A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
Atividade Aprendizagem 1 - Psicologia e Políticas Públicas

Pré-visualização | Página 1 de 1

Atividade de Aprendizagem 1
Psicologia e Políticas Públicas
1) "As políticas públicas afetam a todos os cidadãos, de todas as escolaridades, independente de sexo, raça, religião ou nível social. Com o aprofundamento e a expansão da democracia, as responsabilidades do representante popular se diversificaram. Hoje, é comum dizer que sua função é promover o bem-estar da sociedade. O bem-estar da sociedade está relacionado a ações bem desenvolvidas e à sua execução em áreas como saúde, educação, meio ambiente, habitação, assistência social, lazer, transporte e segurança, ou seja, deve-se contemplar a qualidade de vida como um todo (...) E é a partir desse princípio quepara atingir resultados satisfatórios em diferentes áreas, os governos se utilizam das políticas públicas" (ANDRADE, Danilo. Disponível em: http://www.politize.com.br/politicas-publicas-o-que-sao/. Acesso em: 08/03/2018). Sobre as Políticas Públicas, analise as afirmativas abaixo:
I – Podem ser entendidas como sendo as políticas para o público.
II – São as leis que o governo cria para regular e nortear os atendimentos e serviços.
III – Existem as políticas públicas a nível de municípios, estados e federação.
Está correto o que se afirma em:
e) I, II e III
2) "O SUS é um espaço muito rico para o desenvolvimento de competências importantes para o profissional. Sua diversidade de demandas suscita a busca de práticas diferentes das tradicionais com ênfase na doença e psicopatologia, já que se baseia em um modelo assistencial e de equipe interdisciplinar" (SILVA; PICIRILLI, 2016). Com relação à Atenção Básica, analise as assertivas a seguir.
Fonte: SILVA, E.; PICIRILLI, C.C.. Psicologia e Políticas Públicas. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016, p.23.
I – A Atenção Básica trata de ações mais amplas dentro da Saúde Pública do País.
PORQUE
II – Envolve a promoção e proteção da saúde, o diagnóstico, a reabilitação, o tratamento e a manutenção da saúde.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira
3) Pegando o tema do CRAS, lembre-se de que é muito importante que as práticas dos Psicólogos estejam voltadas para a promoção da transformação social (CREPOP/ CREAS, 2013), sempre com o olhar na ética e na emancipação do homem. Isso faz toda a diferença! (SILVA; PICIRILLI, 2016). Com relação ao CRAS, analise as afirmativas baixo.
d) É o Centro de Referência da Assistência Social
4) A Assistência Social tem também a função de oferecer para o usuário segurança de acolhida e de convívio ou vivência familiar. Isso significa que existe uma preocupação em acolher, com seus atendimentos, tanto o usuário como sua família, e, até mesmo quando esta última não existe, este transforma-se em um ponto de referência afetiva por constituir-se de um espaço de apoio e de novos vínculos. Para isso, muitas opções são oferecidas em suas unidades, como Oficinas Socioeducativas de: Artesanato, Artes, Literatura, Informática, Música, Jogos Educativos e outra (SILVA; PICIRILLI, 2016). O texto acima faz referência a qual órgão?
a) CRAS.