Buscar

3 A ética e o conselho de ética na Pesquisa em Psicologia PESQUISA EM PSIC.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A ética e o conselho de ética na Pesquisa em Psicologia
Pesquisa em Psicologia
John Luiz Castro
Enquanto conceito, a ética é objeto de estudo de diversas obras sobretudo filosóficas desde a Antiguidade, passando pela Idade Média e Idade Moderna e chegando a Contemporaneidade. 
Na Antiguidade, por exemplo, vamos encontrar seu estudo nas obras de Platão, Aristóteles e santo Agostinho. Na Idade Média, em são Tomás de Aquino. Na Idade Moderna, diversos filósofos e autores a abordaram tais como Descartes, Spinoza, Hume, Kant, Kierkegaard, Nietzsche, John Stuart Mill, Weber, Freud e Foucault (MARCONDES, 2007).
Considerando a vasta teorização sobre o termo, sua definição se diversificará a partir do discurso que a aborda, seja ele originário das ciências sociais ou humanas. 
Segundo Marcondes (2007, p. 9) “A ética é uma das áreas que maior interesse desperta atualmente no campo da filosofia, sobretudo porque diz respeito diretamente à nossa experiência cotidiana, levando-nos a uma reflexão sobre os valores que adotamos, o sentido dos atos que praticamos e a maneira pela qual tomamos decisões e assumimos responsabilidades em nossa vida. Hoje, por exemplo, a maioria das profissões tem seus próprios códigos de ética, numa tentativa precisamente de sistematizar os princípios de orientações para seus profissionais. No entanto, sentimos cada vez mais que vivemos uma crise ética que vai desde a situação política do país, passando por questões de corrupção na sociedade e no governo, até problemas de relacionamento familiar”.
Etimologicamente, a palavra Ética origina-se do termo grego ethos, que significa o conjunto dos costumes, hábitos e valores de uma determinada sociedade ou cultura. Os romanos o traduziram para o termo latino mos, moris (que mantém o significado de ethos), dos quais provém moralis, que deu origem a palavra moral em português.
A problemática da ética é, portanto, um sentido amplo, diz respeito à determinação do que é certo ou errado, bom ou mau, permitido ou proibido, de acordo com um conjunto de normas e valores adotados historicamente por uma sociedade. Esta definição é importante porque o ser humano deve agir de acordo com tais valores para que sua ação possa ser considerada ética. Desta forma se introduz uma das noções mais fundamentais da ética: a do dever.
No tocante à Pesquisa em Psicologia no Brasil, era no CFP (Conselho Federal de Psicologia) que encontrávamos sua ancoragem legal e de onde se ramificavam suas especificidades. Isso porque, a Resolução do CFP nº 016/2000, que trazia em sua Ementa a seguinte circunscrição: Dispõe sobre a realização de pesquisa em Psicologia com seres humanos, foi REVOGADA pela Resolução nº010 de 2012, também do CFP. Neste sentido, é na Resolução do CNS (Conselho Nacional de Saúde) nº 466/2012, que vamos encontrar os parâmetros éticos da pesquisa com seres humanos.

Continue navegando