos como sujeitos de direitos
	
	 
	Ref.: 201610291898
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Conforme o ECA, considera-se criança  
		
	 
	a-a pessoa até quatorze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre quatorze e dezoito anos de idade. 
	
	b-a pessoa até doze anos de idade completos, e adolescente aquela com mais de doze e menos de dezoito anos de idade.
	
	d-a pessoa até quatorze anos de idade completos, e adolescente aquela com mais de quatorze e menos de dezoito anos de idade. 
	
	e-a pessoa até trinta  anos de idade completos
	 
	c-a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.
	
Explicação:
Gabarito: C
Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até 12 anos de idade incompletos,e adolescente aquela entre doze e 18 anos de idade.​
	
	 
	Ref.: 201608093640
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Assinale a alternativa CORRETA: Com a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei no 8.069/90), alterou-se substancialmente a situação da infância e juventude brasileiras, uma vez que esta lei implementou a doutrina:
		
	 
	repressiva, buscando-se medidas para controle das atitudes infanto-juvenis.
	
	da situação irregular, criando vários institutos de acolhimento para crianças e adolescentes, fossem infratores ou vítimas de abandono por omissão ou maus tratos.
	
	menorista, estabelecendo a proteção do vulnerável que não se ajustava a um padrão estabelecido, justificando assim, a intervenção estatal.
	 
	da proteção integral, envolvendo Estado, família e sociedade na proteção dos direitos de crianças e adolescentes.
	
	higienista, afastando das ruas as crianças e adolescentes expostos a vulnerabilidades sociais, como medida de saúde pública.
	
Explicação:
O art. 1º da Lei 8069/90 estabelece que a doutrina que vige desdea promulgação e entrada em vigor do Estatuto da Criança e do Adolescente é a Doutrina da Proteção Integral estabelecida na Convenção dos Direito da Criança /ONU a qual foi ratificada integralmente pelo Brasil e que foi aceita como lei interma por intermédio das normas:a) Decreto Legislativio nº 28 e, b) Decreto 99.710/90
	
	 
	Ref.: 201608593324
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Na parte preliminar da Lei 8.069/90, considera-se dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Sobre o assunto, considere as seguintes garantias: 1. Primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias. 2. Precedência de atendimento nos serviços públicos e privados ou de relevância pública. 3. Preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas. 4. Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude. A garantia de prioridade à Criança e ao Adolescente compreende:
		
	 
	3 e 4 apenas.
	 
	1, 3 e 4 apenas.
	
	todas as assertivas
	
	1 e 2 apenas.
	
	1, 2 e 3 apenas.
	
	 
	Ref.: 201608530620
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O art. 2º e seu parágrafo único da Lei 8069/90(ECA) dispõe: "Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade." "Parágrafo único. Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade." Pergunta-se: Qual a única exceção expressa que subsiste atualmente no texto do ECA, após a edição do Código Civil com as alterações da Lei 12010/2009 e que ainda existe na Lei 8069/90?
		
	 
	A liberação compulsória da internação se dá aos 21 anos de idade, contida no art.121,§5º do ECA
	
	A condição de sujeito de direitos, contida no art. 15 do ECA;
	
	Enquanto ainda estiver recebendo escolarização na Instituição destinada à medida de semiliberdade;
	
	O acompanhamento ao tratamento psicológico ou psiquiátrico, contido no art.18 B, item II do ECA;
	
	A tutela deferida nos termos do Código Civil, contida no art. 36 do ECA;
	
Explicação: Gabarito:RESPOSTA CERTA D> Antes da entrada em vigor do Código Civil,Lei 10.406,de 10.01.2002, existiam 3 exceções no Estatuto da Criança e do Adolescente,Lei 8.069/90, quais sejam: as contidas no art.36, no art. 40 e art. 121,§5º todos da Lei 8.069/90. Quanto ao instituto da Tutela contida no Art. 36 do ECA: A lei 12010, de 03.8.2009, adequou o texto da Lei 8.069/90 ao Código Civil, isso em razão da maioridade civil ter deixado de ser aos 21 anos e passado para 18 anos. Assim, não havia como não há tutela a partir dos 18 anos completos, haja vista o art.5ºdo Código Civil que trata da capacidade civil e sua aquisição. Quanto ao art.40 trata da postulação de"/.../ adotando o qual deverá contar com, no máximo,18 anos à data do pedido, salvo se já estiver sob guarda ou tutela dos adotantes." Após a edição do Código Civil,Lei 10.406,de 10.01.2002, com base no art. 5º que trata da capacidade civil já eliminou a possibilidade da existência do texto do art 40 do ECA como exceção para postulação de adoção na Vara da Infância e da Juventude ser competente para as ações de Adoção de Adulto, ou seja maior de 18 anos.Em 2010, com a redação da Lei 12.010 alterou o art. 1619, in verbis : "Art. 1.619. A adoção de maiores de 18 (dezoito) anos dependerá da assistência efetiva do poder público e de sentença constitutiva, aplicando-se, no que couber, as regras gerais da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente. (Redação dada pela Lei nº 12.010, de 2009) L12010" Terminando quaisquer dúvidas sobre a competência do Juízo e estabelecendo as regras a serem seguidas. Diante de todo o exposto existe uma única exceção, qual seja: art. 121, §5º do ECA< pois não é regida pelo princípio da capacidade civil e sim pelo princípio da prevenção ao ato infracional e a reincidência.
	
	 
	Ref.: 201607641378
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Em 1959, internacionalmente, aumenta o âmbito de discussão acerca da proteção dos direitos infantis. Após um longo histórico que evolui desde a total ausência de direitos até a doutrina da proteção integral, este diploma serviu como base para um grande avanço internacional. O trecho acima menciona características da:
		
	 
	Convenção internacional dos direitos da criança
	
	Constituição Federal
	
	Convenção de Genebra
	
	Convenção universal dos direitos da criança
	 
	Declaração universal dos direitos da criança
	01607554677
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Analise a assertiva a seguir e assinale a alternativa CORRETA. Sobre a possibilidade de colocação da criança em família substituta, é possível afirmar que:
		
	 
	dentre os critérios para colocação da criança em família substituta, não deve ser considerada a opinião da criança.
	
	o estado de miserabilidade dos pais é suficiente para destituição do poder familiar.
	
	A adoção poderá ser efetivada tendo como adotantes os avós.
	 
	é possível a colocação da criança em família substituta através da adoção.
	
	a curatela constitui modalidade de colocação em família substituta trada pelo ECA.
	
	 
	Ref.: 201607642135
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação,
ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Analise as assertivas abaixo no que tange à absoluta prioridade: I - Primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias, além da precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública. II - Preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas. III - Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude. Assinale a assertiva correta:
		
	 
	Estão corretas as assertivas II e III
	
	Estão corretas as assertivas I e II
	 
	Todas as assertivas estão corretas
	
	Todas as assertivas estão incorretas
	
	Estão corretas as assertivas I e III
	
	 
	Ref.: 201608593293
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece que pessoas com até doze anos de idade incompletos são consideradas crianças e aquelas entre doze e dezoito anos incompletos, adolescentes. Estabelece, ainda, o Art. 2º, parágrafo único, que ¿Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade¿. Partindo da análise do caráter etário descrito no enunciado, assinale a afirmativa correta.
		
	 
	O texto destacado no parágrafo único desarmoniza-se da regra do Código penal que estabelece que a maioridade penal dá-se aos dezoito anos; por esse motivo, a regra indicada no enunciado não tem mais aplicabilidade para permitir internação entre 18 e 21 anos.
	
	Ao menor emancipado não se aplicam os princípios e as normas previstas no ECA; por isso, o estabelecido no texto transcrito, desde a entrada em vigor da norma especial em 1990, não era aplicada aos menores emancipados, exceto para fins de Direito Penal.
	 
	O texto destacado no parágrafo único até desarmoniza-se da regra do Código Civil de 2002 que estabelece que a maioridade civil dá-se aos dezoito anos; por esse motivo, alguns artigos do ECA acabaram sendo alterados onde citavam 21 anos, mas a possibilidade de aplicação excepcional do ECA entre 18 e 21 permanece em algumas situações.
	
	O texto foi derrogado, não tendo qualquer aplicabilidade no aspecto penal, que considera a maioridade penal aos dezoito anos, não podendo, portanto, ser aplicada qualquer medida socioeducativa a pessoas entre dezoito e vinte e um anos incompletos, pois o critério utilizado para a incidência é a idade na data do julgamento e não a idade na data do fato.
	
	A proteção integral às crianças e adolescentes, primado do ECA, estendeu a proteção da norma especial aos que ainda não tenham completado a maioridade civil, nisso havendo a proteção especialmente destinada aos menores de vinte e um anos, nos âmbitos do Direito Civil e do Direito Penal.
	
	 
	Ref.: 201607706991
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Assinale a assertiva que corresponde à doutrina que rege o Estatuto da Criança e do Adolescente:
		
	 
	da situação de risco
	
	da situação irregular
	 
	da proteção integral
	
	do direito penal do menor
	
	da proteção parcial
	
	 
	Ref.: 201607642133
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece os direitos fundamentais para a criança e o adolescente, dentre eles: I. direito à vida e à saúde; II. direito ao ensino, lazer e cultura III. direito à liberdade, ao respeito e à dignidade. Marque abaixo a alternativa CORRETA:
		
	 
	Apenas as alternativas II e III estão corretas.
	
	Apenas as alternativas I e II estão corretas.
	
	Apenas a alternativa I está correta.
	
	Apenas as alternativas I e III estão corretas.
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	 
	Ref.: 201608093612
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Assinale a alternativa CORRETA: De acordo com a parte preliminar do Estatuto da Criança e do Adolescente, o dever de assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, encontra fundamento nos princípios da:
		
	 
	dignidade da pessoa humana e legalidade.
	
	brevidade e excepcionalidade.
	
	condição peculiar de pessoa em desenvolvimento e eficiência.
	 
	prioridade absoluta e proteção integral.
	
	participação popular e fidelidade.
	
	 
	Ref.: 201608530618
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A Emenda Constitucional nº 65, de 2010, a qual modificou a lei 8069/90( ECA) para incluir o jovem no art. 227 do CRFB, nos leva a seguinte questão: Qual a idade de Jovem está incluída na proteção integral do ECA, de acordo com caput do art. 2º do ECA? Marque a opção correta dentre as letras de A até a letra E.
		
	 
	15 anos a 18 incompletos
	
	13 anos a 19 completos;
	
	12 anos a 20 anos incompletos;
	
	14 anos a 22 completos;
	
	16 anos a 24 incompletos;
	
Explicação: Gabarito: Resposta correta é de 15 anos a 18 incompletos >letra C A categoria instituída pela E.C. nº 65 foi o Jovem o qual pela lei 12852/13 vai de 15 anos a 29 anos completos, mas com relação a PROTEÇÃO INTEGRAL contida no art. 2ºcaput do ECA, que é uma lei especial, será correto o item que consta de 15 anos a 18 incompletos. OBS: Não será 18 completos, pois não é exceção do § único do art. 2º da lei 8069/90. Vale lembrar que nos casos expressos em lei são do próprio ECA. Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade. Parágrafo único. Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade.
	
	 
	Ref.: 201607642114
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Com o objetivo de garantir o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade, o Estado brasileiro tem o dever de garantir as necessidades das crianças e dos adolescentes, velando pelo seu direito à vida, à saúde, à educação, à convivência, ao lazer, à liberdade, à profissionalização, entre outros. Nesse sentido, é correto afirmar que o ECA:
		
	 
	afastou-se da doutrina de situação irregular que caracterizou o antigo Código de Menores, haja vista este ser voltado apenas aos menores em situação irregular, isto é, àqueles que se encontram em conflito com a lei ou que se encontram privados de assistência, por qualquer motivo. O ECA, ao contrário, segue a doutrina da proteção integral, que se baseia no princípio do melhor interesse da criança.
	
	reconhece que as crianças e os adolescentes são sujeitos especiais, titulares de direitos absolutos, porém não são merecedores de atenção jurídica preferencial.
	
	aperfeiçoou a doutrina da situação irregular, esposada pelo Código de Menores.
	
	reconhece que as crianças e os adolescentes são sujeitos especiais, titulares de direitos absolutos e merecedores de atenção jurídica preferencial, posto que a CF, ao consagrar o princípio da proteção integral, impõe ao juiz que desconsidere a finalidade social, o bem comum e os direitos individuais e coletivos.
	
	não reconhece crianças e adolescentes como sujeitos de direitos, embora tenham estes a proteção estatal.
	
	7704815
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	O Direito da Criança e do Adolescente baseia-se em fontes mediatas e imediatas, assim, com base no conteúdo estudado na nossa disciplina, indique a natureza jurídica desse direito.
		
	 
	Direito Público;
	
	Direito Internacional;
	
	Direito Administrativo;
	
	Direito Natural;
	
	Direito Civil;
	
	 
	Ref.: 201607642141
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Considera-se criança, para os efeitos das normas contidas no Estatuto da Criança e do Adolescente, a pessoa até
		
	
	treze anos de idade completos.
	 
	doze anos de idade incompletos.
	
	doze anos de idade completos.
	
	treze anos de idade incompletos.
quatorze anos de idade incompletos.
	
	 
	Ref.: 201608530614
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Quais são os critérios de interpretação do ECA(Lei nº 8069/90)?,- Identifique a resposta correta dentre os itens I a VII e, após, marque a opção correta dentre as letras de A até a letra E. I- Fins sociais a que ele se dirige; II- Exigências do bem comum; III- Existência de Conselho Tutelar; IV- Doutrina da Proteção Integral; V - Direitos e deveres individuais e coletivos; VI- Medidas protetivas e socioeducativas; VII- Condição peculiar da criança e do adolescente como pessoas em desenvolvimento;
		
	 
	II,III,IV,V
	 
	I,II,V,VII
	
	I,III,IV,VI
	
	II,IV,V,VII
	
	III,IV,V,VI
	
Explicação: Gabarito: itens I,II,V,VII letra A Art. 6º do ECA, in verbis: "Art. 6º Na interpretação desta Lei levar-se-ão em conta os fins sociais a que ela se dirige, as exigências do bem comum, os direitos e deveres individuais e coletivos, e a condição peculiar da criança e do adolescente como pessoas em desenvolvimento.
	
	 
	Ref.: 201608093603
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Assinale a alternativa CORRETA: De acordo com a parte preliminar do Estatuto da Criança e do Adolescente, o dever de assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, a efetivação dos seus direitos, é de responsabilidade:
		
	 
	do próprio adolescente, a partir dos 16 anos de idade completos.
	
	apenas do poder público.
	
	da própria criança ou do adolescente, não importa a idade.
	
	apenas do poder público, em parceria com a família.
	 
	da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público.
	
	 
	Ref.: 201610382919
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	De acordo com as Leis 10.406/2002 Código Civil e 8069/1990 o Estatuto da Criança e do Adolescente, uma pessoa com 14 (quatorze) anos de idade é considerada respectivamente:
 
		
	 
	c) Relativamente capaz e criança;
	
	e) absolutamente incapaz e criança.
	
	b) Capaz e adolescente;
	 
	a) absolutamente incapaz e adolescente;
 
	
	d) Relativamente capaz e adolescente;
	
Explicação:
Criança: Nos termos do art. 2º da Lei 8.069/90 (ECA), considera-se criança a pessoa de até 12 (doze) anos de idade incompletos.
Adolescente: É considerado adolescente, o sujeito de 12 anos completos a 18 anos.
São elencados como absolutamente incapazes pelo artigo 3º do Código vigente: I - os menores de 16 anos;
Diante do exposto a resposta correta é: e) absolutamente incapaz e adolescente.
 
	
	 
	Ref.: 201607607397
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	VUNESP - 2010 - MPE-SP - Analista de Promotoria I - Adaptada Com base no conteúdo estudado em aula, marque a alternativa CORRETA. É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Essa afirmativa encontra fundamento nos princípios da:
		
	 
	Dignidade da Pessoa Humana e Legalidade.
	
	Participação Popular e Fidelidade.
	
	Brevidade e Excepcionalidade.
	
	Condição Peculiar de Pessoa em Desenvolvimento e Eficiência.
	 
	Prioridade Absoluta e Proteção Integral.
	
	 
	Ref.: 201608093685
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Com base no conhecimento adquirido com o estudo da parte preliminar do Estatuto da Criança e do Adolescente, analise as assertivas seguintes e assinale a alternativa que aponta as CORRETAS: I. A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se- lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade. II. É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. III. Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.
		
	 
	Apenas I e III.
	
	Apenas I e II.
	
	Apenas II e III.
	 
	I, II e III.
	
	Apenas I.
	
	 
	Ref.: 201608593320
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Segundo o ECA, ¿A criança e o adolescente têm o direito de ser educados e cuidados sem o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante, como formas de correção, disciplina, educação ou qualquer outro pretexto, pelos pais, pelos integrantes da família ampliada, pelos responsáveis, pelos agentes públicos executores de medidas socioeducativas ou por qualquer pessoa encarregada de cuidar deles, tratá-los, educá-los ou protegê-los.¿ Nesse sentido, entende-se por I castigo físico a ação de natureza disciplinar ou punitiva aplicada com o uso da força física sobre a criança ou o adolescente e que lhes cause sofrimento físico ou lesão. II tratamento cruel ou degradante a conduta ou forma cruel de tratamento em relação à criança ou ao adolescente que lhes humilhe, ameace gravemente ou ridicularize. III tratamento cruel ou degradante a alienação parental praticada por um dos genitores, por ser uma forma de humilhar a criança ou o adolescente. Assinale a opção correta.
		
	 
	Apenas os itens I e II estão certos.
	
	Todos os itens estão certos.
	
	Nenhum item está certo.
	
	Apenas os itens II e III estão certos.
	
	Apenas o item III está certo.
	
	: CCJ0022_EX_A1_201607425301_V8 
	14/05/2018 16:47:35 (Finalizada)
	Aluno(a): GILBERTO DE OLIVEIRA MACHADO
	2018.1
	Disciplina: CCJ0022 - DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE 
	201607425301
	 
	Ref.: 201608593325
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	A garantia de prioridade à efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, constantes no Estatuto da Criança e do Adolescente, compreende:
		
	 
	privilégio de receber proteção e socorro nos casos de urgência comprovada.
	
	primazia na formulação das políticas de saúde privada e pública
	
	destinação diferenciada de recursos públicos nas áreas afetas ao acesso à educação não formal.
	 
	precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública.
	
	preferência na execução das diretrizes previstas na rede de educação básica de ensino.
	
	 
	Ref.: 201608093624
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Com base no conhecimento adquirido com o estudo da parte preliminar do Estatuto da Criança e do Adolescente, a fim de garantir o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade, das crianças e adolescentes, o Estado brasileiro tem o dever de garantir as necessidades destes. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que o ECA:
		
	 
	reconhece que as crianças e os adolescentes são sujeitos especiais, titulares de direitos absolutos e merecedores de atenção jurídica preferencial, posto que a CF, ao consagrar o princípio da proteção integral, impõe ao juiz que desconsidere a finalidade social, o bem comum e os direitos individuais e coletivos.
	
	aperfeiçoou a doutrina da situação irregular, adotada pelo Código de Menores, estendendo a aplicação das medidas socioeducativas destinadas à reabilitação física, moral e psíquica de crianças e adolescentes infratores.
	 
	afastou-se da doutrina de situação irregular que caracterizou o antigo Código de Menores, haja vista este ser voltado apenas aos menores em situação irregular, isto é, àqueles que se encontram em conflito com a lei ou que se encontram privados de assistência, por qualquer motivo.
O ECA, ao contrário, segue a doutrina da proteção integral, que se baseia no princípio do melhor interesse da criança.
	
	baseou-se no princípio da indisponibilidade dos direitos fundamentais, por meio do qual foi estabelecido o critério cronológico da psicologia para diferenciar crianças e adolescentes. Assim, considera criança a pessoa entre 0 e 12 anos completos, e adolescente aquele entre 12 anos completos e 18 anos incompletos).
	
	baseou-se no princípio da indisponibilidade dos direitos fundamentais, por meio do qual foi estabelecido o critério cronológico da psicologia para diferenciar crianças e adolescentes. Assim, considera criança a pessoa entre 0 e 12 anos incompletos, e adolescente aquele entre 12 anos completos e 18 anos completos).
	
	 
	Ref.: 201607658041
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	V Exame de  Ordem unificado
Fernando e Eulália decidiram adotar uma menina. Iniciaram o processo de adoção em maio de 2010. Com o estágio de convivência em curso, o casal se divorciou. Diante do fim do casamento dos pretendentes à adoção, é correto afirmar que
		
	 
	a adoção deverá ser suspensa, e outro casal adotará a menor, segundo o princípio do melhor interesse do menor, pois a adoção é medida geradora do vínculo familiar.
	
	a lei prevê tal hipótese, pois está em desacordo com os ditames constitucionais da paternidade responsável.
	
	a lei não prevê tal hipótese, pois está em desacordo com os ditames constitucionais da paternidade responsável.
	 
	a adoção será deferida, contanto que o casal acorde sobre a guarda, regime de visitas e desde que o estágio de convivência tenha sido iniciado na constância do período de convivência e que seja comprovada a existência de vínculo de afinidade e afetividade com aquele que não seja o detentor da guarda que justifique a excepcionalidade da concessão.
	
	a adoção poderá prosseguir, contanto que o casal opte pela guarda compartilhada no acordo de divórcio, mesmo que o estágio de convivência não tenha sido iniciado na constância do período de convivência.
	
	 
	Ref.: 201608593319
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa CORRETA.
		
	 
	Considera-se criança a pessoa com até 14 (quatorze) anos de idade incompletos.
	 
	Considera-se adolescente a pessoa que possui entre 12 (doze) e 18 (dezoito) anos de idade.
	
	Considera-se adolescente qualquer pessoa com no máximo 16 (dezesseis) anos de idade.
	
	Considera-se criança a pessoa com no máximo 10 (dez) anos de idade completos.
	
	Considera-se adolescente qualquer pessoa que possua até 21 (vinte e um) anos de idade.
	
	 
	Ref.: 201607641380
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Em 1874, a menina Mary Ellen sofreu inúmeros maus tratos familiares. O caso se tornou um marco na discussão dos direitos da criança. Assinale a assertiva que demonstra a base utilizada para a proteção da vítima à época:
		
	 
	Declaração de genebra
	
	Convenção internacional dos direitos da criança
	
	Convenção de direitos dos animais
	 
	Regras atinentes à prevenção de maus tratos contra animais
	
	Declaração Universal dos Direitos da criança
	
	 
	Ref.: 201608593292
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Um conselheiro tutelar, ao passar por um parquinho, observa Ana corrigindo o filho, João, por ele não permitir que os amigos brinquem com o seu patinete. Para tanto, a genitora grita, puxa o cabelo e dá beliscões no infante, na presença das outras crianças e mães, que assistem a tudo assustadas. Assinale a opção que indica o procedimento correto do Conselheiro Tutelar.
		
	 
	Intervir imediatamente, orientando Ana para que não corrija o filho dessa forma, e analisar se não seria recomendável a aplicação de uma das medidas previstas no ECA.
	
	Não intervir, já que Ana está exercendo o seu poder de correção, decorrência do atributo do poder familiar.
	
	Não intervir, mas tão somente chamar o juiz da Infância e Juventude.
	
	Requisitar a Polícia Militar para conduzir Ana à Delegacia de Polícia e, após a atuação policial, dar o caso por encerrado.
	
	Apenas colher elementos para ingressar em Juízo com uma representação administrativa por descumprimento dos deveres inerentes ao poder familiar.
	
	 
	Ref.: 201608530624
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Qual o primeiro Documento, da Normativa Internacional, que abordou, em apenas 5 artigos, direito às Crianças, logo após o término da 1ª Guerra Mundial? E, por essa razão, possui grande importância no estudo do Direito da Criança e do Adolescente ?
		
	 
	Regras Mínimas de Beijing
	
	Declaração Universal dos Direitos Humanos;
	
	Declaração dos Direitos da Criança
	 
	Declaração de Genebra;
	
	Convenção Universal dos Direito da Criança
	
Explicação: Gabarito: resposta correta >D 1924>1º TEXTO INTERNACIONAL sobre crianças!!!! Promovido pela Liga das Nações, Declaração de Genebra, de 26 de setembro de 1924. DECLARAÇÃO DE GENEBRA importância: reconheceu a vulnerabilidades, mas eram meras recomendações e não tinha coercibilidade
	
	 
	Ref.: 201608530620
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O art. 2º e seu parágrafo único da Lei 8069/90(ECA) dispõe: "Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade." "Parágrafo único. Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade." Pergunta-se: Qual a única exceção expressa que subsiste atualmente no texto do ECA, após a edição do Código Civil com as alterações da Lei 12010/2009 e que ainda existe na Lei 8069/90?
		
	 
	A tutela deferida nos termos do Código Civil, contida no art. 36 do ECA;
	
	O acompanhamento ao tratamento psicológico ou psiquiátrico, contido no art.18 B, item II do ECA;
	
	A condição de sujeito de direitos, contida no art. 15 do ECA;
	 
	A liberação compulsória da internação se dá aos 21 anos de idade, contida no art.121,§5º do ECA
	
	Enquanto ainda estiver recebendo escolarização na Instituição destinada à medida de semiliberdade;
	
Explicação: Gabarito:RESPOSTA CERTA D> Antes da entrada em vigor do Código Civil,Lei 10.406,de 10.01.2002, existiam 3 exceções no Estatuto da Criança e do Adolescente,Lei 8.069/90, quais sejam: as contidas no art.36, no art. 40 e art. 121,§5º todos da Lei 8.069/90. Quanto ao instituto da Tutela contida no Art. 36 do ECA: A lei 12010, de 03.8.2009, adequou o texto da Lei 8.069/90 ao Código Civil, isso em razão da maioridade civil ter deixado de ser aos 21 anos e passado para 18 anos. Assim, não havia como não há tutela a partir dos 18 anos completos, haja vista o art.5ºdo Código Civil que trata da capacidade civil e sua aquisição. Quanto ao art.40 trata da postulação de"/.../ adotando o qual deverá contar com, no máximo,18 anos à data do pedido, salvo se já estiver sob guarda ou tutela dos adotantes." Após a edição do Código Civil,Lei 10.406,de 10.01.2002, com base no art. 5º que trata da capacidade civil já eliminou a possibilidade da existência do texto do art 40 do ECA como exceção para postulação de adoção na Vara da Infância e da Juventude ser competente para as ações de Adoção de Adulto, ou seja maior de 18 anos.Em 2010, com a redação da Lei 12.010 alterou o art. 1619, in verbis : "Art. 1.619. A adoção de maiores de 18 (dezoito) anos dependerá da assistência efetiva do poder público e de sentença constitutiva, aplicando-se, no que couber, as regras gerais da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente. (Redação dada pela Lei nº 12.010, de 2009) L12010" Terminando quaisquer dúvidas sobre a competência do Juízo e estabelecendo as regras a serem seguidas. Diante de todo o exposto existe uma única exceção, qual seja: art. 121, §5º do ECA< pois não é regida pelo princípio da capacidade civil e sim pelo princípio da prevenção ao ato infracional e a reincidência.
	
	: 201608593324
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Na parte
preliminar da Lei 8.069/90, considera-se dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Sobre o assunto, considere as seguintes garantias: 1. Primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias. 2. Precedência de atendimento nos serviços públicos e privados ou de relevância pública. 3. Preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas. 4. Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude. A garantia de prioridade à Criança e ao Adolescente compreende:
		
	 
	1, 2 e 3 apenas.
	
	todas as assertivas
	
	3 e 4 apenas.
	 
	1, 3 e 4 apenas.
	
	1 e 2 apenas.
	
	 
	Ref.: 201607641377
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Assinale a assertiva que melhor retrata a doutrina da proteção integral:
		
	 
	Os menores de dezoito anos deixam de ser responsabilizados penalmente, o que caracteriza inovação legislativa decorrente da adoção de tal doutrina
	
	A justiça da infância e juventude passa a ter competência para aplicar as medidas de proteção integral, garantindo os direitos das crianças e adolescentes em situação irregular
	 
	Crianças e adolescentes passam a ser vistos como sujeitos de direitos, havendo inovação na ordem jurídica, com novas garantias estabelecidas na legislação brasileira
	
	Crianças e adolescentes passam a ser protegidos por legislação específica, sendo o Estatuto da criança e do adolescente a primeira legislação menorista no Brasil
	
	Apenas de forma excepcional se permite a adoção da doutrina da situação irregular no Brasil, considerando que a adoção da doutrina da proteção integral pelo ECA, fez com que crianças e adolescentes passassem a ser vistos como sujeitos de direitos
	
	 
	Ref.: 201610291898
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Conforme o ECA, considera-se criança  
		
	 
	c-a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.
	
	d-a pessoa até quatorze anos de idade completos, e adolescente aquela com mais de quatorze e menos de dezoito anos de idade. 
	
	a-a pessoa até quatorze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre quatorze e dezoito anos de idade. 
	
	b-a pessoa até doze anos de idade completos, e adolescente aquela com mais de doze e menos de dezoito anos de idade.
	
	e-a pessoa até trinta  anos de idade completos
	
Explicação:
Gabarito: C
Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até 12 anos de idade incompletos,e adolescente aquela entre doze e 18 anos de idade.​
	
	 
	Ref.: 201608093640
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Assinale a alternativa CORRETA: Com a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei no 8.069/90), alterou-se substancialmente a situação da infância e juventude brasileiras, uma vez que esta lei implementou a doutrina:
		
	 
	repressiva, buscando-se medidas para controle das atitudes infanto-juvenis.
	
	menorista, estabelecendo a proteção do vulnerável que não se ajustava a um padrão estabelecido, justificando assim, a intervenção estatal.
	 
	da proteção integral, envolvendo Estado, família e sociedade na proteção dos direitos de crianças e adolescentes.
	
	higienista, afastando das ruas as crianças e adolescentes expostos a vulnerabilidades sociais, como medida de saúde pública.
	
	da situação irregular, criando vários institutos de acolhimento para crianças e adolescentes, fossem infratores ou vítimas de abandono por omissão ou maus tratos.
	
Explicação:
O art. 1º da Lei 8069/90 estabelece que a doutrina que vige desdea promulgação e entrada em vigor do Estatuto da Criança e do Adolescente é a Doutrina da Proteção Integral estabelecida na Convenção dos Direito da Criança /ONU a qual foi ratificada integralmente pelo Brasil e que foi aceita como lei interma por intermédio das normas:a) Decreto Legislativio nº 28 e, b) Decreto 99.710/90
	
	 
	Ref.: 201608093561
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O Estatuto da Criança e do Adolescente dispõe, em seu art. 4º, que é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Diante disto, podemos afirmar que este comando legal representa o princípio:
		
	 
	da prioridade absoluta.
	
	da municipalização.
	
	do bem comum.
	
	da cidadania.
	
	do peculiar desenvolvimento.
	
Explicação:
O princípio é o da PRIORIDADE ABSOLUTA, o qual é encontrado tanto no art. 227 caput da Constituição Federal, como no art. 4º e § único que os exemplifica nos ítens a,b,c,d do referido §único da Lei 8069/90. Este princípio estabele a viabilização dos DIREITOS FUNDAMENTAIS estabelecidos para à Criança e ao Adolescente.
	
	 
	Ref.: 201607641378
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Em 1959, internacionalmente, aumenta o âmbito de discussão acerca da proteção dos direitos infantis. Após um longo histórico que evolui desde a total ausência de direitos até a doutrina da proteção integral, este diploma serviu como base para um grande avanço internacional. O trecho acima menciona características da:
		
	 
	Convenção internacional dos direitos da criança
	 
	Declaração universal dos direitos da criança
	
	Convenção universal dos direitos da criança
	
	Convenção de Genebra
	
	Constituição Federal
	
	 
	Ref.: 201608093612
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Assinale a alternativa CORRETA: De acordo com a parte preliminar do Estatuto da Criança e do Adolescente, o dever de assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, encontra fundamento nos princípios da:
		
	 
	dignidade da pessoa humana e legalidade.
	
	brevidade e excepcionalidade.
	
	participação popular e fidelidade.
	
	condição peculiar de pessoa em desenvolvimento e eficiência.
	 
	prioridade absoluta e proteção integral.
	
	 
	Ref.: 201608593293
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece que pessoas com até doze anos de idade incompletos são consideradas crianças e aquelas entre doze e dezoito anos incompletos, adolescentes. Estabelece, ainda, o Art. 2º, parágrafo único, que ¿Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade¿. Partindo da análise do caráter etário descrito no enunciado, assinale a afirmativa correta.
		
	 
	A proteção integral às crianças e adolescentes, primado do ECA, estendeu a proteção da norma especial aos que ainda não tenham completado a maioridade civil, nisso havendo a proteção especialmente destinada aos menores de vinte e um anos, nos âmbitos do Direito Civil e do Direito Penal.
	
	O texto destacado no parágrafo único desarmoniza-se da regra do Código penal que estabelece que a maioridade penal dá-se aos dezoito anos; por esse motivo, a regra indicada no enunciado não tem mais aplicabilidade para permitir internação entre 18 e 21 anos.
	
	O texto foi derrogado, não tendo qualquer aplicabilidade no aspecto penal, que considera a maioridade penal aos dezoito anos, não podendo, portanto, ser aplicada qualquer medida socioeducativa a pessoas entre dezoito e vinte e um anos incompletos, pois o critério utilizado para a incidência é a idade na data do julgamento e não a idade na data do fato.
	 
	O texto destacado no parágrafo único até desarmoniza-se da regra do Código

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando