Buscar

PROPRIEDADE INTELECTUAL, DIREITO E ÉTICA EXERCÍCIO

Prévia do material em texto

Exercício: CCT0752_EX_A3__V3 
	23/05/2018 11:06:56 (Finalizada)
	Aluno(a): 
	2018.1 EAD
	Disciplina: CCT0752 - PROPRIEDADE INTELECTUAL, DIREITO E ÉTICA 
	
	 
	Ref.: 201703447589
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	No Código Penal temos determinados os tipos de ação penal pertinentes para cada tipo de ilícito. Uma dessas ações é a promovida mediante queixa do ofendido, ou de quem tenha qualidade para representá-lo. Esta ação penal é tipificada como:
		
	
	ação penal incondicionada
	
	ação penal pública
	
	ação penal qualificada
	 
	ação penal representativa
	 
	ação penal privada
	
Explicação:
A pergunta nos remete aos tipos de ação penal que podem ser aplicadas aos tipos de ilícitos contidos no código ¿ em regra as ações podem ser de ordem pública, mediante denúncia, via Ministério Público, em que o interesse público suplanta o interesse privado; - já as ações de natureza privada consagram o interesse privado que se suplanta ao interesse público que se manifesta mediante uma queixa. Diante desta distinção, tenos como resposta correta: ação penal privada.
	
	 
	Ref.: 201703448048
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Analise as afirmativas abaixo:
I) No crime de furto, a subtração da coisa alheia móvel é praticada com violência à vítima
II) No crime de furto, a subtração da coisa alheia móvel é praticada com grave ameaça à vítima
III) No crime de roubo, a subtração da coisa alheia móvel é feita mediante grave ameaça ou violência à vítima
 A respeito das afirmativas acima, assinale a opção correta:
		
	
	a opção I está correta
	
	a opção III é falsa
	
	a opção II está correta
	 
	a opção III está correta
	
	as opções I e II estão corretas
	
Explicação:
A questão nos remete aos chamados crimes contra patrimônio, furto e roubo. Para uma melhor resposta vamos nos socorrer da legislação penal em que estes crimes estão elencados: Roubo Art. 157 - Subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência a pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência: Furto Art. 155 - Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: quando o agente deu causa ao resultado por imprudência, negligência ou imperícia. Passamos a analisar as afirmativas: I) No crime de furto, a subtração da coisa alheia móvel é praticada com violência à vítima; afirmativa falsa; afirmativa II) No crime de furto, a subtração da coisa alheia móvel é praticada com grave ameaça à vítima; afirmativa falsa - III) No crime de roubo, a subtração da coisa alheia móvel é feita mediante grave ameaça ou violência à vítima, afirmativa correta; - Pela combinação de resposta, a correta é: a opção III está correta.
	
	 
	Ref.: 201703448026
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	As ações penais privadas são promovidas mediante queixa; esta ação penal é tipificada pelo procedimento ser proposto por:
		
	
	apenas o Ministério Público pode patrocinar uma queixa
	 
	mediante ação do ofendido ou quem tenha qualidade para representá-lo
	
	qualquer pessoa representar o ofendido
	
	apenas o empregador pode patrocinar esta ação
	
	é uma ação penal, patrocinada pelo Ministério Público
	
Explicação:
A pergunta nos remete aos tipos de ação penal que podem ser impetradas em salvaguarda a um prejuízo ¿ a ação penal pública tem a característica de dar ênfase ao interesse público, ou seja, quando ocorre a ação do Ministério Público via uma denúncia ¿ já a ação penal privada tem a característica de se manifestar pelo interesse do ofendido, quando o interesse privado suplanta o interesse público ¿ assim a resposta correta é: mediante ação do ofendido ou quem tenha qualidade para representá-lo.
	
	 
	Ref.: 201706290545
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O crimes contra vida são caracterizados de duas formas, Dolosos e Culposos. Qual é a característica principal do dolo contra vida de terceiros?
		
	 
	quando o agente quis o resultado ou assumiu o risco de produzi-lo.
	
	cometido por imprudência
	
	cometido por negligência e imprudência por uma ou mais pessoas
	
	cometido por negligência
	
	cometido por imprudência
	
Explicação:
A questão nos remete aos crimes contra vida, estudados no conteúdo na Legislação Penal.  Quando se diz que alguém cometeu um crime doloso é porque esse alguém teve a intenção e a vontade de cometer o crime, ou seja, agiu livremente e era consciente de que estaria praticando o crime. Portanto, o sujeito está sabendo o que faz, como por exemplo, no caso de homicídio em que uma pessoa compra uma arma e dá um tiro em outra pessoa, matando-a. Diferente situação ocorre no crime culposo, pois nesse caso o agente não tem a intenção de cometer o crime. Assim, a resposta correta é: quando o agente quis o resultado ou assumiu o risco de produzi-lo.
	
	 
	Ref.: 201703448035
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Analise as afirmativas abaixo:
I) O crime é doloso quando o agente deu causa por negligência, imperícia ou imprudência
II) O crime é doloso quando o agente quis o resultado ou assumiu o risco de produzi-lo
III) O crime é culposo quando o agente deu causa ao resultado por imperícia, negligência ou imprudência
A respeito das afirmativas acima, assinale a opção correta:
		
	
	as afirmativas II e III são falsas
	
	a afirmativa II é falsa
	 
	as afirmativas II e III estão corretas
	
	a afirmativa I está correta
	
	a afirmativa III é falsa
	
Explicação:
A questão nos remete aos chamados crimes contra vida, dolosos e culposos. Para uma melhor resposta vamos nos socorrer da legislação penal em que estes crimes estão elencados: Art. 18 - Diz-se o crime: Crime doloso - I - doloso, quando o agente quis o resultado ou assumiu o risco de produzi-lo; Crime culposo - II - culposo, quando o agente deu causa ao resultado por imprudência, negligência ou imperícia. Passamos a analisar as afirmativas: I) O crime é doloso quando o agente deu causa por negligência, imperícia ou imprudência ¿ pela definição legal a afirmativa esta incorreta: afirmativa II) O crime é doloso quando o agente quis o resultado ou assumiu o risco de produzi-lo, pela definição legal a afirmativa esta correta; afirmativa III) O crime é culposo quando o agente deu causa ao resultado por imperícia, negligência ou imprudência, pela definição legal a afirmativa esta correta; Assim, pele combinação de respostas, a correta é: as afirmativas II e III estão corretas.
	
	 
	Ref.: 201703447594
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	No Código Penal há o capítulo dos Crimes Contra o Patrimônio: o crime de subtrair, para si, ou para outrem, coisa alheia móvel, com grave ameaça ou violência, é tipificado com crime de:
		
	 
	roubo
	
	estelionato
	
	apropriação indébita
	
	furto
	
	contrafação
	
Explicação:
A questão nos remete aos chamados crime contra o patrimônio ¿ os dois de mais referências são o furto e o roubo ¿ para uma melhor resposta vamos no socorrer de duas definições contidas na legislação penal - Roubo
Art. 157 - Subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência a pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência:
Furto
Art. 155 - Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel:
uma diferença esta na questão da ocorrência de grave ameaça ou violência ¿ assim a resposta correta é: roubo.
	
	 
	Ref.: 201703448030
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	No crime de violação de segredo profissional, Artigo 154, do Código Penal, o ilícito se materializa quando se revela a alguém, sem justa causa, segredo de que tenha ciência em relação de ministério. Por ministério se entende:o Senado Federal
	
	os ministros de Estado
	 
	aqueles que exercem atividades religiosas, a exemplo de padres ou pastores
	
	o Chefe da Casa Civil do Executivo Federal
	 
	os ministros do Tribunal de Contas
	
Explicação:
A questão nos remete a violação de segredo profissional sem justa causa ¿ na pergunta há a indicação de que e quando o ilícito se materializa quando se revela a alguém, sem justa causa, segredo de que tenha ciência em relação de ministério. - o detalhe importante é esta revelação em competência de ministério - Ministério é uma atividade de origem religiosa, ou social, que é desempenhada por sacerdotes, pastores, freiras, assistentes sociais, voluntários. - Assim, a resposta correta é: aqueles que exercem atividades religiosas, a exemplo de padres ou pastores.
	
	 
	Ref.: 201703447595
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A subtração de coisa alheia móvel, para si, ou para outrem, de forma não violenta, é tipificado como de:
		
	
	latrocínio
	
	furto qualificado
	
	estelionato
	
	roubo
	 
	furto
	
Explicação:
A pergunta nos remete aos crimes como patrimônio, que tem nas opções de respostas os ilícitos mais comuns ¿ na pergunta uma característica fica clara: a ausência de grave ameça ou violência ¿ para uma melhor resposta vamos nos socorrer da legislação penal: Art. 155 - Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: Furto ¿ perceba que ao contrário do roubo, não há grave ameaça ou violência ¿ assim, a resposta correta é: furto.

Continue navegando