Buscar

O Mundo de Sofia: Uma Jornada Filosófica

Prévia do material em texto

O Mundo de Sofia (Sofies verden em norueguês) é um romance escrito por Jostein Gaarder, publicado em 1991. O livro foi escrito originalmente em norueguês, mas já foi traduzido para mais de 60 línguas, teve sua primeira edição em português em 1995, que atualmente encontra-se em sua 32ª reimpressão. Somente na Alemanha foram vendidos 3 milhões de cópias. Em 2012, uma nova edição brasileira, traduzida a partir do original norueguês, foi lançada para comemorar os 15 anos da obra e os mais de 1 milhão de exemplares vendidos no Brasil.
COLÉGIO: MINISTRO OLIVEIRA BRITO CEMOB PROFESSOR: MARCOS RESENDE DA SILVA ALUNOS: EDIONARIA COSTA E ERIKA DANTAS TURNO: MATUTINO
SEMINÁRIO ACADÊMICO DE FILOSOFIA O Mundo de Sofia.
OLINDINA 2017
REFERÊNCIA BÁSICA GAADER, Jostein. O Mundo de Sofia. Trad. Azenha JR. ed. 66. São Paulo, Cia Das Letras. 2008. 
 
“ Renascer é reviver seus conhecimentos, com quebra de paradigmas, de comportamento e pudor. “
O RENASCIMENTO: 
Na noite seguinte Sofia teve um sonho com Hilde. Ao acordar, achou uma corrente de ouro com uma cruz. No seu verso estavam grafadas três letras: HMK, as iniciais de Hilde. No outro dia, Domingo, Sofia viu Hermes no jardim de sua casa e foi até ele que a conduziu para um casarão onde encontrou um cartão destinado a Hilde com a data antecipada. Lá, encontrou também Alberto. Então ele lhe deu explicações sobre o Renascimento.
Entende-se por Renascimento um período de apogeu cultural que fez nascer de novo a arte e a cultura da Antiguidade. Neste período, o homem voltou a ocupar o centro de todas as coisas (antropocentrismo) ao contrário do que ocorria na Idade Média (teocentrismo). Por isso fala-se do 
humanismo do renascimento. A Igreja aos poucos foi perdendo seu poder e monopólio no que se refere à transmissão do conhecimento. A moda naquela época era tornar o ser humano algo grandioso e valioso. O humanismo do renascimento foi muito marcado pelo individualismo. A nova visão do homem centrava-se no interesse pela anatomia e nas representações dos nus humanos. O homem, a partir desta concepção, não existia apenas para servir a Deus, mas a ele próprio. Vale ressaltar que no Renascimento desenvolveu-se um novo método científico – o princípio vigente era o da investigação da natureza mediante a observação e a experimentação – método empírico.
OBJETIVO:
 DEBATER E AMPLIAR O CONHECIMENTO DO MUNDO DA FILOSOFIA, LENDO E PESQUISANDO O MUNDO DE SOFIA A FIM DE COMPREENDER COMO A FILOSOFIA AFETOU E TEM AFETADO A HISTÓRIA E A VIDA DO HOMEM.

Continue navegando