Buscar

DISCURSIVA 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISCURSIVA 2:
Considerando esse contexto, bem como o modelo de gestão por competências, faça o que se pede nos itens a seguir.
a) Argumente sobre a importância das competências individuais e organizacionais. 
As competências estão diretamente relacionadas ao desempenho no trabalho, associando conhecimentos, habilidades e atitudes das pessoas ao resultado que entregam. De fato, sem entrega de resultados, não há percepção de competência. Trata-se de Atitude, Colocar os conhecimentos e habilidades em prática a fim de gerar resultados de valor àquilo que se está empreendendo. Atitude é o que diferencia saber ser competente e não somente saber fazer com competência. Saber ser competente significa ter a competência evidentemente desenvolvida, notável, aplicada com grande frequência.
Atitude é tudo no âmbito de trabalho, a atitude leva o indivíduo a Colocar os conhecimentos e habilidades em prática a fim de gerar resultados de valor a aquilo que se está empreendendo. Atitude é o que diferencia saber ser competente e não somente saber fazer com competência. Saber ser competente significa ter a competência evidentemente desenvolvida, notável, aplicada com grande frequência, qualificação no tempo atual em que se vive é essencial. Eventualmente para sustentar as competências evidentes, é necessário estar aberto às mudanças, ser flexível, ter iniciativa e uma boa pitada de ousadia e coragem. É preciso saber agir, escolher, decidir, mobilizar, comunicar, aprender, comprometer-se e assumir responsabilidades. Possivelmente, a competência está relacionada através do trabalho bem feito e pela superação de um padrão de excelência. Para isso deve-se utilizar como parâmetro seu próprio desempenho no passado, colocar em mente oque se deve e não deve fazer desempenhar suas funções de forma responsável, os resultados alcançados serão satisfatórios, é válido apostar também em objetivos desafiadores ou algo inédito, nunca feito por alguém anteriormente, surpreender o empregador é essencial.
Nesse contexto, é importante ressaltar que o sucesso da organização é fruto da junção das competências individuais, alinhadas com as competências essenciais da organização e com seus objetivos estratégicos. É preciso ter consciência de que o sucesso está nas mãos de todos, que direta ou indiretamente estão envolvidos com seu resultado final. É assim que as competências individuais fazem a diferença.
b) Com base na visão do autor Weymer (2017, p.1), esclareça porque é preciso mapear as competências.
Um dos principais objetivos do mapeamento seria ajudar na eficiência, competência e possivelmente no comprometimento de tal empresa tendo em mente uma visão ampla do futuro. A competência é de suma importância, ter visão ampla significa pensar grande, pois inovar, ter criatividade, exercer habilidades técnicas, qualidade de serviços e foco, refletem nos objetivos estratégicos dos negócios. Através do processo de mapeamento de competências, esses padrões se tornam referências de desempenho do empregado, e os gestores devem usar esses parâmetros para identificar as necessidades de formação, visando aumentar a produtividade dos funcionários, assim como a eficiência, eficácia e natureza competitiva do negócio como um todo.
A prática do mapeamento é a ferramenta mais utilizada, já que identifica um conjunto de habilidades, o nível de conhecimento e atitude necessária para atender competências centrais dentro de cada papel a ser desempenhado.
Para Weymer (2007, p.1), é preciso mapear competências, isso não envolve identificar as pessoas que as possuem, mas sim identificar se a organização possui competência organizacional instalada e, a partir desse ponto, decidir quais são as competências pessoais necessárias para sustentar a organização no mercado no qual está inserida.
.
Conforme Weymer (2007, p.1), para a realização do mapeamento não é necessária à identificação de pessoas, mais sim identificar se a organização possui a competência necessária para sustentar a organização no mercado a qual está inserida, já que, atualmente estamos inseridos em um contexto marcado por significativas transformações como a globalização da economia, a crescente inovação tecnológica, o aumento da competitividade e o rápido desenvolvimento da tecnologia de informação são características desse cenário que acarretaram mudanças nas organizações, como transformações radicais no processo de trabalho. No entanto, o processo de mapear as competências é necessário, pois assim consegue se descobrir as principais gaps de competências dentro de tal empresa. Podendo assim, proporcionar mais qualificação aos funcionários, realizando treinamentos, cursos e a fins com objetivo de proporcionar a eles uma oportunidade de crescimento, e automaticamente crescer junto aos mesmos.

Outros materiais