Buscar

Aula 05 Administração de Sistemas de Informação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
1 - Acerca do CRM, assinale a alternativa correta:
 R - O CRM Colaborativo, também chamado de CRM Social, está relacionado com os pontos de contato da empresa com clientes e parceiros.
2 - Os SIG tem por objetivo ajudar a empresa a alcançar suas metas, fornecendo a seus gerentes detalhes sobre as operações regulares da organização, de forma que possam controlar, organizar e planejar com mais efetividade e com maior eficiência. Por sua vez, os SAD são utilizados para dar suporte a tomada de decisões relacionadas a um problema ou uma situação específicos. Seu foco centraliza-se na efetividade da tomada de decisão ao se deparar com problemas desestruturados ou semiestruturados.
Analise as afirmações abaixo e indique a sequencia correta:
I. Utiliza um formato pré-especificado destinado a fornecer informações em períodos regulares.
II. Analisar os padrões de consumo dos últimos anos para desenvolver um novo produto ou serviço.
III. Observações de como as mudanças de variáveis selecionadas afetam outras variáveis.
IV. relatórios de exceção criados quando ocorre algum fato excepcional ou produzidos periodicamente contendo apenas informações sobre ocorrências excepcionais.
R = SIG - SAD - SAD -SIG
3 - Assinale a opção correta acerca de datamining.
 R = É possível realizar mineração de dados em documentos textuais como, por exemplo, uma página da Internet.
4 - Sobre CRM, considere:
I. As empresas utilizam o CRM para trocar informações com seus fornecedores sobre disponibilidade de materiais e componentes, datas de entrega para remessa de suprimentos e requisitos de produção.
II. CRM é uma rede de organizações e processos de negócios para selecionar matérias-primas, transformá- las em produtos intermediários e acabados e distribuir os produtos acabados aos clientes.
III. Sistemas de CRM capturam e integram dados do cliente provenientes de toda a organização, consolidam e analisam esses dados e depois distribuem os resultados para vários sistemas e pontos de contato com o cliente espalhados por toda a empresa.
IV. Pacotes de software CRM mais abrangentes contêm módulos para gerenciamento com o relacionamento com o parceiro (PRM) e gerenciamento de relacionamento com o funcionário (ERM).
Está correto o que se afirma APENAS em:
R = estao corretas as alternativas III e IV
5 - Imagine que sua empresa venda quatro produtos diferentes: porcas, pinos, arruelas e parafusos, nas regiões leste, oeste e central. Se você perguntasse: Quantas arruelas foram vendidas durante o último trimestre?, poderia facilmente achar a resposta consultando seu banco de dados de vendas. Mas, e se você quisesse saber quantas arruelas foram vendidas em cada região e também comparar os resultados reais com a projeção de vendas? Para obter essa resposta, você precisaria do processamento analítico online (OLAP). O OLAP permite a análise multidimensional de dados, de forma que os usuários vejam os mesmos dados de diferentes maneiras, pois usa múltiplas dimensões. Cada aspecto da informação: produto, preço, custo, região ou período de tempo, representa uma dimensão diferente. Dessa forma, um gerente de produto poderia utilizar uma ferramenta de análise multidimensional de dados para saber quantas arruelas foram vendidas na região leste no mês de junho, comparar esses dados com os dados do mês anterior e(ou) com os dados de junho do ano anterior e, ainda, confrontá-los com a previsão de vendas. O OLAP permite que os usuários obtenham respostas online a questões específicas com boa velocidade, mesmo quando os dados estão armazenados em bancos de dados gigantescos, como números de vendas de vários anos. LAUDON, K. C. Sistemas de informação gerenciais. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007 (adaptado). A partir do texto acima, conclui-se que as aplicações OLAP são utilizadas para:
R = Fornecer métodos para acessar, integrar e analisar dados corporativos com alta flexibilidade e performance, o que facilita a tomada de decisão.
6 - As principais características de um data warehouse, segundo (TUR- BAN, R. KELLY RAINER e POTTER, 2005), são três, EXCETO: I - Através do uso de algoritmos de classificação ou aprendizagem é possível explorar um conjunto de dados e tentar descobrir conhecimento II¿ Organização: os dados são categorizados (por exemplo, por fornecedor, produto, região); III ¿ Consistência: ajuste nos dados para manter um determinado padrão, por exemplo, em alguns sistemas o sexo pode ser cadastrado como M/F (masculino/feminino) ou H/M (homem/mulher) e isto deve ser homogêneo no data warehouse. IV¿ Variante de tempo: os dados são mantidos para serem usados por muito tempo a fim de fazerem previsões. V- processo de explorar grandes quantidades de dados: buscando padrões como regras de associação ou sequências temporais e tentar detectar relações entre variáveis, visando consistências nestes padrões.
 R = V e I
7 - Um sistema de informação não se limita a apenas uma máquina, um computador. Ele necessita de um ambiente ¿ a organização ¿ e de usuários ¿ pessoas ¿ que farão o importante papel de facilitadores, multiplicadores da informação e administradores de seus bancos de dados. As pessoas usam as informações dos sistemas, integrando-as ao ambiente de trabalho. Por isso
 R = é preciso que as empresas invistam em treinamento para que as pessoas possam entender e utilizar adequadamente os sistemas de informação e desta forma desenvolver suas tarefas com eficiência.
8 - Sobre sistemas de informação, verifique as opções abaixo: I - ERP (Enterprise Resource Planning) são sistemas interfuncionais que atuam como uma estrutura para integrar e automatizar muitos dos processos de negócios realizados pelas diversas funções da empresa II ¿ WMS (Warehouse Management Systems) são sistemas que utilizam ferramentas que permitem identificar e acompanhar diferentes tipos de clientes dentro da carteira de uma empresa e de posse destas informações, determinar qual a estratégia a seguir para atender às diferentes necessidades dos clientes identificados. III - CRM (Customer Relationship Management) são sistemas de gestão da logística e do fluxo de informações em toda a cadeia que permite aos executivos avaliar pontos fortes e pontos fracos na sua cadeia de fornecimento, auxiliando a tomada de decisões que resultam na redução de custos e no aumento da qualidade. Está correto o que se afirma em
 R = I, apenas.

Outros materiais