Buscar

Mormo: uma doença infecto-contagiosa em equídeos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UFMT- Universidade Federal do Mato Grosso
Estudante :Bruna Vivian Miguel RGA:201611807022
Prof.º: João Pedro 				Disciplina: Microbiologia veterinária
	
MORMO
	Considerada uma das doenças mais antigas eu acometem equídeos, descrita por Aristóteles e Hipócrates, nos séculos III e IV a.C., o mormo é uma enfermidade infecto-contagiosa, que pode acometer humano, carnívoros e pequenos ruminantes. Seu agente etiológico é a Burkholderia mallei , eu pode possuir outra denominação dependendo do ano de publicação do texto.No passado o Mormo ocorria em todo o mundo devido a ampla utilização de equinos.A doença foi descrita no Brasil em 1811 pela primeira vez, provavelmente foi introduzida por animais infectados importados da Europa.
	A Burkholderia mallei é um bastonete Gram-negativo, sem capsula, imóvel, com espessura de 0,5mm e morfologia varia de acordo com o meio de cultivo. Tem fácil crescimento em meios com glicerol ou sangue, não produz hemólise em àgar sangue e suas colônias possuem aspecto mucoide e brilhante. O bacilo é aeróbico, oxidase, catalase positiva e redutor de nitrato. A B. mallei é um parasita obrigatório não persistente no ambiente. São sensíveis a luz solar, calor, desinfetantes comuns e dificilmente sobrevivem em ambientes contaminados por mais de seis semanas.Tanto a B. mallei quanto a B.pseudomallei são de interesse mundial devido ao risco de serem utilizadas como arma biológica.
	O mormo ocorre principalmente na Ásia, Oriente Médio e África, apresentando maior prevalência na época em que equinos eram utilizados pelos exércitos .Ultimamente essa doença apresenta ocorrência esporádica , mesmo em regiões endêmicas. Equinos, muares e asinos são as espécies normalmente afetadas e os carnívoros podem se infectar ingerindo carne infectada, no homem a doença é fatal.
	As principais fontes de transmissão são os portadores assintomáticos e animais infectados. A principal via de infecção é digestiva, podendo ocorrer via cutânea, genital e respiratória. A disseminação no ambiente pode ocorrer por fomites e bebedouros, sendo raros casos de infecção cutânea, que pode ocorrer pelo compartilhamento de material de monta e a infecção por inalação é rara.
	Equídeos de todas idades e sexos são susceptíveis a doença, tendo maior chance de ocorrer caso o animal seja submetido a situações de stress ou má alimentação.
 	O agente penetra a mucosa intestinal, em seguida o sangue, fazendo septicemia e bacteremia.

Outros materiais