Buscar

Nota de Leitura A Cor dos Eleitos 26 06

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nota de Leitura - Sub-representação política
Texto: CAMPOS, Luiz Augusto; MACHADO, Carlos. A cor dos eleitos: determinantes da sub-representação política dos não brancos no Brasil. Revista Brasileira de Ciência Política, 16, 121-151, 2015.
Aluno: Laís Santos Maciel
Qual o principal argumento do/a autor/a quanto à diáspora [ou outro tema principal da disciplina?
A questão central do texto é: “Por que existem poucos políticos pretos e pardos nas instâncias decisórias brasileiras?” O principal argumento no texto é que a disparidade de condições entre candidatos brancos e não brancos está relacionada a questões como: vieses no recrutamento partidário; diferenças entre capital político e educacional entre políticos brancos e não brancos; desigualdades na distribuição de recursos eleitorais e partidários; preferencias eleitorais dos votantes. 
Quem são os/as seus/suas interlocutores/as? Com quem o/a autor/a se alinha? Contra quem está argumentando?
Apesar de afirmar que existe uma falta de dados sobre a raça/cor dos candidatos, a análise decorre a partir dos dados do IBGE e do TSE para chegar a algumas conclusões acerca da diferença representativa de candidatos brancos e não brancos. 
Algumas conclusões podem ser retiradas das tabelas apresentadas no texto como a que demonstra que a quantidade de patrimônio dos candidatos, nessa tabela fica evidente a disparidade financeira pois os candidatos não negros sempre estão em desvantagem patrimonial. Outra tabela interessante do TSE utilizada no texto demonstra a comparação de duas cidades Rio de Janeiro e São Paulo demonstrando as quantidades proporcionais relacionadas a cor da população, dos candidatos e a proporção dos eleitos e a suas cores, a conclusão é que nas duas cidades a quantidade de candidatos não negros que foram eleitos é muito menor embora os números proporcionais das populações de brancos e negros não seja tão diferente. Os argumentos do autor procuram demonstrar os porquês da disparidade representativa de candidatos negros na política, através de diversos gráficos é possível perceber a desigualdade de condições em diversos aspectos como, educacional, patrimonial despesas de campanha e outros. Na verdade não há um contra argumento mas sim uma tentativa de demonstrar através de dados que a candidatura de não brancos é dificultada e sua eleição mais ainda.
Como esse argumento modifica o que foi proposto anteriormente sobre o tema?
O autor argumenta que embora vários dados tenham sido analisados nesse texto ainda não é possível ter uma conclusão firmada sobre os motivos que levam a desproporcionalidade representativa entre brancos e não brancos.

Outros materiais