Buscar

PCC de Botânica

Prévia do material em texto

O que são liquens?
Os líquens são associações estáveis entre algas (fotobiontes ou ficobiontes) e fungos (micobiontes), eles apresentam resistência a condições climáticas ambientais. As algas, quanto os fungos são beneficiados com a formação dos líquens. Enquanto as algas e cianobactérias fornecem compostos orgânicos ao fungo, este garante um ambiente mais propício para a sobrevivência das algas, protegendo-as contra o ressecamento. São considerados o melhor exemplo de simbiose mutualística (mutualismo e parasitismo fraco). Os liquens são reconhecidos como bioindicadores de qualidade do ar e é sensível a poluição atmosférica. 
Artigo 1- Os liquens como bioindicadores de poluição atmosférica no município de Uberaba, Minas Gerais, Brasil. Nesse artigo relata vários testes como bioindicadores de poluição usando os liquens e foi observado em vários pontos estratégicos na cidade de Uberaba, Minas Gerais no Brasil. No geral foram sete pontos de observação. O primeiro foi na Reserva Particular do Patrimônio Natural Vale Encantado. O segundo ponto foi na área típica urbana, residencial, com comercio reduzido e apresenta moderado fluxo de veículos. O terceiro ponto foi na Praça Mogiana na área urbana, residencial com vasto comercio alimentício e apresenta fluxo de carros reduzido. O quarto foi na área urbana com intensa atividade comercial, localizado no centro da cidade a Praça Henrique Krugger, apresenta intenso fluxo de veículos, possuindo congestionamento. O quinto ponto se encontra no Parque Municipal Mata do Ipê parque com arborização densa com árvore de madeiras de leis. O sexto ponto foi no Parque de Exposições Fernando Costa com pouco comercio. O sétimo ponto foi onde concentra indústrias químicas de fertilizantes. 
Fonte: Artigo 1- Costa e Mineo 2013 liquens como bioindicadores de poluição. 
Artigo 2- Liquens como bioindicadores da qualidade do ar numa área de usina termo elétrica no Rio Grande do Sul, Brasil. Nesse artigo foi possível detectar liquens como bioindicadores da qualidade do ar, foram observados em vários pontos estratégico de uma usina termo elétrica onde foram detectados muita poluição atmosférica nessa região, a termo elétrica emite para a atmosfera compostos químicos como NO x, C O e CO2. 
 
Fonte: Artigo 2- Martins et al 2008 liquens como bioindicadores.

Continue navegando