Buscar

Gabarito ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Gabarito da prova de ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO codigo 1888463 - LIC 1CHAM - 17/03/2018
Questão	Resposta
1	E
2	C
3	E
4	A
5	A
6	D
7	B
8	D
9	D
10	D
11	
Enunciado -
Ferreiro (2011) afirma que a criança realiza explorações para compreender a natureza da escrita e isto pode ser observado através das suas produções espontâneas, que são valiosos documentos que precisam ser interpretados para que possam ser avaliados. Aprender a interpretar essas produções é um aprendizado que requer uma atitude teórica definida. Explique as principais características dos níveis de escrita: pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfatético.
Resposta Esperada -
No nível pré-silábico a criança aprende a diferenciação entre desenhar e escrever, no nível silábico a criança utiliza uma letra para representar cada sílaba, entretanto, o valor sonoro da representação ainda não está presente. No nível silábico-alfabético a criança descobre que a sílaba não pode ser entendida como uma unidade e percebe que existem sílabas que podem ser escritas com uma, duas ou mais letras. No nível alfabético, a criança domina o valor das sílabas e das letras, já compreende o uso das vogais e das consoantes, no entanto, ainda tem um caminho a percorrer, para compreender as normas ortográficas.
12	
Enunciado -
Segundo Freire (1989), a leitura de mundo precede a leitura da palavra e é fundamental na compreensão sobre a importância do ato de ler. Explique qual o significado da expressão "leitura de mundo", utilizada pelo educador.
Resposta Esperada -
De acordo com Paulo Freire (1989), ler o mundo significa compreender os diversos significados, as possíveis variantes contextuais em um determinado grupo social. A expressão vai além da competência em codificar/ decodificar letras e palavras. Ela está relacionada à interpretação que um indivíduo faz sobre a situação que observa e perpassa outras nuances construindo possibilidades de contextos leitores diversos a partir dos significados e funções de cada objeto/ situação/fenômeno.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais