Buscar

SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA
	Avaliação Parcial: CCJ0155_SM_201707114439 V.1 
	Aluno(a): GABRIELLA APARECIDA MONTEIRO GOVEA
	Matrícula: 201707114439
	Acertos: 10,0 de 10,0
	Data: 23/05/2018 20:57:46 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201708007773)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Acerca dos vários tipos de normas, temos a norma jurídica, a norma moral e a norma de trato social. A seguir, relacione o tipo de norma à concepção correta: _____________________________ são padrões de conduta social, elaboradas pela sociedade que visam tornar o ambiente social mais ameno, sob pressão da própria sociedade. Por exemplo, usar talheres à mesa. _____________________________ tem sua origem na consciência do indivíduo, cuja execução não é obrigatoriamente exigível e que tende ao aperfeiçoamento do homem. Por exemplo, as normas religiosas. _____________________________ do ponto de vista formal tem por objetivo influir no comportamento de alguém para modificá-lo. É composta de dois elementos: Preceito e Sanção. O primeiro contém a regra de conduta a ser observada por seus destinatários; o segundo, a pena (punição) a ser imposta a quem a desobedeça; Assinale a Alternativa abaixo que completa corretamente (NA SEQUÊNCIA CORRETA) as acepções acima:
		
	 
	a) norma de trato social; norma moral; norma jurídica.
	
	c) norma moral; norma jurídica; norma de trato social.
	
	d) norma jurídica; norma de trato social; norma moral.
	
	e) norma social; norma imoral; norma provisória
	
	b) norma de trato social; norma jurídica; norma moral.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201708202041)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Adotando uma perspectiva sociológica do Direito, podemos afirmar que
		
	
	o direito expressa a autoridade de Deus e como tal, coloca-se como objeto de estudo.
	 
	o direito é uma função da sociedade.
	
	o direito é decorrente de uma vontade exterior divina ou natural.
	
	o direito expressa o aperfeiçoamento do caráter humano.
	
	a lei escrita é objeto de estudo sociológico.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201708312907)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A composição jurídica é sempre realizada mediante um critério previamente elaborado e enunciado, sendo aplicável a todos os casos que ocorram a partir de então, apresentando como características:
		
	
	Leis, normas e formação voluntária
	
	Interesses, anarquismo e leis
	
	Anterioridade, conduta e especificidade
	
	Autoritário e voluntário
	 
	Anterioridade, publicidade e universalidade
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201707868699)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O pluralismo jurídico do Movimento dos Sem Terras no Brasil na construção dos direitos humanos é um tema que nos desperta o desejo de mostrar que esta nova ordem jurídica já acontece, é possível. Se a "norma fundamental hipotética" de Kelsen que é uma ficção, é adotada pelos sistemas jurídicos vigentes como uma verdade, porque não demonstrarmos a partir do rico cotidiano do MST que ali se constrói um pluralismo jurídico comunitário, participativo, de juridicidade diferenciada, resultado do esgotamento do paradigma tradicional, comprometido com a dominação e que vem se revelando de pouca eficácia? A C. Wolkmer, em seu livro Pluralismo Jurídico, entende que "não só a crise de legitimidade política favorece a emergência de práticas jurídicas paralelas como, por outro lado, assinala que o pluralismo não deve ser confundido unicamente com a defesa do direito não estatal". (Grace Virgínia Ribeiro de Magalhães Tanajura) As questões explicitadas no texto acima são condizentes com... I. a ideia de que a teoria pluralista representa uma afronta ao Estado monopolizador e a muitas concepções já ultrapassadas, mas que se encontra totalmente enraizada no seio da sociedade. II. com a ideia de que o Estado consegue subsistir frente aos acontecimentos sociais, os quais estão causando o fortalecimento do monismo jurídico e, conseqüentemente, do positivismo jurídico. III. a ideia de que, no Brasil, a ineficácia estatal está atrelada a diversos fatores, tais como históricos, humanos, excesso de formalismo, burocracia e, principalmente, pela falta de vontade e interesse dos representantes dos três poderes em resolver a crítica situação em que se encontra o país. IV. a ideia de que, no Brasil, a formação multicultural, as mais variadas necessidades sociais, a má administração governamental, a concentração de terras, a má distribuição de renda, dentre outros aspectos, propiciam as movimentações sociais em busca de soluções a problemas, que acabam se consubstanciando em formas de Pluralismo Jurídico. É correto o que se afirma:
		
	
	Apenas nas afirmativas I e II.
	
	Apenas nas afirmativas I, II e IV.
	 
	Apenas nas afirmativas I, III e IV.
	
	Apenas a afirmativa IV está correta.
	
	Apenas nas afirmativas II, III e IV.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201707907525)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Vimos em aula que "a eficácia é o nível de cumprimento da norma tendo em conta as relações sociais a elas referentes. Uma norma é considerada socialmente eficaz quando é observada por seus destinatários, apresentando os efeitos esperados quando de sua aplicação, seja porque impediu a instalação do conflito ou quando sua violação é efetivamente punida pelo Estado. Em ambos os casos a previsão normativa é respeitada: seja de forma espontânea, seja através de uma intervenção coercitiva ou punitiva do Estado." (Livro didático da Estácio de Sociologia Jurídica e judiciária, p.36). Assim, indique a alternativa CORRETA:
		
	
	Denomina-se eficácia primária (do preceito) a que resulta da intervenção repressiva do Estado e secundária (da sanção) a que decorre do respeito espontâneo à norma.
	
	Imagine, por exemplo, se 30% dos contribuintes sonegar o imposto de renda, subtraindo informações em sua declaração anual. No caso de todos serem identificados e punidos pode-se afirmar que a norma que regula a arrecadação do imposto de renda foi eficaz: o preceito teve eficácia para 30% dos contribuintes e a sanção teve eficácia para 70%.
	
	É fácil perceber que as normas jurídicas sempre conseguem ser plenamente eficazes.
	 
	Denomina-se eficácia primária (do preceito) a que decorre do respeito espontâneo à norma e como eficácia secundária (da sanção) a que resulta da intervenção repressiva do Estado.
	
	Imagine, por exemplo, se 30% dos contribuintes sonegar o imposto de renda, subtraindo informações em sua declaração anual. No caso de todos serem identificados e punidos pode-se afirmar que a norma que regula a arrecadação do imposto de renda foi ineficaz.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201708026793)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O conflito provoca o litígio e este, por sua vez, rompe o equilíbrio e a paz social. Do ponto de vista do funcionalismo clássico a função do direito é a de resolução do conflito. Se o sistema social está caracterizado pela a coesão social em relação a um número de valores básicos, então o direito tem como função o restabelecimento da paz social e do equilíbrio, quando os conflitos de interesse os turbam. Assim, ainda que o conflito exista, será sempre produzido sob o controle do sistema jurídico. É relevante apontar que surgiram, nas últimas décadas, as chamadas formas "alternativas" de resolução de conflitos, isto é, sujeitos e órgãos que funcionam paralelamente aos órgãos jurisdicionais que o direito estatal formalmente designou para a resolução jurídica dos conflitos. Partindo do exposto, marque somente a alternativa que caracteriza o Critério de composição jurídica.
		
	
	É a forma mais antiga de composição de conflitos que existe e está baseada tão-somente na vontade das partes (autotutela). A autotutela possibilita o exercício de coerção por particular, em defesa de seus interesses. Ocorre quandoo próprio sujeito busca afirmar, unilateralmente, seu interesse, impondo-o à parte contestante e à própria comunidade que o cerca.
	
	Ainda utilizado no meio familiar, quando há conflitos de interesses que surgem entre os seus membros, filhos, parentes, empregados, etc., o (a) chefe da família busca soluções tiradas da sua vontade (seu foro íntimo), nas relações laborais.
	
	Cabe ao chefe do grupo o poder de compor os conflitos de interesses que ocorrem entre os indivíduos que se encontram sob a sua autoridade. Normalmente a autoridade lança mão do seu foro íntimo, do próprio senso de Justiça, do que lhe guia a consciência, para desempenhar a tarefa de compor conflitos.
	 
	Critério é previamente elaborado e enunciado, sendo aplicável a todos os casos que ocorrem a partir de então. A composição de tal criterio surge a partir do momento em que o Estado traz para si o monopólio de dizer o direito (tutela jurisdicional), que agora não é mais fruto da vontade das partes envolvidas ou da vontade de uma autoridade, mas fruto da vontade da lei. Tem como características a anterioridade, a publicidade e a universalidade das normas aplicadas ao caso.
	
	Se estabelece por mútuo acordo das partes. Quando surge o conflito, as partes discutem entre si e o resolvem da melhor maneira possível, através do exercício da autonomia de sua vontade.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201707383068)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Conforme já estudado, no Brasil, a seleção dos legisladores nas esferas: Federal, Estadual e Municipal, se dá através
		
	
	de indicação do chefe do Poder Executivo;
	 
	do voto obrigatório, direto e secreto, para os maiores de dezoito e menores de 70 anos
	
	Conforme já estudado, no Brasil, a seleção dos legisladores nas esferas: Federal, Estadual e Municipal, se dá através do voto distrital;
	
	de concurso público;
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201707340001)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro promove, por meio da Divisão da Justiça Itinerante e Acesso à Justiça, o projeto Justiça Itinerante, que garante a expansão da prestação jurisdicional e leva o Poder Judiciário até o cidadão. O programa consiste na visita regular de um Órgão Jurisdicional Itinerante a determinadas localidades, para prestação jurisdicional nas áreas de Família, Infância e Juventude, Registro Civil e Especial Cível. (...) Os atendimentos são realizados em uma unidade volante dotada de equipamentos, mobiliário e pessoal. Integram a equipe de todos os ônibus um juiz de Direito, um promotor de Justiça e um defensor público, além de serventuários do Judiciário, Ministério Público e da Defensoria.(...) www.tjrj.jus.br em 19.09.2013. Depreende-se da notícia acima, que o programa da Justiça Itinerante do TJRJ, tem como objetivo
		
	
	aumentar o índice de produtividade do promotor de justiça;
	
	aumentar o índice de produtividade do defensor público;
	
	aferir a atuação dos magistrados junto às comunidades, etapa obrigatória para seu vitaliciamento;
	 
	democratizar o acesso à Justiça e reduzir a lentidão da prestação jurisdicional;
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201707151523)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Constituem-se em justificativas sociais das garantias constitucionais da magistratura, EXCETO:
		
	
	propiciar condições necessárias para atuação independente
	 
	propiciar condições necessárias para favorecer privilégios à magistratura
	
	propiciar condições necessárias para julgados que reforcem a integridade democrática
	
	propiciar condições necessárias para julgados imparciais
	
	propiciar condições necessárias para decisões efetivas
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201707867415)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Para o efeito de cumprimento do quinto constitucional, o Tribunal competente, ao receber as indicações, formará uma lista tríplice e a enviará, para escolha e nomeação, ao
		
	
	Supremo Tribunal Federal
	
	Senado Federal
	 
	Poder Executivo
	
	Congresso Nacional
	
	Conselho Nacional de Justiça

Continue navegando

Outros materiais