Buscar

Resumo Ciclo cardíaco.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Vasos de base: São aqueles que chegam e emergem da base. Levam e retira sangue do coração.
Veias: Vasos que levam sangue para o coração.
Artéria: Levam sangue para fora do coração.
TECIDO MUSCULAR CARDÍACO
Fibras autorrítmicas: O complexo estimulante do coração.
Cerca de 1% das fibras cardíacas são autorrítmicas, ou seja, autoexcitáveis e comandam o funcionamento do coração. O complexo estimulante do coração assegura que as câmaras cardíacas sejam estimuladas a se contraírem de forma coordenada.
Os impulsos elétricos se propagam em todo o miocárdio atrial. O impulso elétrico CHEGA – DISPOLARIZA – CÁLCIO ATP – CONTRAI (Começa a contrair de cima para baixo, levando o sangue para o ventrículo) – SIMULTANEAMENTE de cima para baixo, sangue passa pela valva e contraí o ventrículo, enchendo-o.
Os estímulos cardíacos seguem a seguinte ordem: Nó sinoatrial (Propagando de cima para baixo, forçando o sangue a ser ejetado para os ventrículos), nó atrioventricular (Freia os impulsos, esvaziando o átrio), fascículo atrioventricular (feixe de His), ramos subendocárdicos (fibras Purkinje) (Começa a contração na porção superior, ejetando o sangue para as principais artérias).
Ciclo cardíaco
A cada ciclo, os átrios e ventrículos contraem e relaxam (Aprox. 8 sg), levando sangue das áreas de baixa pressão às de alta. A sístole é a contração do músculo cardíaco, em que acontece a ejeção do sangue para fora das câmaras cardíacas. A diástole é o relaxamento e enchimento das câmaras do coração.
Na primeira fase, os átrios relaxados em diástole recebem sangue das veias e enchem, enviando sangue para os ventrículos através da sístole. Devido ao enchimento ventricular, as valvas se fecham. Na segunda fase, acontece a contração isovolumétrica dos ventrículos, em que as valvas permanecem fechadas e as fibras começam a contração. Quando a pressão no interior dos ventrículos é acima da presente nas artérias, há a abertura das valvas permitindo a ejeção ventricular, que é a terceira fase do ciclo cardíaco.
- Relaxamento isovolumétrico (quarta fase do ciclo)
Quando acontece a sístole ventricular, há diminuição da pressão dentro dos ventrículos (não o suficiente para abertura das valvas atrioventriculares). Durante esse momento, as 4 valvas permanecem fechadas. Finalmente a pressão diminui totalmente e acontece a abertura das valvas atrioventriculares (e novamente o ventrículo entra em diástole) e começa o enchimento atrioventricular (quinta fase do ciclo), produzindo outro período de relaxamento. No final do período de relaxamento ventricular os ventrículos estão 2/3 cheios de sangue e o enchimento se completa rapidamente com a sístole atrial.
Circulação Pulmonar (Pequena) x Circulação Sistêmica (Grande)
	Circulação Pequena – O sangue percorre:
	Grande Circulação:
	Ventrículo direito
	Ventrículo esquerdo
	Artérias, arteríolas
	Artérias, arteríolas
	Pulmões
	Células do corpo, exceto pulmão
	Vênulas, veias
	Vênulas, veias
	Átrio esquerdo.
	Átrio direito.
 
 A circulação pulmonar ou pequena circulação consiste em levar o sangue pobre em oxigênio e rico em gás carbônico aos pulmões e devolve o sangue oxigenado para o coração. O sangue rico em gás carbônico vai do AD para o VD e é bombeado para o pulmão através da artéria pulmonar, que se bifurca em artéria pulmonar direita e esquerda que vão para os respectivos pulmões. 
 
 A circulação sistêmica ou grande circulação é aquela em que o sangue rico em oxigênio sai do VE do coração pela aorta, artéria que se ramifica pelo corpo em artérias menores e mais finas, as arteríolas e os capilares, respectivamente. O sangue oxigenado ou sangue arterial é transportado para todo o corpo, onde ocorrem as trocas gasosas e, esse retorna ao coração rico em gás carbônico (sangue venoso). As veias cava superior e inferior recolhem o sangue venoso, das regiões acima do coração e do resto do corpo, respectivamente, lançando-o diretamente ao AD.

Outros materiais