Buscar

Conceitos de Ética e Moral

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201307397243)
	
	
	Kátia está muito estressada atualmente. Ela está fazendo yoga para conseguir alcançar o equilíbrio entre as paixões. Paixão pelo trabalho, pelo namorado, pelo filho de dois anos, pelo estudo de veterinária e pelo voley. Suas paixões não são poucas e ela sempre fica dividida, se sentindo culpada em detrimento de uma ou outra paixão. Kátia quer ser feliz com virtude. Antes mesmo dos gregos, Demócrito mostra a virtude sob a busca de um equilíbrio interno diante do movimento das paixões. Isso significa que:
		
	 
	O saber e a prudência seriam essenciais, pois ensinariam ao homem de que modo ele deveria viver, conseguindo a felicidade.
	
	O egoísmo e o individualismo seriam essenciais, pois ensinariam ao homem de que modo ele deveria viver, conseguindo a felicidade.
	
	O equilíbrio interno promoveria a produtividade, visando o lucro.
	
	O saber e a prudência seriam desprezíveis, pois não ensinariam ao homem de que modo ele deveria viver, conseguindo a felicidade.
	 
	O equilíbrio interno promoveria o entendimento do ¿ter¿ sobe o ¿ser¿, favorecendo as práticas capitalistas.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307397242)
	 Fórum de Dúvidas (5)       Saiba  (4)
	
	No período medieval as ações morais religiosas são disseminadas socialmente, divulgando a atmosfera de uma unidade espiritual entre os homens e Deus, apesar do enriquecimento crescente da Igreja pela aquisição de feudos; já com a implantação do capitalismo, a imposição de condições sub-humanas pelo sistema fabril desencadeia o surgimento de condutas morais egoístas e individualistas. Nestas duas situações os atos morais contextualizam a posição da Igreja e do lucro como referências históricas que criam significados ou sentidos morais "específicos e particulares" com relação aos valores universais do Bem (certo/verdadeiro) e do Mal (errado/falso). Isso significa que:
		
	
	Nos dois contextos é levada em consideração a ética moral, mas o mal acaba sempre triunfando sobre o bem.
	
	Os dois contextos são totalmente diferentes e a igreja não é a responsável por isto.
	 
	As condutas morais egoístas e individualistas estão cindidas do lucro do capitalismo.
	
	As características histórico sociais dos dois contextos são insignificantes para o fato da igreja enriquecer e do lucro pelo sistema capitalista.
	 
	Os dois contextos conseguem adequar ou singularizar, assim, características universais normativas em circunstâncias histórico-sociais.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307397249)
	 Fórum de Dúvidas (5)       Saiba  (4)
	
	A questão da origem das idéias morais desponta nos séculos XVI-XVII. Nicolau Maquiavel chamou atenção sobre o papel da ação política "visando a sobrevivência de um grupo, não de indivíduos isolados" na formação dos conceitos éticos. Thomas Hobbes defende a tese de que o homem é antissocial, comportando-se sempre para satisfazer seu interesse pessoal e absorvendo aquilo que é bom ou vantajoso para si, o que é denominado de:
		
	 
	altruísmo ético.
	
	servidão ética.
	 
	egoísmo ético.
	
	filantropismo ético.
	
	coletivismo ético.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307576940)
	 Fórum de Dúvidas (5)       Saiba  (4)
	
	O termo que tem como significado: "dar a luz" (parto) intelectual, da procura da verdade no interior do homem, denomina-se:
		
	
	sistema
	
	veracidade
	
	menmonia
	
	artemia
	 
	maiêutica
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307579697)
	 Fórum de Dúvidas (5)       Saiba  (4)
	
	Aristóteles e Platão têm em comum a vinculação da ética ao conceito de felicidade. A discordância entre eles, no entanto, se pauta da unicidade ou na separação de aspectos que constituem os mundos ou realidades. Assim, enquanto para Aristóteles há uma correlação entre estes aspectos, Platão defende que:
		
	 
	A realidade fica dividida em dois mundos distintos e contrapostos: um, superior, invisível, eterno e imutável das ideias subsistentes, outro, físico, visível, material, sujeito à transformação.
	
	O mundo sensível e o mundo inteligível se mesclam de modo a correlacionar o ser e o conceito de bem em uma unidade ética única.
	
	A realidade se divide em dois mundos distintos, porém complementares: O primeiro, derivado das ideias e, portanto, mutável e adequado aos valores e conceitos pessoais e outro imutável, permanente e objetivo, relativo aos aspectos físicos e materiais.
	
	Toda ação humana está orientada para a realização de algum bem, ao qual estão unidos o prazer e a felicidade. A dor, o desprazer e a infelicidade são aspectos provenientes da distorção da ética e só existem no mundo das ideias subjetivas.
	
	O mundo das ideias se subordina ao mundo físico de modo que todas as nossas ideias são apenas reflexos das coisas materiais que fazem parte de nossas experiências.
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307435762)
	 Fórum de Dúvidas (5)       Saiba  (4)
	
	Aristóteles tornou a ética uma disciplina autônoma no domínio da filosofia moral. Para ele, o campo ético deveria investigar__________________________________________________________________________________
		
	
	as características do bem, da perfeição e da felicidade que são dadas pelos deuses, com o fim de ajustar à orientação prática da conduta humana com o fim último de se atingir a felicidade.
	
	as características do bem, da perfeição e da felicidade que são dadas pelos deuses, com o fim de ajustar à orientação prática da conduta humana.
	
	os costumes, ou seja, o conjunto das regras de conduta admitidas numa época ou por um grupo de homens com o fim último de se atingir a felicidade.
	 
	as características do bem, da perfeição e da felicidade que são atribuídas ao homem, com o fim de ajustá-los à orientação prática da conduta humana.
	
	os costumes, ou seja, o conjunto das regras de conduta admitidas numa época ou por um grupo de homens, os costumes éticos.
AULA 02
	 1a Questão (Ref.: 201307400112)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A globalização gerou a disseminação rápida das informações via email, internet, chats, celulares, TV a cabo e digital. A Globalização tem tido diversos efeitos sobre os sistemas de organização das sociedades, seja ao nível econômico, seja ao nível ideológico e cultural. Dentre estes efeitos, destaca-se o aprofundamento de uma ética industrial na qual o desenvolvimento econômico se sobrepõe ao desenvolvimento:
		
	
	fisiológico
	
	político
	
	escolar
	 
	econômico
	 
	social
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307400101)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O termo "Bioética", foi utilizado pela primeira vez em 1971, no livro "Bioética: Ponte para o Futuro", do biólogo e oncologista americano Van R. Potter. Elaborado como um neologismo construído a partir das palavras gregas bios (vida) + ethos (relativo à ética) é normalmente compreendido como um campo disciplinar compromissado com o conflito moral na área da saúde e da doença dos seres humanos e dos animais não-humanos. Seu principal objetivo é deslocar a discussão acerca dos novos problemas impostos pelo desenvolvimento tecnológico, de um viés mais tecnicista para:
		
	
	um caminho menos pautado pelo humanismo, estacionando a dicotomia entre os fatos explicáveis pela ciência e os valores éticos.
	
	um caminho mais econômico.
	
	um caminho mais político;
	
	um caminho mais pautado pelo tecnicismo, continuando com a fusão entre os fatos explicáveis pela ciência e os valores éticos.
	 
	um caminho mais pautado pelo humanismo, superando a dicotomia entre os fatos explicáveis pela ciência e os valores éticos.
	
	 Gabarito Comentado3a Questão (Ref.: 201307400107)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A ovelha Dolly, foi o primeiro clone de um animal feito pelo homem. Na época este assunto gerou polêmicas em torno se era ético ou não clonar animais, pois futramente poderiam ser clonados seres humanos. Para solucionar questões éticas práticas, decorrentes de conflitos e controvérsias da interação humana e de suas práticas médicas ou científicas, a bioética se fundamenta em uma tríplice atuação: (1) descritiva, voltada para a descrição e análise destes conflitos; (2) normativa, com relação a tais conflitos, no duplo sentido de proscrever os comportamentos que podem ser considerados reprováveis e de prescrever aqueles considerados corretos; e (3) protetora, no sentido de amparar, na medida do possível, todos os envolvidos em alguma disputa de interesses e valores, priorizando, quando isso for necessário:
		
	 
	os mais fracos
	
	os mais poderosos
	
	os mais ricos
	
	os mais fortes
	
	os mais econômicos
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307435618)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Através da ética industrial, a vida humana passa a ser concebida como objetivando a máxima da qualidade. Isso faz com que o debate ético caminhe no sentido do quanto pode ser feito para que as pessoas:
		
	 
	Possam viver mais e melhor
	
	Tenham mais dinheiro
	
	Avaliem seus resultados de trabalho
	
	Possam ter menos prazer
	
	Se dediquem aos estudos
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307400117)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Maria está com problemas de saúde e precisa amputar o seu pé. Ela acha que as pessoas são donas de seus corpos e não acredita que uma pessoa pode dispor de seus membros corporais ou funções somente até o ponto que isto é saudavelmente requerido. Os médicos não concordam com Maria e disseram-lhe que vão amputar-lhe o pé, mesmo que ela não concorde, pois caso contrário, ela poderá falecer. Isto é feito quando é necessário para o próprio bem da pessoa como um todo, assegurar a própria existência, ou remover áreas danificadas que não podem ser evitadas ou consertadas. Esta situação está dentro do princípio da totalidade na bioética. Isto é representativo de que:
		
	 
	o princípio da totalidade na bioética estabelece simplesmente que a parte existe em função do todo. Portanto, podemos legitimamente sacrificar a parte do corpo se for necessário preservar a saúde de todo o corpo.
	
	o princípio da totalidade na bioética estabelece simplesmente que a parte não existe em função do todo. Portanto, não podemos legitimamente sacrificar a parte do corpo se for necessário preservar a saúde de todo o corpo.
	
	o princípio da totalidade na bioética estabelece que os médicos são donos dos corpos dos pacientes e podem fazer com eles o que bem entenderem.
	
	o princípio da totalidade na bioética estabelece que todos são donos de seus corpo e podem fazer com ele o que bem entenderem.
	
	o princípio da totalidade na bioética estabelece que se a pessoa desejar pode sacrificar seu corpo e morrer.
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307400120)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Patrícia vem sentindo fortes dores de cabeça e tonturas. Não consegue mais dirigir e precisa da ajuda do marido para se locomover. Ela foi ao médico e este lhe solicitou um exame de ressonância magnética e uma tomografia computadorizada, mas patrícia não possui plano de saúde. Então recorreu ao serviço público de saúde. Como ela mora no interior, sua cidade só tem um hospital e este não possui aparelhos que façam tais exames. Ela foi para a capital com eu marido. Chegando ao hospital da cidade, recebeu a notícia que não poderia fazer os exames porque os aparelhos estavam quebrados. Como estes exames são muito caros nas clínicas particulares, Patrícia não pode fazer os exames. O tempo está passando e ela se sente cada vez pior. Dentro das definições éticas, os remédios, tratamentos e operações que não podem ser obtidos sem gasto excessivo, dor ou inconveniente ou que, se usados, não ofereceriam uma razoável esperança em beneficiar alguém são representativos dos:
		
	 
	meios extraordinários
	
	meios ordinários
	
	meios publicitários
	
	meios de comunicação de massa
	
	meios políticos
AULA 03
	1a Questão (Ref.: 201307576942)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Nas pesquisas biomédicas, a noção de risco deve ser entendida como:
		
	
	a dificuldade em escolher uma amostra para estudo.
	
	a neutralidade do pesquisador em pesquisas de duplo cego.
	 
	a possibilidade de dano (previsto ou não) ao sujeito da pesquisa.
	
	A facilidade de incentivo financeiro que a pesquisa pode receber.
	
	a impossibilidade de causar danos ao sujeito da pesquisa.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307522940)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Uma universidade está criando um comitê de ética em pesquisa para que seus alunos dos cursos de saúde possam desenvolver pesquisas e ter o respaldo do próprio CEP da universidade. Isso é importante porque:
		
	
	A Universidade vai investir nos alunos e vai ganhar retorno financeiro.
	
	Todas as pesquisas desenvolvidas ganharão bolsa de incentivo do CNPQ.
	 
	É um espaço para fomentar discussões sobre a bioética e para analisar as pesquisas em seres humanos nas diversas áreas de conhecimento.
	 
	A universidade ganhará prestígio junto à Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados Federais.
	
	O reitor da universidade ganhará prestígio junto ao comité de bioética do Governo.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307618129)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Ricardo está desenvolvendo uma pesquisa que utilizará um medicamento experimental em seres humanos, para tal ele vai utilizar uma amostra de mil pessoas. Para que sua pesquisa seja desenvolvida, Ricardo precisa primeiramente:
		
	
	Conseguir patrocínio financeiro de uma indústria farmacêutica.
	
	Contratar mil pessoas que serão submetidas ao tratamento experimental.
	
	Ter formação em bioética ou contratar um estatístico para aplicação dos medicamentos.
	 
	Submeter sua pesquisa a um Comitê de Ética (CEP)
	
	Ter formação superior em nível de PHD, grau filosófico, cursado no exterior.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307928324)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Em uma pesquisa sobre a qualidade do sono em médicos intensivistas, os participantes são abordados em seu local de trabalho por um membro da equipe de pesquisa, onde são apresentados os objetivos da pesquisa e o termo de consentimento livre e esclarecido para que a entrevista possa ser agendada. Sobre o termo de consentimento, assinale a alternativa correta:
		
	 
	Tem como objetivo informar todas as informações da pesquisa, inclusive as hipóteses a serem investigadas.
	 
	Foi previsto pelo Código de Nuremberg para atestar a apresentação dos riscos, objetivos e procedimentos experimentais.
	
	A aplicação do termo tem caráter facultativo, cabendo ao pesquisador o discernimento acerca da sua utilização.
	
	Deve ser apresentada ao participante ao final da pesquisa de campo, após sua participação.
	
	O seu papel consiste em ressaltar que não se pode considerar como inexistente um risco desconhecido.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307400127)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Em consequência dos abusos criminosos promovidos por experimentações nazistas no decorrer da segunda grande guerra e do subsequente julgamento de Nuremberg, foi elaborado em 1947, o Código de Nuremberg. Objetivando eliminar futuros episódios semelhantes aos praticados pelos nazistas,o código de Nuremberg surge como um importante marco na história da ética envolvida em pesquisas médicas. Em síntese, ele determinava que deveria haver consentimento prévio e voluntário de todos os sujeitos envolvidos em pesquisas e para garantir que não haveria indução à participação, os sujeitos deveriam receber informações sobre riscos, objetivos e procedimentos experimentais. Determinava também que:
		
	
	toda pesquisa deveria apresentar somente a possibilidade de resultados alcançáveis por outros procedimentos não invasivos e refutava a realização de experimentos anteriores em animais.
	 
	toda pesquisa deveria apresentar a possibilidade de resultados não alcançáveis por outros procedimentos não invasivos e exigia a realização de experimentos anteriores em animais.
	 
	toda pesquisa deveria apresentar a impossibilidade de resultados não alcançáveis por outros procedimentos não invasivos e exigia a realização de experimentos sempre posteriores em animais.
	
	a realização de toda pesquisa com experimentos em animais deveriam ser feitas com leões.
	
	nenhuma pesquisa deveria apresentar a possibilidade de resultados não alcançáveis por outros procedimentos não invasivos e não exigia a realização de experimentos anteriores em animais.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307400131)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Em 9 de outubro de 1996 foi criada a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde, após discussão entre a sociedade civil organizada, comunidade científica, sujeitos de pesquisa e Estado, o Ministério da Saúde elaborou esta resolução em que constam as:
		
	 
	Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisa Envolvendo serpentes.
	 
	Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisa Envolvendo Seres Humanos.
	
	Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisa Envolvendo ratos.
	
	Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisa Envolvendo macacos.
	
	Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisa Envolvendo leões.
	
	
AULA 04
	 1a Questão (Ref.: 201307618145)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (2)
	
	Decretada a morte encefálica de um indigente sem familiares e ninguém que se responsabilize por ele e diante da possibilidade de seus órgãos serem utilizados para transplantes, analise as afirmativas abaixo e marque a resposta correta:
		
	
	Só órgãos que tenham histórico médico, neste hospital, podem ser aproveitados.
	
	Se ele não deixou nada por escrito e não há herdeiros os órgãos podem leiloados pela tesouraria do hospital.
	 
	Todos os órgãos serão enviados para a Lista Nacional de Transplantes.
	
	Somente córneas são aproveitadas nestes casos.
	 
	Como se trata de um indigente a legislação não permite a utilização de seus órgãos.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307928327)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (2)
	
	Clara é médica e atua no setor de Cuidados Paliativos de um Hospital Geral. Sempre muito interessada nos assuntos de Bioética, e sensibilizada pelos casos que acompanha no hospital, Clara procura informar-se sobre as possibilidades de doação de órgãos, e se ela poderia registrar o seu desejo de transplante caso viesse a falecer por morte encefálica. Sobre este tema, assinale a alternativa incorreta:
		
	
	Caso não haja manifestação explicita de negativa de doação, as equipes de saúde podem proceder a retirada dos órgãos.
	 
	No critério do consentimento familiar, o cônjuge ou parente na linha sucessória assume a responsabilidade pela autorização da doação.
	
	Atualmente, considera-se que todo cidadão é um doador em potencial a menos que tenha expressado vontade contrária.
	
	Até 1997, no Brasil, os órgãos só poderiam ser utilizados se houvesse a autorização expressa do doador em vida.
	 
	A equipe de saúde, centrada na figura do médico, possui autoridade legitimada para autorizar o transplante de órgãos.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307425980)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (2)
	
	Com relação à doação de órgãos de cadáver no Brasil, é correto afirmar que:
		
	
	fundamenta-se no chamado consentimento presumido
	 
	quando não há vontade expressa a decisão é de responsabilidade da família
	
	todo e qualquer cadáver é doador de órgãos
	
	só é possível quando o doador expressa por escrito sua vontade
	
	não é possível a doação de órgãos de cadáver no Brasil
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307522945)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (2)
	
	Maria quer doar um rima para sua irmã, mas seu estado de saúde é muito frágil e o médico não quer liberar. Maria está muito chateada com a situação. Nesse caso,de acordo com a legislação de transplantes, podemos afirmar que:
		
	 
	O médico está correto, pois não se pode promover uma doação se a mesma produzir no doador algum tipo de dano ou prejuízo a sua saúde geral.
	
	O médico está errado, pois se deve promover a doação independente se a mesma produzir no doador algum tipo de dano ou prejuízo a sua saúde geral.
	
	Maria pode doar o órgão para sua irmã independente da liberação do médico por vias clandestinas.
	
	Maria pode vender o órgão para sua irmã, pois a legislação brasileira permite isso.
	
	Maria pode procurar um outro médico particular e que não faça parte da rede do SUS para realizar a cirurgia de transplante.
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307618143)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (2)
	
	Necessitando de um transplante de fígado Sr. José colocou um anúncio no Jornal oferecendo R$ 10.000,00 para quem se oferecesse como doador. Esta prática é:
		
	
	Ilegal. Sem saber a origem do órgão o cidadão pode receber órgão de animais.
	 
	Ilegal porque existe uma legislação própria que versa sobre transplantes no Brasil. Venda de órgãos é considerado crime.
	
	Legal, desde que os valores estejam dentro de uma tabela estipulada pelo SUS.
	
	Legal, desde que o caso seja de estrema urgência.
	
	Ilegal visto que o Diário Oficial do estado deveria ser utilizado pois é o único veículo autorizado para este tipo de anúncio.
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307435638)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (2)
	
	No que tange ao tema de tranplantes de órgãos e tecidos, o princípio através do qual se preserva o direito do indivíduo em decidir qual a informação que quer manter em anonimato, denomina-se:
		
	 
	Princípio da confidencialidade
	
	Princípio de Castel
	
	Princípio da divisão
	
	Princípio da arguição
	
	Princípio da bondade
	
	
	
AULA 05
	 1a Questão (Ref.: 201307435643)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Um casal homossexual feminino decidiu adotar uma criança, mas a burocracia com papéis e documentos foi tanta, além do preconceito enfrentado, que o casal optou pela reprodução assistida. Isso só foi possível porque:
		
	
	Um casal homossexual feminino tem mais dificuldades com a adoção do que um casal homossexual masculino.
	
	As dificuldades da reprodução assistida são excludentes para casais homossexuais masculinos e femininos, conforme o Princípio da Diferenciação.
	 
	A legislação autoriza que mulheres utilizem sêmen doado para gestação independente da existência de vínculo familiar formal.
	
	A reprodução assistida é um método que beneficia homens e mulheres apesar de não ser prevista em lei.
	
	A adoção no Brasil não contempla casais homossexuais e a burocracia visa dificultar sua entrada na lista nacional de adoção.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307522948)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Um casal decidiu manter material criopreservadopara posterior reprodução assistida, no entanto, o marido faleceu sem deixar autorização prévia para utilização do material e a esposa está querendo utilizá-lo para engravidar e manter a memória do marido consigo. De acordo com a legislação vigente:
		
	
	A esposa pode utilizar o material criopreservado sem problemas, pois a legislação não é específica quanto a isto.
	
	É importante que a esposa esteja de posse do material criopreservado, com total acesso e condições para realizar os procedimentos necessários, independente de autorização para utilização do mesmo.
	 
	Não é permitido preservar embriões em criogenia, portanto, o casal está agindo contra a lei e a esposa, mesmo que tivesse uma autorização prévia do marido, jamais poderia utilizar o material criopreservado.
	 
	É preciso autorização prévia específica do (a) falecido (a) para o uso do material biológico criopreservado.
	
	O importante para a legislação é que a esposa mantenha seu estado de saúde psicológica, portanto a lei permite que o material seja utilizado sem prévia autorização.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307584364)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Em 2008 o Vaticano publicou um documento sobre aspectos da bioética e reprodução humana. Neste documento, a Igreja Católica considera as tecnologias de fertilização que auxiliam os casais na procriação como sendo:
		
	
	Ilícitas ética e moralmente, preservando o entendimento do documento Donum Vitae editado em 1987.
	
	Lícitas desde que não haja o contato sexual como a fecundação ¿in vitro¿ e moralmente ilícitas quando estas tecnologias implicam em atos sexuais desvinculados do matrimônio.
	 
	Lícitas desde que estas respeitem a preservação do ato procriativo em si e considera moralmente ilícitas as tecnologias que dissociam a procriação do ato sexual como a criogenia ou a fecundação ¿in vitro¿.
	 
	Lícitas desde que se utilizem de tecnologias de inseminação artificial sem que seja necessário o contato sexual entre as partes.
	
	Lícitas na medida em que preservarem o ato sexual procriativo entre casais oficialmente instituídos e moralmente ilícitas quando efetuado por pessoas sem o vínculo matrimonial estabelecido.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307435639)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A tecnologia pode ser muito benéfica ou maléfica para o ser humano, dependendo da forma como o homem a utiliza. Novas tecnologias têm beneficiado a saúde em diversos aspectos. O mesmo equipamento de raio x que possibilita uma investigação de doenças, também emite radiação. Não podemos confundir a tecnologia em si, com:
		
	
	O tipo de tecnologia fabricada
	
	A manutenção da máquina.
	
	A máquina a ser desenvolvida
	
	O momento de execução da máquina
	 
	O uso que se fará dela
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307435641)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Recentemente foi divulgado que nasceu uma criança através do método de reprodução assistida cujo pai já havia falecido. Sua mãe entrou na justiça para ter uma liberação a fim de utilizar os embriões fecundos antes do referido pai falecer. Isso se deu porque:
		
	 
	O pai não havia deixado autorização prévia específica para o uso do material biológico criopreservado.
	 
	A família do falecido pai se negou à autorizar a fecundação sem a vontade do mesmo evidenciada.
	
	A mãe se negou a fazer inseminação durante o período em que seu marido estava vivo.
	
	O pai não possuía material biológico preservado e foi necessária uma exumação do corpo.
	
	A lei permite utilização de materiais criopreservados post mortem independente de autorização do falecido.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307435640)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	As novas tecnologias têm sido aplicadas em relação às alternativas de manipulação genética, no desenvolvimento de técnicas de transplantes e também nos aspectos relacionados à fertilização e reprodução humana. Elas estão diretamente relacionadas à:
		
	
	Doença Mental
	 
	Saúde Coletiva
	
	Intervenção Animal
	
	Aquecimento Global
	
	Saúde Bovina

Continue navegando