Buscar

Célula Neuroneo

Prévia do material em texto

Células do sistema nervoso
Existem 2 tipos de células que formam o Tecido nervoso, o Neuronêo e a Neuroglias, eles que compõem as seguintes estruturas e orgãos do sistema nervoso: encéfalo e medula espinhal, gânglios e nervos. 
Por exemplo o Neuronêo é uma célula comum a todo e qualquer sistema nervoso existente no reino Animalia, assemelha-se, em sua função, a um fio condutor de eletricidade.
Normalmente um Neuronêo desse apresenta três partes importantes: corpo celular, dendritos e axônio.
- No corpo celular: É considerada a parte mais volumosa da célula nervosa, aonde é localizado o Nucleo, a maioria das estruturas citoplasmáticas, e outras organelas. Sua função é o processamento de informações, e é onde ocorre todo o metabolismo do neuroneo.
- Os dendritos: (vindo do grego dendron, árvore) vindo do corpo celular, são prolongamentos finos e geralmente ramificados, um tipo de botão sinaptico que conduzem os estímulos captados no ambiente ou de outras células em direção ao corpo celular, ou seja é passado de um lugar para o outro quando é recebido uma informação em determinadas partes do corpo.
- O axônio: Ele também é um prolongamento fino, só que geralmente mais longo que os dendritos, sua função é transmitir e transportar para as outras células os impulsos nervosos provenientes do corpo celular.
Função do Neuronêo
Sua função é definida em realizar a transmissão dos impulsos nervosos, que acontece por meio de um processo envolvendo fenômenos químicos (sinapses) e elétricos.
Por exemplo os sinais elétricos são transmitidos ao longo do neurônio, vindo do corpo celular em direção ao axônio. Acontecem uma Mudança de carga elétrica na membrana neuronal, calsando uma diferença de potencial elétrico chamado potencial de ação.
Já as sinapses ocorrem entre dois neurônios com ajuda de substâncias químicas chamadas neurotransmissores.

Continue navegando