Buscar

Estudo Dirigido Vascularização de Tórax Anatomia Humana 2016.1

Prévia do material em texto

Universidade de Pernambuco – Campus Garanhuns
Monitoria de Anatomia Humana – 2016.1
Monitor: Heitor Leonel
Estudo Dirigido - Vascularização de Tronco
Thamires
1. Descreva sucintamente (apenas com nome dos vasos), na ordem em que se encontram desde a saída do coração, a irrigação (arterial) da parede torácica e abdominal, salientando as ramificações principais.
.O suprimento arterial da parede torácica provém de:
. Aorta torácica artérias intercostais posteriores e subcostal.
. Artéria subclávia artéria torácica interna e intercostal suprema.
. Artéria axilar artérias torácicas superior e lateral
O suprimento arterial do abdome:
. Tronco celíaco [ Artéria gástrica esquerda Artéria esplênica Artéria hepática comum(A. Hepática própria, A. gástrica direita, A. gastroduodenal)]A. Mesentérica superiorA. mesentérica inferiorArtérias Renais.
2. Descreva como ocorre a drenagem venosa da parede torácica e abdominal desde suas origens superiores e inferiores até chegar ao coração.
.Parede torácica:
Veia renal direita , V. subcostal , V torácica interna e hemiázigo, V. intercostal anterior, V hemiázigo acessória, V intercostal posterior, V ázigo, V. intercostal superior esquerda, V. cava superior , V. intercostal superior direita, V braquiocefálica direita, V. subclávia direita, V. braquiocefálica esquerda.
Abdome:
Parede posterior: V. ilíaca, veias gonadais, v. renal direita e esquerda, v. suprarrenal direita e esquerda, v. frênica, veias hepáticas esquerda, direita e média.
3. Explane sobre o aneurisma de aorta abdominal ou ascendente (escolhe um), demonstrando suas possíveis causas, sintomas, fatores de risco, diagnóstico e tratamentos.
O aneurisma aórtico abdominal é um aumento localizado da aorta. Geralmente, ele resulta em fraqueza congênita ou adquirida da parede arterial e pode ser diagnosticado através da palpação. A ruptura aguda de um aneurisma aórtico abdominal está associada à dor intensa no abdome e nas costas. Os cirurgiões podem reparar um aneurisma abrindo-o, inserindo uma prótese e suturando a parede da aorta com aneurisma sobre o enxerto, para protegê-la. Também podem ser reparados pela técnica de cateterização vascular.
4. Explique a causa da síndrome do ligamento arqueado, bem como seus sintomas, métodos de diagnóstico e tratamento mais comuns.
A síndrome do ligamento arqueado mediano é caracterizada por dor abdominal pós-prandial, náuseas, perda de peso e sopro na região epigástrica. Ocorre em consequência da compressão do áxis celíaco por uma banda fibrosa: o ligamento arqueado mediano do diafragma e /ou tecido neural periarterial. O diagnóstico pode ser realizado por tomografia computadorizada, dúplex e angiografia. O tratamento cirúrgico consiste na divisão do ligamento, combinada ou não à dilatação da artéria celíaca ou revascularização.
5. Explique o que é sistema portal, evidenciando os tipos e localizações, bem como as suas funções.
No sistema circulatório, um sistema venoso portal ocorre quando um leito capilar drena em outro leito capilar através de veias para ligação a um outro órgão que não seja o coração. Tanto os leitos capilares quanto os vasos sanguíneos que se conectam a eles são considerados parte do sistema venoso portal. Pode haver um sistema porta arterial, como no caso do sistema porta arterial dos rins, onde uma arteríola faz a comunicação entre dois leitos. Os exemplos de sistemas desse tipo incluem o sistema porta hepático e o sistema porta hipofisiário.

Continue navegando