Buscar

Estudo de caso 2 NP2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo de caso 2 – NP2
Observe o que acontece (Fig. 1 e 2) e explique o processo de formação e acúmulo de água no solo, o porquê o nível d’água (NA) do tubo A está acima do nível do terreno (NT). O que acontece no tubo B e C. 
A Fig.2 apresenta também um caso de lençol pendurado ou cativo, ou seja, preso sobre uma fina camada de material impermeável. Se uma perfuração for aí realizada, o que acontecerá?
Se u ma p e rfuraç ão fo r aí realiza d a , o c o rrerá p e rda d ’ág u a rep e n t in a n o 
Se u ma p e rfuraç ão fo r aí realiza d a , o c o rrerá p e rda d ’ág u a rep e n t in a n o 
Observe agora o que acontece, próximo ao NA, onde um poço foi escavado. Pelas paredes do poço, verifica-se que a água sobe acima do NA por efeito de capilaridade, formando franjas de saturação capilar. Até onde a água consegue saturar totalmente o solo, denomina-se franja de saturação capilar total, no restante, a franja é de saturação parcial. Nesta região, a água que ocupa os poros ou interstícios do solo está sob pressão negativa, ou seja, inferior a atmosférica.
As franjas capilares têm uma importância primordial para os agrônomos, pois daí as plantas retiram água e outras substâncias que necessitam. Para os engenheiros, geotécnicos, o maior interesse esta no que acontece abaixo do NA ,onde as pressões intersticiais da água ou poropressões (Uo) ,são positivas e calculada pela expressão

Continue navegando