Buscar

A definição 2

Prévia do material em texto

A definição de desenvolvimento sustentável mais usualmente utilizada é a que afirma que devemos procurar atender às necessidades atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras. Três componentes devem ser considerados: sustentabilidade ambiental, sustentabilidade econômica e sustentabilidade sociopolítica. Neste contexto, o desenvolvimento sustentável pressupõe:
Escolha uma:
a. O reconhecimento de que, apesar de os recursos naturais serem ilimitados, deve ser traçado um novo modelo de desenvolvimento econômico para a humanidade.
b. A redução do consumo das reservas naturais com a consequente estagnação do desenvolvimento econômico e tecnológico.
c. A redefinição de critérios e instrumentos de avaliação de custo-benefício que reflitam os efeitos socioeconômicos e os valores reais de consumo e da preservação e/ou conservação.
d. A distribuição homogênea das reservas naturais entre as nações e as regiões em nível global e regional.
e. A preservação/conservação do equilíbrio global e do valor das reservas de Capital Natural, o que não justifica a desaceleração do desenvolvimento econômico e político de uma sociedade.
A Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei 21305, de 2 de agosto de 2010, torna obrigatória a logística reversa para agrotóxicos, seus resíduos e embalagens; pilhas e baterias; pneus; óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens; lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista e produtos eletroeletrônicos e seus componentes. Considerando-se as informações acima e o contexto da situação dos produtos após o uso pelo consumidor, a Logística Reversa recomenda, em relação a esses produtos, que se faça o:
 
Escolha uma:
a. Envio para aterros sanitários devidamente monitorados, através da atuação do serviço público de limpeza urbana, com o financiamento e a fiscalização dos fabricantes.
b. Retorno ao aterro sanitário de forma direta, feita pelo consumidor no descarte de lixo urbano.
c. Envio para aterros sanitários devidamente monitorados, através da atuação do serviço de limpeza urbana e sem a participação dos fabricantes e comerciantes.
d. Retorno, de forma independente do serviço público de limpeza urbana, através da atuação dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes.
e. Retorno, através do serviço público de limpeza urbana, sem a atuação dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes.

Continue navegando

Outros materiais