Buscar

BALÉ DE AÇÃO E BALÉ ROMANTICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

BALÉ DE AÇÃO E BALÉ ROMANTICO
Jasão e Medeia – Noverre, 1763
 No balé de ação, temos a representação da mitologia grega. As histórias eram fortes, com personagens que traziam os sentimentos a flor da pele e a mulher como centro propositor dos acontecimentos. Medeia trás a fúria, a vingança e a morte. Essa personagem, uma feiticeira deixada pelo marido que escolhe se casar com uma princesa, se enfurece e mata os próprios filhos e o marido. O conflito dramático era o foco desse balé. Haviam também, cenas de gestual, ou seja, ele n era 100% dançado.
 O balé de sair da corte e vai para os palcos, teatros. Por isso, algumas características se alteram: os calçados perdem seus saltos quadrados; os figurinos são menos carregados por mais que ainda cubram as pernas das mulheres. A movimentação ainda se parece muito com a dança na corte, mas alguns passos são inseridos; a expressão facial é muito evidenciada e dramática; os braços se apresentam apenas como acessórios, não existem as posições básicas do balé que conhecemos hoje. 
 Em Jasão e Medeia, podemos ver um introdução da história onde a personagem principal nos conta sua participação. Ela fala, as tragédia que cometeu enquanto os personagens secundários estão em pausa no fundo. Podemos observar aí, uma estrutura de corpo de baile e personagem principal. O espetáculo contava com dois atos, estrutura que se manteve nos próximos balés,com inicio meio e fim. O cenário era muito rico. A ideia era manter o espaço em sua naturalidade. Haviam mecanismos que ajudavam nisso, criando fumaça, raios, trovões.
Le Sylphide- Taglione, 1832
 No balé romântico temos a representação de personagens fantasiosos. Novamente a mulher é a personagem principal, mas desta vez como um ser frágil, delicado. A protagonista Sylphide, é um ser voador, algo parecido com uma fada e é morta após tomar um porção que a transformaria em um humana para que assim pudesse se casar com o príncipe, que consegue essa porção com a feiticeira. Ela é uma personagem totalmente frágil, que só queria uma chance de ficar com a pessoa que amava. Esse ser fantasioso vai sempre estar presente nas obras românticas. Além disso, o príncipe já era noivo antes de encontrar a Sylphide, ou seja, a futura esposa dele também sofre com o abandono. O balé romântico visa o amor inatingível e inalcançado.
 A movimentação do balé romântico se mostra muito mais técnica e avançada: temos a sapatilha de ponta; as posições básicas; os pas de deux, o homem tem maior apliitude de movimentos e o corpo de baile tem grande importância e dança até sem a presença do personagem principal. O balé que conhecemos hoje, começa alí. Junto com a mudança na movimentação, temos também a mudança no figurino. As roupas são bem mais leves, curtas e o tutu romântico começa a ser usado. Aquela expressão fácial bem presente no balé de ação perde espaço para a técnica. 
 Também com 2 atos, o balé romântico tem o primeiro onde se apresenta o cotidiano e o segundo com as personagens fantasiosas e a feitiçaria magia, o “ato branco”. A música coincide mais com a cena,ao contrário do balé de ação em que se tocam músicas em alegro durante cenas de morte, por exemplo. As bailarinas são mais magras e a busca pelo “corpo de bailarina” tem início. 
 .

Outros materiais