Buscar

Avaliação objetiva 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1
A democracia teve sua origem na Grécia antiga e posteriormente no decorrer dos séculos foi se aperfeiçoando enquanto regime de governo que procura conter e processar o poder desde a antiguidade à modernidade e hoje na contemporaneamente ainda continua seu processo de aperfeiçoamento.
Questão:
Com base nesta afirmação e na leitura de nosso livro texto da disciplina explique a diferença da democracia proposta inicialmente pelos gregos em Atenas para a democracia moderna.
Sua resposta deve ser em forma de texto, coeso, coerente. Observe também a correção gramatical e o número de linhas estipuladas (mínimo de 10  e máximo de 15 linhas).
 O aluno deve apresentar domínio de conteúdo, clareza, objetividade, profundidade, na defesa e argumentação das ideias; manejo da teoria; manejo da Língua Portuguesa e organização textual. Salientamos que argumentações que contiverem copia literal, copia da Internet, serão devidamente zeradas por ocasião da avaliação do tutor virtual.(Dica básica: leia o texto da disciplina!)
 
Peso: 3.0
	A origem da democracia, ou governo do povo, se deu na Grécia, com a característica de os próprios cidadão escolherem o destino da cidade. A maior parte da população era responsável por tomar essas decisões, os camponeses, artesãos e comerciantes, tornando-a assim, uma democracia direta. Um pouco mais adiante, após o surgimento da democracia, no século VI a. C. ouve um alargamento dos estatuto dos cidadãos e passou a definir-se como cidadão apenas os homens, nascidos em Atenas e com mais de 21 anos. O poder central era exercido pela Assembléia popular que reunia todos 10 vezes por ano ou em casos de necessidade, ela era responsável por redigir decretos, eleger magistrados, designar membros do conselho de justiça e principalmente decidir soberanamente visando sempre o interesse da maioria e o direito de igualdade (isonomia). Com o passar do tempo a democracia aos moldes da Grécia se tornou inviável, devido ao aumento populacional, crescimento das cidades e a grande diversidade entre os interesses do povo. Atualmente, nos tempos modernos os indivíduos privilegiam a privatização de atividades esquecendo-se um pouco da forma direta da democracia e fazendo com que a forma indireta prevaleça, onde representantes eleitos tomam as decisões.
	 
	Comentário do professor : 
*"houve". Resposta: Democracia ateniense: ¿ O bom regime é aquele que comanda apenas um ¿ a monarquia, que governa para sua glória e a de seus súditos; ¿ Ou aquele no qual comanda uma minoria ¿ a oligarquia, constituída de cidadãos reconhecidos como ¿superiores¿ por seu nascimento, sua riqueza, sua competência religiosa ou militar; ¿ Ou aquele onde comanda a maioria ¿ democracia, maioria constituída pela população dos camponeses, dos artesãos, dos comerciantes e dos marinheiros. O fundamento da democracia ateniense, elemento que repousa todo o seu edifício institucional é a igualdade de direito de palavra (isegoria). Todo o cidadão, por menor que fosse sua renda, contava com a possibilidade de participar da Assembleia Popular, de se fazer ouvir nos debates, de propor leis e medidas a serem adotadas pelo Estado. Assim o espírito democrático ateniense pode ser resumido na importância assumida pela assembleia popular, instituição que espelha os seus ideais democráticos. Democracia moderna: A democracia moderna, diante do surgimento de inúmeras contradições em seu interior, pode demandar aperfeiçoamentos em seu funcionamento que implicam a colocação em prática mecanismos onde o cidadão participe diretamente do processo político, tal qual acontecia em Atenas. A democracia moderna não pôde espelhar-se na ¿democracia direta¿ existente no mundo antigo. Enquanto no mundo antigo os cidadãos participavam do processo de tomada de decisões reunindo-se em praças públicas e manifestando, diretamente, suas opiniões ou decisões sobre os assuntos da polis, a burguesia dos séculos XVII e XVIII inventam outra forma de participação. Tornou-se inadequada a forma de decisão tomada nas praças. Assim, a diferença entre a liberdade para os antigos e a liberdade nos modernos encontra-se no fato de que, na passagem da antiguidade para a modernidade, ocorre uma alteração no local onde a ideia de liberdade tem prevalência. Para os antigos liberdade é uma questão pública, no sentido de que apenas o exercício da cidadania, em praça pública, definia e assegurava sua liberdade. Para os modernos, ao contrário, define-se liberdade unicamente como um exercício individual, como atividade privada. Assim, liberdade política não é nada mais que a possibilidade do usufruto no exercício pleno de oportunidades. Restando dúvidas, faça contato. Abraços e bons estudos, Chayana ¿ Tutora Virtual

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando