Buscar

ATIV1_LUD_2014.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSO: PEDAGOGIA SEMESTRE: 3º. 
	DISCIPLINA: EDUCAÇÃO E LUDICIDADE polo: SAJ1
	PROFESSOR (A): Maria Izabel de Quadros Vivas \ Maria Paquelet 
ALUNA: Itana de Jesus da Silva
ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO 
QUESTÃO 01 – Jogos e brincadeiras possuem papel muito importante segundo Jean Piaget (1990) para o desenvolvimento de crianças. Descreva 2 etapas do desenvolvimento infantil associando-as a um tipo de brincadeira.
Estágio sensório-motor (até 2 anos) - Segundo Piaget, nessa fase do desenvolvimento, o campo da inteligência da criança aplica-se a situações e ações concretas. Trata-se do período em que há o desenvolvimento inicial das coordenações e relações de ordem entre ações. É também o período da diferenciação entre os objetos e o próprio corpo. 
Estágio pré-operatório (dos 2 aos 6/7 anos) - É a fase em que as crianças reproduzem imagens mentais. Elas usam um pensamento intuitivo que se expressa numa linguagem comunicativa - mas egocêntrica -, porque o pensamento delas está centrado nelas mesmo. 
O tão conhecido faz de conta , tão característico dessa idade , no outro esta o pensamento intuitivo que Piaget chama de primeira infância .Por meio do jogo simbólico a criança busca compreender a realidade ,assimila o mundo social e revive conflitos e prazeres, a imitação tem um processo importante no processo Pré- operacional.
QUESTÃO 02 – Analise de que forma o lúdico contribui para a construção da identidade e autonomia dos sujeitos, considerando a questão de gênero.
Resposta:
A ludicidade representa uma experiência prazerosa obtida a partir da vivência de situações que nos agradam, tais como os jogos e brincadeiras. Quem convive com crianças sabe o quanto os jogos podem ser envolventes e quantos desenvolvem uma abertura e um canal de comunicação com o adulto e com outras crianças, fortalecendo a autoestima e laços de confiança.
Desse modo, a participação em atividades lúdicas é importante porque possibilita o acesso a conteúdos inconscientes, contribui para a construção da identidade e uma redescoberta de si mesmo. Porém, nem todas as vivências consideradas lúdicas são vividas com prazer e plenitude por todos.
QUESTÃO 03 – Segundo TORRES e FAGUNDES (2012) 
O brincar livre e o brincar dirigido são
Boas oportunidades para observação e
Avaliação do progresso da criança e
Fornecem oportunidades para os
Professores integrarem elementos do
Currículo, desenvolverem habilidades.
Cooperativas e sociais, trabalharem a
Flexibilidade, a responsabilidade e o
Cumprimento de regras, além de
Permitir que os professores relaxassem
com as crianças e divirtam-se com elas.
Diferencie o brincar livre do brincar dirigido e dê um exemplo de cada brincadeira, destacando a faixa etária a que se indicam.
Resposta: o brincar livre e o brincar dirigido. O brincar livre, conceitua-se pelo lúdico informal, geralmente no espaço familiar: de passeios, de comunicação, de informação, de descobertas, de assistir televisão, enfim, brincadeiras que, apesar de serem de iniciativa da criança, sem pretensões educativas, assumem características de aprendizagens consideráveis para ela, que se utilizando de conhecimentos pré-adquiridos, possibilitam a apreensão de novos, para apropriar-se de seu entorno, desenvolvendo sua cultura lúdica. Brincar dirigido, ele é entendido à luz de algumas teorias sobre a aprendizagem, onde a atividade lúdica é direcionada para fins de aprendizagem e a criança vive experiências em níveis diferentes de complexidade e envolve assim através do brincar, suas capacidades cognitivas, ou seja, o brincar dirigido como um procedimento que pode compor o processo pedagógico. No brincar livre, a criança utiliza sua cultura lúdica aliada ao que aprendeu no brincar dirigido. Por sua vez será observado no brincar dirigidas as experiências adquiridas pelo brincar livre com outras crianças. Brincadeiras como imitação, imitando um personagem homem aranha, Batman. Jogos de regras, espaço, fantasia, palavras e figuras. 3 a 4 anos = Idade do fascínio: Os textos devem ser curtos e atraentes, pode – se usar gravuras, de preferência grandes. Histórias que tenham bichos, brinquedos e objetos e que usem expressões repetitivas. Esconde - esconde, a partir de 6 meses, tendo noção de que as pessoas e os objetos continuam existindo mesmo quando saem do campo de visão.

Outros materiais