Buscar

relatorio do lab 01

Prévia do material em texto

Universidade de Mogi das Cruzes
Determinação do Peso Específico Aparente Natural de uma Amostra de Solo.
Local: Universidade de Mogi das Cruzes
Data: 28 de Março de 2017
Introdução
O referente relatório consiste em determinar o peso específico aparente natural. O peso específico in situ de um solo é uma das propriedades mais importantes e necessárias na investigação de solos. É definido como o peso total do solo (solo mais água) por unidade de volume. Seu valor depende do peso específico dos sólidos, da porosidade e do grau de saturação.
O peso específico é largamente utilizado no controle da compactação de aterros e das camadas de base para pavimento, é também utilizado no cálculo de tensões devido ao peso próprio dos solos, capacidade de carga, estabilidade e compressibilidade.
Objetivo
Determinação, através da parafinagem e pesagem hidrostática, do peso específico aparente natural de amostras indeformadas de solo.
Fundamentação Teórica
Os índices físicos são definidos como grandezas que relacionam o peso e o volume de uma amostra de solo, em que existem fases físicas (sólidas, líquida e gasosa). Com esses índices físicos, em laboratório, podem ser determinados os pesos específicos de um corpo de prova, como o peso especifico aparente natural.
O peso especifico aparente natural, pode ser determinado pelo método da balança hidrostática (NBR 10838). A NBR 10838 descreve como determinar a massa especifica aparente de um solo irregular com uso da balança hidrostática. A balança hidrostática, inventada por Galileu Galilei, é baseada no estudo realizado por Arquimedes, onde um corpo perde um peso semelhante à quantidade do liquido que foi deslocado.
O princípio de Arquimedes diz que, quando um corpo está imerso em um liquido sofre ação de uma força vertical para cima, conhecida como empuxo, onde é igual numericamente ao peso do fluido que foi deslocado pelo corpo de prova. Arquimedes teve como base de seu estudo a água, mas esse princípio funciona para qualquer fluido e para o ar também. A balança hidrostática estuda o efeito do empuxo realizado pelos líquidos sobre os corpos que foram imersos neste liquido.
Materiais e Equipamentos
- Amostra indeformada de solo.
- Recipiente com parafina fundida.
- Recipiente com àgua.
- Linha de custura ou similar.
- Balança com dispositivo para pesagem hidrostatica.
- Espátula de aço.
- Cápsula de porcelana.
Procedimento
- Talhar manualmente a amostra de solo deixando-a com forma aproximada de uma esfera, com diâmetro não inferior a 3 cm, e com superficie regular, sem provocar a alteração da sua estrutura natural, preparando-se assim um corpo de prova.
- Determinar o peso do corpo de prova (P1), com resolução de 0,01 gf.
- Amarrar o corpo de prova com linha e impermeabilizar a sua superficie, mergulhando-o na parafina fundida, e determine o peso do corpo de prova parafinado (P2), com rosolução de 0,01 gf.
 
 
- Após o resfriamento do corpo de prova parafinado, determinar o seu peso quando submerso em água (P3), utilizando a balança hidrostática, com resolução de 0,01 gf.
 
Resultados
	Peso do CP
	P1
	(gf)
	123,55
	Peso do CP parafinado
	P2
	(gf)
	131,89
	Peso do CP parafinado submerso
	P3
	(gf)
	54,95
	Volume do CP parafinado (V2)
	(P2-P3)/w
	(cm³)
	76,94
	Peso da parafina
	P2-P1
	(gf)
	8,34
	Peso específico da parafina
	paraf.
	(gf/cm³)
	0,92
	Volume da parafina (V3)
	(P2-P1)/paraf.
	(cm³)
	9,065
	Volume do CP (V1)
	V2-V3
	(cm³)
	67,875
	Peso específico aparente ()
	P1/V1
	(gf/cm³)
	1,820
Através dos valores fornecidos de peso específico da água e da parafina e das determinações de peso através da balança, foi possível calcular o peso específico aparente utilizando as seguintes fórmulas:
Dados: w = 1 gf/cm³		parafina = 0,92 gf/cm³
Conclusão
Diante dos resultados obtidos, fica evidente o quão importante é determinarmos o teor de umidade do solo antes de iniciar qualquer trabalho sobre o mesmo, pois encontrando esse dado, pode-se corrigir o solo se necessário, ainda na fase inicial da obra, podendo dessa maneira evitar, possíveis patologias causadas pela falta ou excesso de água no solo. Ponderando que, o teor de umidade do solo influencia diretamente na capacidade de compactação e no ponto de rompimento do solo.

Continue navegando