Buscar

CPP Aula 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A questão é controvertida na doutrina. Alguns processualistas defendem a aplicação do PRINCIPIO DA PROPORCIONALIDADE e o PRINCÍPIO DA RAZOABILIDADE do bem jurídico em confronto: a segurança pública e a paz social de um lado e do outro lado o ius libertatis da pessoa do infrator. Para os adeptos dessa corrente, aproveita-se a prova derivada de outra contaminada de ilicitude na origem. 
Uma segunda corrente defende a admissibilidade da prova subsequente, se independente daquela de origem ilícita. Seria a hipótese do caso concreto, em que a vítima do roubo fez reconhecimento pessoal dos meliantes na delegacia. 
Um terceiro posicionamento vem sendo adotado pelo Supremo Tribunal Federal, inadmitindo, de forma absoluta, a prova ilícita quer originária quer por derivação.
De qualquer forma, prevalece a vedação constitucional e legal sobre a tortura como meio de prova para não se violar os direitos e garantias fundamentais, sendo inadmissíveis as provas ilícitas originárias e derivadas em decorrência da teoria da árvore com os frutos envenenados. 
OBJETIVA: Letra C

Outros materiais