Buscar

RELATÓRIO ENSINO FUNDAMENTAL

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL
UNINTER
JAKLINE CRISTINA GONÇALVES DELFINO RU: 1097969 2014/07
NAVEGANTES
2018
JAKLINE CRISTINA GONÇALVES DELFINO RU: 1097969 2014/07
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Relatório de Estágio Supervisionado
Educação de Jovens e Adultos apresentado a
UTA Educação e Trabalho Fase I A do curso de Pedagogia do Centro Universitário Internacional Uninter.
NAVEGANTES
2018
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ------------------------------------------------------------------------- 4
OBSERVAÇÃO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS---------------------------------------------------------------- 6
CONSIDERAÇÕES FINAIS ------------------------------------------------------- 11
REFERÊNCIAS ---------------------------------------------------------------------- 12
ANEXOS ------------------------------------------------------------------------------- 13
FICHA DE FREQUÊNCIA --------------------------------------------------------- 13
RECURSO PEDAGÓGICO ------------------------------------------------------- 20
6
INTRODUÇÃO
O Estágio Supervisionado é um dos componentes curriculares obrigatórios para a obtenção do diploma no curso de Licenciatura em Pedagogia, pois se trata de um elemento relevante para a formação inicial do Pedagogo ao aproximá-lo da prática futuramente. O estágio pode ser compreendido como uma atividade de investigação, compreensão, reflexão, análise, interpretação e intervenção na realidade, que enriquece e consolida a formação profissional dos futuros pedagogos.
O Estágio Supervisionado Educação de Jovens e Adultos deverá possibilitar a inserção do futuro professor no contexto profissional, de modo a compreender dinâmicas de funcionamento das escolas como ambientes educativos e conhecer e aprofundar aspectos da docência, pois permite a articulação entre o estudo teórico e os saberes práticos, desde que ancorados em possibilidades formativas orientadas pela reflexão, investigação e relação teoria e prática.
No entanto, a finalidade do estágio a análise reflexiva do contexto escolar, por meio de observação, investigação e planejamento de aulas na Educação de Jovens e Adultos (EJA). As atividades desse momento do Estágio focalizarão aspectos como a análise de princípios e critérios para organização de atividades de ensino adotada pelos professores, análise de erros e dificuldades evidenciadas pelos alunos na aprendizagem dos conteúdos, planejamento de aula, elaboração, análise e discussão de relatórios e diagnósticos realizados no estágio.
O estágio é importante para os profissionais que já atuam e buscam aperfeiçoamento, certificação e progressão na carreira, é um espaço de formação contínua, reflexão sobre a própria prática, análise de outras práticas a partir das teorias estudadas, constituindo a oportunidade de investigar, refletir e reconstruir os saberes docentes, em um processo de “formação contínua realimentada por uma teoria que ilumine a prática que resignifique a teoria” (Pimenta e Lima, 2004).
O Estágio Supervisionado Educação de Jovens e Adultos foi realizado no período de 19/03/2018 à 10/04/2018, no Centro Educacional Maria de Lurdes Couto Cabral por Jakline Cristina Gonçalves Delfino. Os objetivos do estágio são conhecer as especificidades do trabalho pedagógico na Educação de Jovens e Adultos, da docência, métodos e procedimentos de ensino, observar o desenvolvimento e aprendizagem nas aulas da EJA.
Para realização do estágio a metodologia utilizada foi a partir de aulas expositivas ao vivo, via satélite, desenvolvimento de atividades de reflexão e debates entre alunos/ alunos e alunos/ professores via Ambiente Virtual de Aprendizagem (fórum) e no PAP de Apoio de Navegantes - SC, realização de debates e explicações via Rádio Web, esclarecimento de dúvidas e realização de discussões via chat com o professor da disciplina, estudos na rota de aprendizagem.
Na escola foram feitos observação das aulas ministradas pelo professor regente e investigação e entrevista pertinentes ao estágio em documentos da escola estagiada como o Projeto Político Pedagógico. Para que todos possam conhecer um pouco mais da realidade escolar na EJA veio por meio deste relatório descrever as atividades realizadas durante o estágio de observação em relação à escola, a sala de aula estagiada, o professor regente, aos alunos da turma e também as aulas e atividades de avaliação observadas.
OBSERVAÇÃO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
O Estágio Supervisionado Educação de Jovens e Adultos l foi realizado no Centro Educacional Professora Maria de Lurdes Couto Cabral, situada à Rua João Inácio Silva, número 150, no bairro Nossa Senhora das Graças, CEP 88375-246, localizada na cidade de Navegantes, no estado de Santa Catarina. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (47) 3185-2007 e do e-mail caicnavega@yahoo.com.br.
A escola oferta atendimento nos níveis educação infantil no período integral das 06h30min às 18h30min, anos iniciais do ensino fundamental no período matutino das 07:30 às 11:30 e vespertino das 13:00 às 17:00, Projeto Mais Educação no contraturno escolar e Educação de Jovens e Adultos no período noturno das 19:00 às 22:00. A instituição atende a um número total de 1.770 alunos, desse número, 24 são alunos em processo de inclusão. O estágio foi realizado no período de 19 de Março de 2018 a 10 de Abril de 2018, no turno noturno, sendo observada a turma de alfabetização do EJA.
	Na perspectiva de educação inclusiva, Carvalho (2000, p.2) afirma, com propriedade, que uma escola é inclusiva quando:
“respeita as peculiaridades ou potencialidades de cada aluno, organiza o trabalho pedagógico centrado na aprendizagem do aluno, onde este é percebido como sujeito do processo e não mais como seu objeto e o professor torna-se mais consciente de seu compromisso político de equalizar oportunidades envolve, também, a construção do conhecimento, igualmente fundamental na instrumentalização da cidadania”. Carvalho (2000, p.2).
As principais características observadas desta escola são as condições estruturais do prédio que possui 2 andares para atender a grande demanda de alunos, o recurso usado pelo professor a lousa digital é para melhor atender os alunos, o CAIC conta com orientadora, diretor, diretora adjunta e diretor adjunto, secretaria, laboratório de informática, quadras de areia, ginásio coberto, entre outros.
A concepção pedagógica da escola que orienta as ações da Unidade Escolar está voltada para a educação integrada que contempla o desenvolvimento social, afetivo e cognitivo do individuo como cidadão. Neste processo, cabe ao professor, mediar à interação do educando com o conteúdo a ser trabalhado, objeto de estudo, orientando-o no sentido de sintetizar os conhecimentos adquiridos.
Esta concepção de conteúdos como elemento articulador entre saber cultural e conhecimento cientifico, possibilita a comunicação e as relações pragmáticas para o desenvolvimento do homem, da cultura e da sociedade, exigindo do educador uma atitude de responsabilidade, compromisso, propondo a busca de competência, teórica e técnica, que gera autonomia, criatividade, liberdade e democracia.
O trabalho está fundamentado na construção de conhecimento, que se dá nas relações sociais, organizando os saberes pedagógicos em todos os campos do conhecimento, tendo como objeto principal o processo ensino-aprendizagem. Neste processo, cabe ao professor, mediar à interação do educando com o conteúdo a ser trabalhado, objeto de estudo, orientando-o no sentido de sintetizar os conhecimentos adquiridos. O docente é responsável pelo planejamento, pelo desenvolvimento e pela avaliação do processo de ensino. Bloom et al. ( 1979, p.24), por exemplo, afirmam:
“A formulação de objetivos educacionais importa em escolha consciente por parte da equipe de professores, fundamentada em experiências anteriores e auxiliada pelas ponderaçõessobre os diversos tipos de dados. A seleção final e a orientação dos objetivos tornam-se ainda uma questão de aplicação dos princípios da teoria da aprendizagem e da filosofia da educação que o grupo docente aceita” Blomm et al. (1979, p.24).
Para que ocorra este processo, o aluno deve se confrontar com o conteúdo trabalhado captando a sua essência através de relações internas e externas, em um nível de interação onde o educando deve construir pela sua ação o conhecimento através de relações totalizantes.
Esta concepção de conteúdos como elemento articulador entre saber cultural e conhecimento cientifico, possibilita a comunicação e as relações pragmáticas para o desenvolvimento do homem, da cultura e da sociedade, exigindo do educador uma atitude de responsabilidade, compromisso, propondo a busca de competência, teórica e técnica, que gera autonomia, criatividade, liberdade e democracia.
Para a realização do estágio escolhi a turma de anos inicias do EJA (alfabetização), que possui um tamanho bom para a quantidade de alunos (25 alunos) e a distribuição das carteiras é de duas em duas, dessa forma um ajuda o outro nas suas dificuldades. A importância de o professor incentivar e mostrar que são capazes são fundamentais para mudar esse pensamento, sua experiência sem dúvidas é de grande ajuda para os alunos, pois tem mais desenvoltura para lidar com os obstáculos vivenciados no dia-a-dia da escola e da turma.
A turma estagiada tem o número total de 25 alunos e todos tem aspectos visíveis e positivos como o interesse em aprender, estar atentos ao que está sendo explicado e a disciplina em realizar as tarefas. O perfil econômico dos alunos: têm como fonte de renda, recursos oriundos de trabalhos em firmas de pescados (pescadores), construção civil (pedreiros), catadores de material reciclável, serviços em gerais com pouca mão de obra qualificada, dentre os empregos oferecidos na cidade.
Suas perspectivas sobre o EJA são de superar os desafios do cotidiano em relação à leitura, em conseguir um emprego melhor ou ser promovido no trabalho atual e além de tudo isso ser independente, desde pegar um ônibus a ler um jornal, saber os preços dos produtos no supermercado e a realização pessoal em perceber que são capazes de aprender apesar da idade. 
O professor da turma estagiada é formado em Pedagogia .... sua experiência profissional .... e o que me interessou e ao mesmo tempo me surpreendeu foi a maneira de o professor se dirigir aos alunos com educação, cuidado e paciência, se preocupando com o bem-estar dos alunos, sua disponibilidade para solucionar as dúvidas da turma, tratando-os com igualdade, pois, sabemos que muitos adultos desistem de se alfabetizar por se sentirem incapazes de realizar tarefas simples do dia-a-dia como ler uma oferta no supermercado.
Durante o Estágio Supervisionado Ensino Fundamental de observação pode-se entender a importância do planejamento para a realização da docência em que o professor regente necessita fazer seu planejamento voltado para as necessidades do aluno, de acordo com seu desenvolvimento e conhecimento. Com isso, o professor tem autonomia para selecionar conteúdos que condizem com a realidade do aluno, do seu cotidiano e a metodologia empregada nas aulas assistidas era coerente com o conteúdo trabalhado.
Nesse contexto vivido durante o período do estágio a exposição dos conteúdos se fez mediante dialogo, atividades impressas, em atividades orais demonstrando interesse pelos alunos nas aulas e no aprendizado, promovendo a interação e participação nas aulas. Os educandos do EJA tem dentro de si a força de vontade necessária para superar as dificuldades em sala de aula com ajuda uns dos outros e do professor. Os recursos pedagógicos disponíveis na sala de aula são a lousa digital, quadro branco e materiais disponibilizados pela escola.
Segundo Isabel Solé (1998, p.172): “Aprender a ler significa aprender a encontrar sentido e interesse na leitura. Significa aprender a se considerar competente para a realização das tarefas de leitura e a sentir a experiência emocional gratificante da aprendizagem”.
Sendo assim, após o estudo dos conteúdos, das atividades expostas, para avaliar os alunos o professor regente faz uma prova bimestral individual de acordo com o grau de conhecimento do aluno e de acordo com o nível de 1ª série a 5ª série, sendo a mesma uma avaliação processual, que ocorre ao longo do processo de construção do conhecimento de cada aluno. Demo (2000, p.97) afirma:
 “avaliar não é apenas medir, mas, sobretudo, sustentar o desenvolvimento positivo dos alunos. Quer dizer, não se avalia para estigmatizar, castigar, discriminar, mas para garantir o direito a oportunidade. Devemos ser capazes de transformar as dificuldades em desafios, os percalços em retomadas e revisões, as insuficiências em alerta”. Demo (2000, p.97).
PLANO DE AULA
IDENTIFICAÇÃO
Estagiário (a): Jakline Cristina Gonçalves Delfino.
Escola: Centro Educacional Professora Maria de Lourdes Couto Cabral.
Componente Curricular: 
Turma: EJA anos iniciais (alfabetização).
CONTEÚDO: 
OBJETIVOS:
MATERIAIS UTILIZADOS/RECURSOS:
SÍNTESE DO ASSUNTO (pressupostos teóricos o tema abordado)
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
REFERÊNCIAS
ANEXOS
CONSIDERAÇÕES FINAIS
As principais observações realizadas e reflexões a partir da investigação do contexto escolar foram em relação às ferramentas pedagógicas utilizadas pela professora durante as aulas no período de estágio, pois uma das dificuldades que os educadores encontram no seu dia-a-dia é a falta de recursos pedagógicos para tornar a aula mais atrativa e ao mesmo tempo fazer com que os alunos aprendam os conteúdos mais facilmente.
Contudo, as ações positivas vivenciadas na escola mostram que apesar das barreiras educacionais, da realidade das crianças, dos imprevistos que acontecem todos os dias a educação tem sua força, pois conheci alunos que passam por dificuldades em casa, outros moram com avós porque o pai ou a mãe abandonou e não deixaram que tudo isso afetassem seu desempenho escolar, muito pelo contrário, se esforçam ainda mais o que torna o trabalho do educador gratificante.
As demais disciplinas da UTA que estou cursando e o curso como um todo me deu o suporte necessário para a realização deste estágio e contribuiu para encaminhar as demandas de sala de aula, emergidas no período de observação, pois, sem teoria não há prática. Antes de realizar qualquer estágio devemos fazer um estudo sobre o que, como e para que estamos realizando o mesmo, buscando absorver o máximo de informações possíveis do docente, trocar experiências e vivenciar o que temos estudado no Ensino Superior no curso de Pedagogia.
O Estágio Supervisionado Ensino Fundamental contribuiu de maneira positiva para o meu processo de aprendizado como futura pedagoga, pois, é só quando vivenciamos a realidade dos professores e alunos é que percebemos o quanto ser Professor (a) nos dias de hoje não é fácil. Contudo, a professora da sala estagiada possibilitou durante as aulas momentos de descontração, interação, de leitura individual e em dupla, em que a literatura se torna lúdica, momento de viajar no “mundo da imaginação”.
REFERÊNCIAS
Blomm, B. S. et al. Taxonomia de objetivos educacionais: domínio cognitivo. Porto Alegre: Globo, 1979.
Carvalho, R. E. Removendo barreiras para a aprendizagem: educação inclusiva. Porto Alegre: Mediação, 2000.
Demo, P. Educar pela pesquisa. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2000.
Solé, Isabel. Estratégias de leitura. 6. ed. Trad. César Coll. Porto Alegre: Artmed, 1998.
ANEXOS
FICHA DE FREQUÊNCIA
RECURSOS PEDAGÓGICOS

Continue navegando