Buscar

o brincar para piaget

Prévia do material em texto

Pré-operatório – 2 a 6 anos:
Segundo Piaget, este período é caracterizado pelo surgimento da capacidade de dominar a linguagem e o pensamento representativo. A criança começa a gerar representações da realidade no próprio pensamento, possibilitando a aprendizagem da fala. 
Essa fase é marcada pelo egocentrismo, ao falar a criança fala sozinha e poucas vezes considera aquilo que foi dito para ela. A criança tem a capacidade de expor seu próprio ponto de vista e não sente necessidade de explicar seus raciocínios, muitas vezes não aceita a opinião das outras pessoas de seu convívio. 
Aparece neste estagio o pensamento animista, onde a criança da vida a seres inanimados. É o período do faz de conta, no qual se cria imagens mentais na ausência do objeto ou da ação. 
O brincar:
Os jogos simbólicos são bastante utilizados, a criança tem a capacidade de criar símbolos, ou seja, adere novos significados as coisas, a criança atribui vida ao que não tem, cria fantasias, duplica objetos ou acontecimentos, trata-se de uma grande simulação que estimula a criatividade. 
A criança conversa com bonecas, brinca de médico, usa fantasias e imitar bichos. 
O símbolo começa a representar a realidade, a criança cria histórias nas quais há grande preocupação em seguir a sequência que ela conhece na sua realidade, por exemplo: a boneca acorda, coloca roupa, almoça e vai para a escola.
Como sugestões de brinquedos temos as bolas, brinquedos de encaixar e desmontar, brinquedos musicais, carrinhos, bonecas, cavalinho de balanço e principalmente brinquedos que imitam a vida da família, como panelinhas e fogãozinho, onda a criança vê a mãe fazendo comida etc.
Brinquedos como conjuntos de pintura, massa de modelar, quadro negro e giz, casinhas, balanço, caixa de areia e bicicleta são algumas das opções para que elas possam se divertir e se desenvolver.
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/concepcao-do-brincar-e-aprender-na-visao-de-piaget-e-vygotsky/32223 http://psicologiaebrincar.blogspot.com.br/2011/05/projeto-brincar-brincar-e-coisa-seria.html (acesso em 26/05/2018 às 21:26 h).

Continue navegando