Buscar

UNIFICADO GEOGRAFIA

Prévia do material em texto

UNIFICADO GEOGRAFIA – TESTES MODELO UNISC
1. Sobre o clima mundial, os fatores e os processos que o condicionam, assinale a alternativa INCORRETA.
I. A latitude influencia na distribuição espacial das temperaturas. Dessa forma, quanto maior for latitude, menores serão as temperaturas.
II. A pressão atmosférica varia em função da altitude e da temperatura. Assim, quanto maior for a altitude, menor será a pressão atmosférica e quanto mais alta a temperatura, menor será a pressão.
III. O planeta Terra é aquecido uniformemente, tanto ao longo da sua superfície quanto ao longo do tempo (anos), e isto condiciona a circulação atmosférica com a produção de centros de alta e de baixa pressão, que se alteram continuadamente.
IV. Dependendo das condições locais, a precipitação pode ocorrer na forma de chuva, granizo ou neve e está relacionada, principalmente, à umidade atmosférica.
V. A diferença entre as temperaturas máxima e mínima é maior no interior dos continentes e a continentalidade exerce grande influência sobre essa amplitude térmica.
a) Estão incorretas as afirmativas I, III e V.
b) Estão incorretas as afirmativas II, IV.
c) Estão incorretas as alternativas I, IV e V.
d) Apenas a afirmativa III está incorreta.
e) Todas as afirmativas estão incorretas.
2. Três jovens amigos estão localizados em pontos diferentes da Terra: Paulo está a 165° Leste de Greenwich; Pedro permanece a 45° a Oeste de Paulo, e Clara está a 2° Oeste de Greenwich. Sabendo que no Meridiano Inicial são 18 horas do dia 5 de janeiro, a hora legal e o dia em que Paulo, Pedro e Clara estão são, respectivamente:
	
	Paulo
	Pedro
	Clara
	A
	4 h – dia 6
	2h - dia 6
	16h – dia 5
	B
	5h - dia 6
	3h – dia 6
	5h – dia 5
	C
	17 h - dia 5
	15h – dia 5
	18h – dia 5
	D
	7h – dia 6
	9h – dia 5
	18h – dia 6
	E
	5h – dia 6
	2h – dia 6
	18h – dia 5
3. As formas de relevo da superfície terrestre são resultantes da interação de duas grandes forças: a endógena (interna) e a exógena (externa).
Disponível em: . Acesso em: 07 setembro de 2013.
Baseando-se na proposta de classificação do relevo do território brasileiro assinalada no mapa acima e em seus conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar que
I. no mapa, as porções do território mais escuras correspondem às depressões, estruturas geológicas que remontam à era Pré-Cambriana.
II. no mapa, as porções do território mais escuras correspondem às planícies e aos dobramentos modernos, estruturas geológicas que remontam à era Pré-Cambriana.
III. classificação do relevo assinalada no mapa foi proposta por Aziz Ab´Sáber, como resultado do levantamento do território nacional realizado pelo Projeto Radambrasil e nos estudos anteriores sobre o relevo, sobretudo do professor Aroldo de Azevedo.
IV. classificação do relevo assinalada no mapa foi proposta por Aroldo de Azevedo, como resultado do levantamento do território nacional realizado pelo Projeto Radambrasil e nos estudos anteriores sobre o relevo, sobretudo do professor Aziz Ab´Sáber.
V. a classificação de relevo assinalada no mapa foi apresentada por Jurandyr Ross, sendo considerada a mais completa proposta de relevo contando com 28 unidades entre planaltos, planícies e depressões.
As proposições corretas dizem respeito apenas às alternativas
a) I e III.
b) II e III.
c) III e IV.
d) Apenas III.
e) Apenas V.
4.  “Ao redor do oceano Pacífico, na América do Norte, Ásia e Oceania, distribuem-se zonas industriais dos Estados Unidos, do Japão, da China litorânea, dos NIPs e do leste da Austrália. A bacia do Pacífico é o cenário dos grandes intercâmbios comerciais da China e dos Tigres Asiáticos com os Estados Unidos, de um lado, e com a Europa Ocidental, do outro.”
(MAGNOLLI, Demétrio; ARAÚJO, Regina. Geografia – a construção do mundo. São Paulo: Moderna, 2010. p. 432).
Dentro desse contexto de produção, trocas comerciais e países da bacia do Pacífico, é correta a afirmação:
a) A indústria japonesa exibe um padrão de localização espalhado pelo interior do arquipélago, caracterizado por sua dependência, em relação às matérias-primas importadas, e pela exportação de industrializados com alta tecnologia.
b) Na região em destaque no texto acima, circulam os produtos minerais e agropecuários australianos e o petróleo do golfo Pérsico, sendo os Estados Unidos o grande mercado produtor, gerando desequilíbrio na balança de comércio norte-americana.
c) A modernização dos “Tigres asiáticos”, ou NIPs, apoiou-se no modelo de plataforma de importações de bens manufaturados.
d) As Zonas Econômicas da China (ZEEs) foram implantadas com o objetivo de abrigar a instalação de multinacionais sob o controle do governo chinês, estando localizadas, em sua maioria, na orla marítima.
e) Entre os NIPs, encontram-se países como Cingapura, Malásia, Tailândia, Indonésia, Taiwan e Filipinas, todos na bacia do Pacífico.
5. À medida que as sociedades desenvolvem-se, suas atividades econômicas tornam-se mais complexas e interligadas. Assim, nos países em desenvolvimento, a dependência em relação às práticas da agropecuária e do extrativismo costuma ser maior. No entanto, enquanto essas zonas vão se industrializando, o número de empregos e a participação dessas atividades no meio econômico costumam diminuir. Atualmente, os principais países passam por um estágio em que as áreas do serviço e do comércio estão a exercer uma maior centralidade. Nos Estados Unidos, esses campos empregam quase 80% da população economicamente ativa.
A ocorrência desse fenômeno de transferência da mão de obra e da renda para os setores do comércio e dos serviços é denominada por:
a) transferência da informação
b) emprego informal
c) terceirização
d) expansão da informalidade trabalhista
e) democratização econômica
6. Considere as afirmativas abaixo sobre a rede urbana brasileira.
 I. As cidades médias ganham mais importância quando exercem novo poder de atração auxiliado por fatores como: a imagem negativa das grandes cidades (associada à violência, a problemas no trânsito e à poluição) e a imagem positiva das cidades médias (associada à melhor qualidade de vida e boa infraestrutura).
II. A existência de espaços pouco povoados no território nacional, as disparidades regionais e a forte concentração econômica no Centro-Sul são elementos que limitam a articulação da rede urbana brasileira.
III. Apesar da desconcentração industrial, São Paulo manteve o papel de comando na rede urbana brasileira e concentra serviços especializados de apoio à atividade produtiva.
IV. A rede urbana da Região Norte caracteriza-se como densa, com grande número de centros urbanos bem articulados e distribuídos no território, liderados pelas metrópoles de Manaus e Belém.
V. A metrópole de Curitiba caracteriza-se pela oferta de um amplo conjunto de bens e serviços, dos mais simples aos mais sofisticados, destacando-se na rede urbana da Região Sul.
 
Assinale a alternativa CORRETA.
a) Somente as afirmativas I, III e V são corretas.
b) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III, IV e V são corretas.
d) Somente as afirmativas I, III, IV e V são corretas.
e) Somente as afirmativas I, II, III e V são corretas.
GABARITO
D
E
E
D
C
E

Continue navegando