Buscar

RESENHA DAS ARTICULAÇÕES

Prévia do material em texto

RESENHA DAS ARTICULAÇÕES DO OMBRO, COTOVELO, PUNHO, QUADRIL, JOELHO E TORNOZELO. ASPECTO ANATÔMICO, RADIOLÓGICO E ASPECTO HISTOLOGICO DAS ESTRUTURAS DE UMA ARTICULAÇÃO SINOVIAL.
Articulações do Ombro.
Aspecto Anatômico:
O ombro é formado por três articulações:
1 – Esternoclavicular – Esterno e Clavícula
2 – Acromioclavicular – Acrômio e Clavícula
3 – Glenoumeral – Cavidade Glenóide e cabeça do úmero
Alguns autores ainda consideram outra articulação no complexo do ombro: a articulação costo-escapular, entre as costelas e a escápula, muito importante na biomecânica fisiológica do ombro.
Aspecto Radiológico: 
As visões em raio X frontal e de perfil do braço exibem todas as estruturas ósseas do úmero (cabeça, colo cirúrgico e anatômico, corpo do úmero, fossa olecraniana), processo coracóide, clavícula, escápula que juntos, formam a articulação do ombro.
Aspecto Histológico/tipo de articulação:
O ombro é uma articulação do tipo esferóide, possuindo movimentos nos três planos: sagital, frontal e transverso.
Articulações do cotovelo
Aspecto Anatômico:
Possui três articulações: úmero-ulnar, entre a tróclea do úmero e a incisura troclear da ulna, úmero-radial, entre o capítulo do úmero e a cabeça do rádio e rádio-ulnar proximal, entre a cabeça do rádio e a incisura radial da ulna.
As superfícies articulares são reunidas por uma cápsula que é espessada medial e lateralmente pelos ligamentos colaterais ulnar e radial.
Aspecto Radiológico: 
A radioanatomia do cotovelo é estudada por meio de uma imagem de raio-X AP e uma de perfil, mostrando os epicôndilos medial e lateral, o olecrânio, a cabeça e colo dos rádios, a fossa radial e olecraniana, a tróclea umeral e permitindo a visualização das estruturas que compõem a articulação úlmero-ulnar, úmero-radial e rádio-ulnar proximal.
Aspecto Histológico/tipo de articulação:
A articulação do cotovelo é um gínglimo ou articulação em dobradiça.
Articulação do Punho
Aspecto Anatômico:
A articulação do punho é formada pelas articulações radio-ulnar distal e rádio-cárpica. A articulação rádio-ulnar distal é uma juntura trocoide formada entre a cabeça da ulna e a incisura ulnar da extremidade inferior do rádio. É unida pela cápsula articular e pelo disco articular.
Aspecto Radiológico: 
Os raios-X simples de visão frontal e lateral do punho exibem as extremidades inferiores do rádio e da ulna, a articulação radiocarpal, os ossos carpais (escafoide, capitato, trapézio, trapezoide, hamato, semi-lunar, pisiforme e piramidal) e as articulações carpometacarpais.
Aspecto Histológico/tipo de articulação:
Articulação Biaxial – Quando uma articulação realiza movimentos em torno de dois eixos (2 graus de liberdade). As articulações que realizam extensão, flexão, adução e abdução, como a rádio-cárpica (articulação do punho) são biaxiais. 
Articulação Condilar: Nesse tipo de articulação, uma superfície articular ovoide ou condilar é recebida em uma cavidade elíptica de modo a permitir os movimentos de flexão e extensão, adução e abdução e circundução, ou seja, todos os movimentos articulares, menos rotação axial. Exemplo: Articulação do pulso.
Articulação do Quadril
Aspecto Anatômico:
É uma articulação do tipo esférica formada pela cabeça do fêmur e a cavidade do acetábulo.
Os ligamentos que formam essa articulação são: Cápsula Articular, Ligamento Iliofemoral, Ligamento Pubofemoral, Ligamento Isquiofemoral, Ligamento da Cabeça do Fêmur, Orla Acetabular, Ligamento Transverso do Acetábulo.
Aspecto Radiológico: 
As imagens de raio-x do quadril demonstram estruturas como isquio, ilio, púbis, acetábulo, cabeça do fêmur e fêmur.
Aspecto Histológico/tipo de articulação:
Articulação Triaxial do tipo Esferoide ou Enartrose: É uma forma de articulação na qual o osso distal é capaz de movimentar-se em torno de vários eixos, que tem um centro comum.
Articulação do Joelho
Aspecto Anatômico:
Os ossos da articulação do joelho são unidos pelas seguintes estruturas: Cápsula Articular, Ligamento Patelar, Ligamento Poplíteo Oblíquo, Ligamento Poplíteo Arqueado, Ligamento Colateral Tibial, Ligamento Colateral Fibular, Ligamento Cruzado Anterior (LCA), Ligamento Cruzado Posterior (LCP), Menisco Medial, Menisco Lateral, Ligamento Transverso, Ligamentos Coronários.
Distalmente à articulação do joelho e ainda nas porções proximais da fíbula e da tíbia, encontramos outra articulação importante: a Articulação Tibio-fibular Proximal que possui: Cápsula Articular, Ligamento Anterior, Ligamento Posterior.
Aspecto Radiológico:
São visíveis ao exame radiológico do joelho estruturas como:fêmur, tíbia, fíbula (peroneal) e a patela (rótula) 
Aspecto Histológico/tipo de articulação:
A articulação do joelho pode ser descrita como um gínglimo ou articulação em dobradiça (entre o fêmur e a tíbia) e plana (entre o fêmur e a patela).
Articulação do Tornozelo
Aspecto Anatômico:
Os ossos são ligados pela cápsula articular e pelos seguintes ligamentos: deltoide, talofibular anterior, talofibular posterior e calcaneofibular.
Aspecto Radiológico: 
Estruturas visíveis ao exame radiológico: Art. Tibiotalar, maléolo lateral, calcâneo, tuberosidade calcânea, art. Talocalcanea, art. calcaneocuboide, metatarso, cuboide, naviculares, seio do tarso. 
Aspecto Histológico/tipo de articulação:
A articulação do tornozelo propriamente dita é um gínglimo (dobradiça) formada pela extremidade distal da tíbia e fíbula. ligamento transverso inferior e o tálus

Mais conteúdos dessa disciplina