Buscar

Educação e Princípios da Política Nacional de Humanização na Saúde

Prévia do material em texto

AULA 3
		1.
		Os usuários da Unidade Básica de Saúde de Linha Rosa chegam às 5 horas para serem atendidos pelo médico a partir das 8 horas da manhã. Formam uma fila em frente ao posto e quem chega primeiro tem mais chance de ser consultado. Os graduandos em enfermagem da Faculdade Nightingale, em estágio curricular na Linha Rosa, questionaram a organização do atendimento e sugeriram à equipe de saúde da Unidade que aplicasse os princípios da Política Nacional de Humanização (PNH). Como tais princípios eram desconhecidos, a gerente da Unidade solicitou aos graduandos que orientassem à equipe na implantação do PNH. Usando os princípios da educação permanente, as ações educativas a serem desenvolvidas devem priorizar a:
	
	
	
	
	memorização dos princípios básicos da PNH para posterior implantação pelos trabalhadores da Linha Rosa.
	
	
	participação de integrantes de serviços humanizados, possibilitando a reprodução dessa experiência na Linha Rosa.
	
	 
	aprendizagem significativa, tendo em vista o conhecimento prévio dos trabalhadores da Linha Rosa referente à organização do serviço.
	
	
	transmissão vertical do conhecimento por meio de aulas expositivas sobre os princípios básicos da PNH.
	
	 
	explanação por especialistas que sintetize o conteúdo do PNH aos trabalhadores da Linha Rosa, agilizando o processo de implantação.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		2.
		Na enfermagem, o processo de desenvolvimento e aprimoramento de conhecimentos e habilidades é conhecido como:
	
	
	
	
	educação fundamental.
	
	
	educação técnica.
	
	 
	educação continuada.
	
	
	educação científica.
	
	
	educação fragmentada.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		3.
		Levando em consideração Paulo Freire (2002), o que seria Pedagogia de Transmissão.
	
	
	
	 
	O aluno é considerado uma ¿página em branco¿, em que novas ideias e novos conhecimentos serão impressos. E que as ideias e o conhecimento são os pontos mais importantes da educação. A experiência fundamental que o aluno deve viver para alcançar seus objetivos é receber o que o professor e/ou o livro lhe oferece. (LAGE: GONÇALES, 2010)
	
	
	O método enfatiza a importância do erro não como um tropeço, mas como um trampolim na rota da aprendizagem. A teoria condena a rigidez nos procedimentos de ensino, as avaliações padronizadas e a utilização de material didático demasiadamente estranho ao universo pessoal do aluno. (PIAJET, 1982)
	
	
	O aluno passa a ser ator de sua aprendizagem, participa do processo. Com isso, vários autores elaboram suas obras tomando como base a teoria do desenvolvimento e aprendizagem.
	
	
	O aluno participa ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o estimulo a dúvida e o desenvolvimento do raciocínio, entre outros procedimentos. A partir de sua ação, vai estabelecendo as propriedades dos objetos e construindo as características do mundo. (PIAJET, 1982)
	
	
	A experiência é a experimentação planejada como base do conhecimento. Os modelos de ensino são desenvolvidos a partir da análise dos processos por meio dos quais o comportamento humano é modelado e reforçado. (MIZUKAMI, 1986)
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		4.
		No Brasil desde a década de 70 verifica-se o aparecimento de estruturas organizacionais com a finalidade específica de treinar o pessoal de enfermagem em seu próprio local de trabalho (MONTEIRO, 1998). Na mesma época é realizada a VI Conferência Nacional de Saúde, quando é empregado pela primeira vez, em substituição ao termo treinamento em serviço ou educação em serviço, o termo?
	
	
	
	
	Educação Permanente de Serviço
	
	 
	Educação continuada
	
	
	Educação continuada do serviço
	
	
	Educação Permanente
	
	 
	Educação permanente e continuada
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		5.
		A educação continuada tem a finalidade precípua de promover o crescimento pessoal e profissional. Entre suas atribuições, pode-se citar: (CPS-FAEPU/2010)
	
	
	
	 
	Planejar metas congruentes com a política da organização e propor soluções para os problemas encontrados.
	
	 
	Participar dos processos de mudança da organização, compreendendo o processo de trabalho.
	
	
	Promover a interação dos profissionais no sentido da prática comunicativa.
	
	
	Discutir em grupo as experiências vividas na instituição ou de um grupo de especialistas para avaliar o desempenho profissional.
	
	
	Promover e planejar metas no sentido da prática comunicativa.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		6.
		Com a Declaração de Alma-Ata, em 1978, cujo objetivo era traçar a Atenção Primária de Saúde, passa a ser vinculada à resolutividade dos problemas de saúde no país, com o slogan ¿Saúde para todos no ano 2000¿. (OMS, 1978). Além disso, outros movimentos surgiram na década de 80, como a VIII Conferência Nacional de Saúde (1986), a promulgação da Constituição do Brasil em 1988, a criação do SUS e a aprovação da Lei Orgânica da Saúde (1992) influenciando o ensino de Enfermagem. Após amplo debate entre as lideranças de enfermagem, é aprovado em 1994 um novo currículo, fundamentado em quatro eixos temáticos.
	
	
	
	 
	Fundamentos de Enfermagem; Assistência de Enfermagem; Bases biológicas e sociais da Enfermagem; Administração em Enfermagem.
	
	
	Fundamentos da Saúde; Fundamentos da Bioquímica; Fundamentos Antropológicos; Administração em Enfermagem;
	
	
	Fundamentos Estatísticos; Fundamentos Antropológicos; Bases biológicas e sociais da Enfermagem; Administração em Enfermagem;
	
	
	Assistência de Enfermagem; Fundamentos da Bioquímica; Fundamentos Antropológicos; Administração em Enfermagem;
	
	
	Fundamentos da Enfermagem; Fundamentos da Bioética; Fundamentos Antropológicos; Assistência de Enfermagem;
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		7.
		A relação entre educação e trabalho foi tratada no início dos anos 1970 sob a perspectiva do desenvolvimento econômico e social. Refletia as ideias que foram amplamente difundidas na década de 1960 através da Teoria:
	
	
	
	 
	contingencial.
	
	
	funcional.
	
	
	de Tomada de Decisão.
	
	 
	do Capital Humano.
	
	
	estruturalista.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		8.
		Uma metodologia de ensino feita a partir dos problemas enfrentados na realidade e que leva em consideração os conhecimentos e as experiências que as pessoas já têm trata-se de uma educação:
	
	
	
	 
	permanente
	
	
	comportamental
	
	
	tecnicista
	
	 
	continuada
	
	
	tradicional

Continue navegando