Buscar

energias renovaveis

Prévia do material em texto

Energias Renováveis
Podemos definir como energia renovável aquela energia que é obtida de fontes naturais capazes de se regenerar, e, portanto virtualmente inesgotáveis, ao contrário dos recursos não-renováveis. São conhecidas pela imensa quantidade de energia que contêm, e porque são capazes de se regenerar por meios naturais.
Energia maremotriz 
A energia maremotriz é uma forma de produção de energia proveniente da movimentação das águas dos oceanos, por meio da utilização da energia contida no movimento de massas de água devido às marés.
Para a implementação desse sistema, é necessária uma situação geográfica favorável e uma amplitude de maré relativamente grande, que varia de local para local. O Brasil apresenta condições favoráveis à implementação desse sistema em locais como o litoral maranhense, em que a amplitude dos níveis das marés chega a oito metros. Os estados do Pará e do Amapá também apresentam condições favoráveis. Apesar disso ainda não há nenhuma usina maremotriz no Brasil.
Como é captada
 http://www.geocities.ws/
 
 Vantagens 
A constância e previsibilidade da ocorrência das marés;
O fato de as marés serem uma fonte inesgotável de energia;
A sua fiabilidade;
O fato de serem uma fonte de energia não poluente.
Desvantagens 
Os custos de instalação são bastante elevados;
Só é produzida energia enquanto existir um desnível entre os níveis de água que se encontram nas partes superior e inferior do muro da barragem;
Só podem ser instaladas centrais para a produção de electriidade a partir desta energia em locais que respondam às necessidades geomorfológicas necessárias para a mesma e que possuam um  desnível entre marés bastante elevado (cerca de 5,5m); 
Energia Nuclear
A energia nuclear é aquela liberada através do núcleo dos átomos. Como sabemos, todos materiais do nosso planeta são constituídos por minúsculas partes conhecidas como moléculas. Estas moléculas, por sua vez, são formadas por átomos. 
Os átomos são formados por núcleo e elétrons, que são orbitais, ou seja, gravitam em torno do núcleo. As partículas que formam o núcleo são unidas por uma força de atração. Quando uma energia externa é aplicada, o núcleo do átomo é desintegrado, liberando calor e radiação. O urânio, em função de suas características químicas, é o elemento utilizado para a geração de energia nuclear nas usinas atômicas.
Atualmente, vários países possuem usinas nucleares que produzem energia. O Brasil, por exemplo, possui três usinas nucleares (uma está inativa) na cidade de Angra dos Reis (Rio de Janeiro). 
A energia nuclear também é utilizada para a fabricação de bombas nucleares. Vários países do mundo possuem esta tecnologia, sendo que Estados Unidos e a Rússia possuem os maiores arsenais nucleares do mundo. O poder de devastação destas bombas é enorme. Além de provocar a morte de grandes quantidades de pessoas e causar grande destruição material, provocam diversos tipos de doenças nos sobreviventes, entre elas o câncer.
http://jornalri.wordpress.com/
Vantagens da energia nuclear
- Não libera gases estufa;
-  Exigência de pequena área para construção da usina;
- Grande disponibilidade do combustível;
- Pequeno risco no transporte do combustível;
- Pequena quantidade de resíduos;
- Independência de fatores climáticos (ventos; chuvas)
Desvantagens da energia nuclear
- O lixo nuclear radiotivo deve ser armazenado em locais seguros e isolados;
- Mais cara, quando comparada a outras formas;
- Risco de acidentes nucleares;
- Problemas ambientais, devido ao aquecimento de ecossistemas aquáticos pela água de resfriamento dos reatores. 
Biomassa
O material biológico de plantas e alguns animais podem ser transformados em um tipo de combustível conhecido por biomassa. Quando queimada, a biomassa pode gerar energia na forma de eletricidade, calor ou energia química, no entanto, ela não precisa ser necessariamente queimada para ser útil. Por exemplo, o lixo (residencial ou comercial) pode incluir produtos vegetais e animais e, quando deixado para apodrecer, pode criar um gás chamado metano, que muitas vezes é armazenado para ser usado para geração de calor e energia.
Nós escolhemos a energia derivada do metano:
wikipedia
Principais vantagens da energia Biomassa:
- Baixo custo
- Fácil armazenamento
- Alta eficiência energética
- Emissão de menos gases poluentes
- Utilização de recursos renováveis
 
Principais desvantagens da energia Biomassa:
- Dificuldade no armazenamento da biomassa sólida
- Contribuição para formação de chuva ácida (biocombustíveis líquidos)
- Custo elevado na aquisição de equipamentos industriais
- Grandes impactos ambientais em áreas verdes
- Destruição da fauna e flora de determinada região
Energia Eólica
A energia eólica é a energia obtida pelo movimento do ar (vento). É uma 
abundante fonte de energia, e disponível em todos os lugares. 
Na crise energética atual, as perspectivas da utilização da energia eólica são 
cada vez maiores no panorama energético geral, pois apresentam um custo 
reduzido em relação a outras opções de energia. 
Embora o mercado de usinas eólicas esteja em crescimento no Brasil, ele já 
movimenta 2 bilhões de dólares no mundo
A energia eólica pode garantir 10% das necessidades mundiais de eletricidade 
até 2020, pode criar 1,7 milhões de novos empregos e reduzir a emissão global 
de dióxido de carbono na atmosfera em mais de 10 bilhões de toneladas. 
Como é gerada:
coladaweb.com
Entre suas principais vantagens podemos mencionar que:
É uma tecnologia inesgotável;
Não emite gases poluentes e não gera resíduos;
Não requer uma manutenção frequente, uma vez que sua revisão é semestral;
Em menos de seis meses o aerogerador recupera a energia que foi gasta para ser fabricado.
No entanto, suas desvantagens não podem ser esquecidas:
Como é preciso um fenômeno da natureza para funcionar, às vezes a energia não é gerada em momentos necessários, o que torna difícil a integração da produção dessa tecnologia;
Os parques eólicos geram um grande impacto visual devido aos aerogeradores;
Causa impacto sonoro, pois o vento bate nas pás produzindo um ruído constante de aproximadamente 43 decibéis, tornando necessário que as habitações mais próximas estejam no mínimo a 200 metros de distância;
Pode afetar o comportamento habitual de migração das aves.
Energia Solar
Energia solar é o nome dado a qualquer tipo de captação de energia luminosa proveniente do sol e posterior transformação dessa energia captada em alguma forma utilizável pelo homem, seja diretamente para aquecimento de água ou ainda como energia elétrica ou mecânica. O Brasil é o 10º no ranking mundial de utilização da energia do sol como matriz energética, depois de China, Israel, Áustria, Índia, Turquia, Alemanha, Japão, Estados Unidos e Austrália.
Como é captada:
temasbuscados.com
VANTAGENS
As centrais necessitam de manutenção mínima.
A energia solar é excelente em lugares remotos ou de difícil acesso, pois sua instalação em pequena escala não obriga a enormes investimentos em linhas de transmissão.
A energia solar não polui durante sua produção. A poluição decorrente da fabricação dos equipamentos necessários para aconstrução dos painéis solares é totalmente controlável utilizando as formas de controles existentes atualmente.
Em países tropicais, como o Brasil, a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território. 
DESVANTAGENS
Os preços são muito elevados em relação aos outros meios de energia.
As formas de armazenamento da energia solar são pouco eficientes.
Existe variação nas quantidades produzidas de acordo com a situação atmosférica (chuvas, neve). E durante a noite não existe produção alguma, o que obriga a existência de meios de armazenamento da energia produzida durante o dia em locais onde os painéis solares não estejam ligados à rede de transmissão de energia.
Energia do Hidrogênio
A energia do hidrogênio pode ser também utilizada, assim como outras fontes deenergia em residências, na geração de eletricidade e também, como combustível no uso de transportes.
Vantagens e Desvantagens 
A energia do hidrogênio não produz contaminação, pois é uma energia renovável. Esta tampouco destrói absolutamente nenhum recurso natural. É a partir da água que é retirada a energia do hidrogênio, mas logo se oxida e retorna à água. Não existe nenhum produto tóxico, absolutamente de nenhum tipo que possa ser produzido no processo da energia do hidrogênio.
Na verdade, a energia do hidrogênio tem potencial para ser desenvolvida igualmente que o combustível, ou seja, que em todos os lugares onde hoje se desenvolve a energia com o combustível poderia ser perfeitamente substituído pela energia do hidrogênio com a diferença de que não haveria mais contaminação e se deixaria de agredir ao meio ambiente da forma como se agride hoje.
http://2.bp.blogspot.com/
Energia Hidrelétrica
A energia hidrelétrica é a obtenção de energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico de um rio. Para que esse processo seja realizado é necessária a construção de usinas em rios que possuam elevado volume de água e que apresentem desníveis em seu curso.
A eficiência energética das hidrelétricas é muito alta, em torno de 95%. O investimento inicial e os custos de manutenção são elevados, porém, o custo do combustível (água) é nulo
VANTAGENS:
É uma energia limpa, ou seja, não emite gases poluentes da queima de combustível
É uma energia renovável, ele se renova eternamente, assim não há preocupações com o seu esgotamento.
É uma fonte de energia barata.
No Brasil, por exemplo, é uma boa opção por causa da quantidade de recursos fluviais disponíveis com grande vazão e por causa dos vários acidentes geográficos (montanhas, cachoeiras…).
Não há gasto com combustível
DESVANTAGENS:
Para fazer uma hidrelétrica é necessário fazer um lago artificial, o que inunda grandes áreas de biomas naturais (florestas, savanas…)
Devido à decomposição da vegetação submersa são emitidas consideráveis quantidades de metano que contribui 21 vezes mais com o aquecimento global que o metano.
É necessária a mudança de local das pessoas que moram nos territórios que sediarão a usina. No Brasil mais de 330 mil pessoas já saíram de suas casas por esse motivo.
Altera levemente alguns detalhes no ambiente como a umidade e o ciclo das chuvas o que pode causar problemas ao ecossistema local.
Em alguns casos é necessário mudar o curso natural do rio o que pode prejudicar ecossistemas.
Pode aumentar o nível do rio por causa do represamento.
Como é captada:
www.sobiologia.com.br
Conclusão
É de suma importância conhecer as características principais da energia que será utilizada em determinada localidade, para que se possa tirar o melhor proveito de suas potencialidades em seu uso sem prejudicar o meio ambiente. Somente desse modo seremos capazes de prevenir possíveis problemas futuros referentes ao uso de uma determinada energia.
Fontes:
www.mma.gov.b
www.significados.com.br
www.jornaldaciencia.org.br
evolucaoenergiaeolica.wordpress.com
www.prof2000.pt
www.portal-energia.com
promobio221.blogspot.com.br
energiarenovaveis.net
www.domosolar.net
infoescola
www.brasilescola.com
pt.slideshare.net
www.rotomixbrasil.com.br
www.dinamicambiental.com.br
energiasescolheatua.blogs.sapo.pt
energiasalternativas.webnode.com.pt
www.suapesquisa.com
planetasustentavel.abril.com.br
rafaelrossorodrigues.wordpress.com/.
www.sobiologia.com.br

Continue navegando