Buscar

Princípio da Resolubilidade no SUS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201703408139)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Ao tempo em que aperfeiçoa a gestão do SUS, a NOB/96 aponta para uma reordenação do modelo de atenção à saúde, na medida em que redefine, EXCETO:
		
	
	Os mecanismos e fluxos de financiamento, reduzindo progressiva e continuamente a remuneração por produção de serviços e ampliando as transferências de caráter global, fundo a fundo, com base em programações ascendentes, pactuadas e integradas.
	
	A prática do acompanhamento, controle e avaliação no SUS, superando os mecanismos tradicionais, centrados no faturamento de serviços produzidos e valorizando os resultados advindos de programações com critérios epidemiológicos e desempenho com qualidade.
	
	Os papéis de cada esfera de governo e, em especial, no tocante à direção única.
	
	Os vínculos dos serviços com os seus usuários, privilegiando os núcleos familiares e comunitários, criando, assim, condições para uma efetiva participação e controle social.
	 
	Os instrumentos gerenciais para que apenas os municípios superem o papel exclusivo de prestadores de serviços e assumam seus respectivos papéis de gestores do SUS.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201703609111)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente pelo Conselho de Saúde. É atribuição da:
		
	
	Conselho Nacional de Secretários de Saúde
	
	Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde
	 
	Conferência de Saúde
	
	Conselho de Saúde
	
	Comissão Intergestora Regional de Saúde
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201702665576)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As atribuições do Enfermeiro do Programa Saúde da Família são:
		
	
	Realizar mapeamento de sua área; cadastrar as famílias e atualizar permanentemente esse cadastro; identificar indivíduos e famílias expostos a situações de risco; Identificar área de risco; orientar as famílias para utilização adequada dos serviços de saúde, encaminhando-as e até agendando consultas, exames e atendimento odontológico, quando necessário.
	
	Realiza pronto atendimento médico nas urgências e emergências; realizar consultas clínicas aos usuários de sua área adstrita; indicar internação hospitalar; realizar pequenas cirurgias ambulatoriais; realizar as atividades clínicas correspondentes ás áreas prioritárias na intervenção na atenção Básica, definidas na Norma Operacional da Assistência à Saúde - NOAS 2001;
	 
	Planejar, gerenciar, coordenar, executar e avaliar a USF; realizar consulta de enfermagem; realizar as atividades corretamente às áreas prioritárias de intervenção na Atenção Básica, definidas na Norma Operacional da Assistência à Saúde - NOAS 2001; supervisionar e coordenar ações para capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde e de auxiliares de enfermagem, com vistas ao desempenho de suas funções.
	
	Realizar levantamento epidemiológico para traçar o perfil de saúde bucal da população adstrita; coordenar ações coletivas voltadas para promoção e prevenção em saúde bucal; capacitar as equipes de saúde da família no que se refere às ações educativas e preventivas em saúde bucal; supervisionar o trabalho desenvolvido pelo THD e o ACD.
	
	Preparar o usuário para consultas médicas e de enfermagem, exames e tratamentos na USF; realizar busca ativa de casos, como tuberculose, hanseníase e demais doenças de cunho epidemiológico; realizar procedimento de enfermagem dentro das suas competências técnicas e legais.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201703502538)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As ações a serem executas no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS) estão descritas na:
		
	
	Portaria Nº 399, de 22 de fevereiro de 2006.
	 
	Lei Nº 8080 de 19 de setembro de 1990.
	
	Lei Nº 8142 de 28 de dezembro de 1990.
	
	Lei Nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993.
	
	Portaria Nº 373, de 27 de fevereiro de 2002.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201703418152)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O princípio do SUS que refere que a exigência que a exigência de que, quando um indivíduo busca o atendimento ou quando surge um problema de impacto coletivo sobre a saúde, o serviço correspondente esteja capacitado para enfrenta-lo e resolvê-lo até o nível da sua competência é o da _____________________. Complete a frase acima com a alternativa correta.
		
	
	Regionalização
	
	Hierarquização
	 
	Resolubilidade
	
	Descentralização
	
	Participação dos Cidadãos

Continue navegando